15155

Categories: Trabalhos

0

COOPERATIVISMO COOPERAÇÃO Antes de falar sobre o Cooperativismo, é conveniente ressaltar a importância da cooperação como experiência humana. Foi pela cooperação que os seres humanos conseguiram enfrentar animais ferozes, proteger-se das adversidades do clima e resolver problemas como a fome e a doença. Há o registro de experiências fantásticas de cooperação em todas as civilizações. Enfim, foi pela cooperação que a humanidade sobreviveu nos primórdios e continua sobrevivendo. Mas ela não se limita à humanidade.

Todo o universo é um processo ermanente de coop entender melhor o si conhecer sua etimol = com+trabalhar, ou pessoas e entidades OF2 S. wp view nent page res vivos. Para , é interessante latim cum+operari nda hoje inúmeras ram, mas nao integram o Sistema Cooperativo. Portanto, há uma distinção entre cooperação e cooperativismo. COOPERATIVISMO: Vem da palavra cooperação e é uma doutrina cultural e sócio- econômica que consagra os princípios fundamentais de liberdade humana, apoiada por um sistema de educação e participação permanente.

O Cooperativismo surgiu como forma e organização social para a solução de problemas econômicos. Nasceu no mesmo contexto e na mesma época do Comunismo e do Sindicalismo, que tinham objetivos semelhantes, mas propostas distintas. O Comunismo propunha a estatiz Swige to víew next page estatização dos melos de produção para aniquilar o Sistema Capitalista. O Sindicalismo incentivava a organização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses, diante das empresas capitalistas. O Cooperativismo optou pela organização autogestionada de pessoas para a solução de problemas specíficos.

Depois de um século de experiências, constata-se o fracasso do Comunismo, o enfraquecimento do Sindicalismo e o fortalecimento do Cooperativismo, já implantado em todos os países e em todos os setores da economia. COOPERAR: É agir de forma simultânea e coletiva com outros para o mesmo fim ou trabalhar juntos para o êxito de um mesmo objetivo ou propósito. PRIMEIRA COOPERATIVA A primeira cooperativa do mundo surgiu em Rochdeale (Inglaterra), em 21 de dezembro de 1844, formada por 28 tecelões.

Eles se reuniram inúmeras vezes, durante um ano, ara definir os princípios de um novo sistema sócio-econômico e os estatutos de um empreendimento, diferente das empresas mercantis então existentes, além de economizar mensalmente suas pequenas economias para conseguir um Capital inicial de 28 libras, que serviu para abrir uma cooperativa do Ramo Consumo. Essa cooperativa cresceu rapidamente e se multiplicou, tanto na Inglaterra como em outros países, desencadeando em todo o mundo a criação de novas cooperativas de diversos ramos de atividade, baseadas nos mesmos princípios definidos pelos Pioneiros de Rochdeale.

Artigo 136 codigo penal

0

Art. 136 – Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para

Read More

Atividade avaliativa metodologia 2.1

0

ATIVI DADE AVALIATIVA Disciplina: Teorias da Administração Aluna: Cod: pólo: Lafaiete QUESTOES. 1. Com base no texto ” Abordagem Clássica

Read More