2012 1 Eng producao 1 desenho tecnico

Categories: Trabalhos

0

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia de Produção 1a Série Desenho Técnico A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por melo de conjunto atividades programadas p supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

Projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; Desenvolver elou utilizar novas ferramentas e técnicas; Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas. DESAFIO Nesse desafio o aluno irá efetuar um desenho mecânico completo de um furador de anéis circulares, entendendo os conceitos teóricos relacionados com a prática.

No desenho deverá conter uma legenda padronizada contendo o nome da faculdade, o nome da peça (“Furador de anéis”), nome do aluno, registro acadêmico, diedro desenhado, lista de peças e seus respectivos materiais e dimensões Figura 1 — Exemplo de peça Paulo Luiz da Silva Barros, Marcos Alberto Carvalho Freire Engenharia de Produção — 1 a Série – Desenho Técnico Pág. 3 de 8 Objetivo do desafio O aluno ao final do desafio deverá apresentar um desenho técnico em escala e em formato de papel compatível, contendo um desenho de conjunto e seus detalhes em projeção ortogonal e totalmente cotados.

Produção Acadêmica acordo com as normas da ABNTI, com o seguinte padrão: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaçamento de 1 ,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com m recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; título da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentação ou publicaçao.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas) Aula-tema: Desenho técnico como forma de comunicação. Aspectos gerais do desenho técnico. Esta atividade é importante para que você possa distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhe dade de aprender 3 principais tópicos com seu grupo. passo 2 (Equipe) Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico. b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados. ) para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma Língua’ Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada pais. asso 3 (Equipe) Leia o capítulo 3 do livro texto e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo: a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico. ) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível. c) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização ada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma fun ao importante na documentação técnica do seja, escala .

Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos. passo 4 (Equipe) Utilize o formato A4 em branco para traçar as margens e legenda conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho técnico, colocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas) Aula-tema: Construções geométricas. Perspectivas. Esta atividade é importante para que você possa entender a importância do conhecimento de desenho linear geométrico; aplicar os conceitos de desenho geométrico na construção de desenho técnico; utilizar ferramentas como régua, esquadros e compasso na construção geométrica. Esta atividade também é importante para que você possa representar Engenharia de Produção – 1a Série – Desenho Técnico Pág. de 8 planos inclinados e círculos em perspectivas isométricas; esenhar a perspectiva de um objeto partindo da sua representação em vistas múltiplas; esboçar à mão livre a perspectiva de um objeto. para realizá la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS S utilizando como referência o pontilhado da folha. Observe que no exerclc10, o mesmo desenho deverá ser feito duas vezes, mudando a referência dos eixos pág. de 8 Figura 3 – Desenho mecânico. ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas) Aula-tema: Projeto ortogonal. Cotagem. Cortes e secções. Esta atividade é importante para que você possa distinguir os sistemas de epresentações existentes; efetuar representação gráfica usando projeções ortogonais; detalhar objetos tridimensionais, com todos os seus detalhes construtivos, a partir de desenhos bidimensionais (planificados).

Esta atividade também é importante para que você possa usar a cotagem para indicar a forma e a localização dos elementos de uma peça; selecionar criteriosamente as cotas a serem inscritas no desenho; escolher adequadamente a vista onde a cota deve ser inscrita; cotar desenhos com representações e aplica e sobre a necessidade de recorrer a cortes ou seções para representar ompletamente uma peça em projeções ortogonais; selecionar o corte mais adequado Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe) Alberto Camalho Freire Pág. 7 de 8 Figura 4 — Desenho da peça Passo 2 (Equipe) Estude o capítulo 7 do livro texto, que trata de todas as nuanças do modo como se corta um desenho, e: a) Resuma com suas palavras, quando se faz necessário o uso do corte no desenho técnico. b) Explique o corte por planos paralelos ou concorrentes. Passo 3 (Equipe) Treine o desenho do conjunto montado com todos os itens e em corte, onde será possível isualizar todos os detalhes da montagem.

Desenhe em um formato A4 0 conjunto em escala compatível para treinar a execução do trabalho final que será em um formato maior e que contenha todas as informações necessárias para uma perfeita interpretação do conjunto. ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas) Aula-tema: Desenho de conjunto. Esta atividade é importante para que você possa ler e interpretar desenhos técnicos e visualizar todos os detalhes dos seus componentes; executar desenhos utilizando equipamentos técnicos. Engenharia de Produção – senho Técnico

Histórico da gestão de residuos

0

HISTÓRICO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Pré-história – Os humanos viviam em pequenos grupos nas cavernas. – Se alimentavam dos

Read More

Capitalismo – uma história de amor michael moore

0

RESUMO DO DOCUMENTÁRIO Michael Moore, através de seu filme, busca fazer um retrato da economia norte-americana, denunciando seus grandes bancos

Read More