2012 1 Eng producao 1 desenho tecnico

Categories: Trabalhos

0

ATIVIDADES PRБTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia de Produзгo 1a Sйrie Desenho Tйcnico A atividade prбtica supervisionada (ATPS) й um mйtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por melo de conjunto atividades programadas p supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. desenvolvido as competкncias e habilidades descritas a seguir.

Projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; Desenvolver elou utilizar novas ferramentas e tйcnicas; Avaliar criticamente a operaзгo e a manutenзгo de sistemas. DESAFIO Nesse desafio o aluno irб efetuar um desenho mecвnico completo de um furador de anйis circulares, entendendo os conceitos teуricos relacionados com a prбtica.

No desenho deverб conter uma legenda padronizada contendo o nome da faculdade, o nome da peзa (“Furador de anйis”), nome do aluno, registro acadкmico, diedro desenhado, lista de peзas e seus respectivos materiais e dimensхes Figura 1 — Exemplo de peзa Paulo Luiz da Silva Barros, Marcos Alberto Carvalho Freire Engenharia de Produзгo — 1 a Sйrie – Desenho Tйcnico Pбg. 3 de 8 Objetivo do desafio O aluno ao final do desafio deverб apresentar um desenho tйcnico em escala e em formato de papel compatнvel, contendo um desenho de conjunto e seus detalhes em projeзгo ortogonal e totalmente cotados.

Produзгo Acadкmica acordo com as normas da ABNTI, com o seguinte padrгo: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaзamento de 1 ,5 entre linhas; se houver citaзхes com mais de trкs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com m recuo de 4cm da margem esquerda e espaзamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; tнtulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentaзгo ou publicaзao.

ETAPA 1 (tempo para realizaзгo: 5 horas) Aula-tema: Desenho tйcnico como forma de comunicaзгo. Aspectos gerais do desenho tйcnico. Esta atividade й importante para que vocк possa distinguir entre desenho tйcnico e desenho artнstico; reconhe dade de aprender 3 principais tуpicos com seu grupo. passo 2 (Equipe) Responda аs seguintes questхes relacionadas а disciplina de a) Defina qual й a principal caracterнstica do desenho tйcnico em relaзгo ao desenho artнstico. b) Descreva quais sгo os modos de representaзгo dos desenhos tйcnicos mais utilizados. ) para que o desenho tйcnico seja universalmente entendido sem ambigьidades, й necessбrio que obedeзa a determinadas regras e convenзхes, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma Lнngua’ Especifique qual й a norma ou уrgгo que serve como referкncia para maioria das normas individuais de cada pais. asso 3 (Equipe) Leia o capнtulo 3 do livro texto e responda aos questionamentos pertinentes a esse capнtulo: a) Descreva qual й o principal objetivo da utilizaзгo da escrita normalizada em desenho tйcnico. ) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais sгo os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visнvel e invisнvel. c) A utilizaзгo crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produзгo e fabricaзгo, leva a uma utilizaзгo ada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressгo e reproduзгo de desenhos continuam a desempenhar uma fun ao importante na documentaзгo tйcnica do seja, escala .

Na prбtica, verifica-se que, para a maioria das peзas, isso nгo й possнvel. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliaзгo e reduзгo normalizadas nos desenhos tйcnicos. passo 4 (Equipe) Utilize o formato A4 em branco para traзar as margens e legenda conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho tйcnico, colocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica.

ETAPA 2 (tempo para realizaзгo: 5 horas) Aula-tema: Construзхes geomйtricas. Perspectivas. Esta atividade й importante para que vocк possa entender a importвncia do conhecimento de desenho linear geomйtrico; aplicar os conceitos de desenho geomйtrico na construзгo de desenho tйcnico; utilizar ferramentas como rйgua, esquadros e compasso na construзгo geomйtrica. Esta atividade tambйm й importante para que vocк possa representar Engenharia de Produзгo – 1a Sйrie – Desenho Tйcnico Pбg. de 8 planos inclinados e cнrculos em perspectivas isomйtricas; esenhar a perspectiva de um objeto partindo da sua representaзгo em vistas mъltiplas; esboзar а mгo livre a perspectiva de um objeto. para realizб la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS S utilizando como referкncia o pontilhado da folha. Observe que no exerclc10, o mesmo desenho deverб ser feito duas vezes, mudando a referкncia dos eixos pбg. de 8 Figura 3 – Desenho mecвnico. ETAPA 3 (tempo para realizaзгo: 5 horas) Aula-tema: Projeto ortogonal. Cotagem. Cortes e secзхes. Esta atividade й importante para que vocк possa distinguir os sistemas de epresentaзхes existentes; efetuar representaзгo grбfica usando projeзхes ortogonais; detalhar objetos tridimensionais, com todos os seus detalhes construtivos, a partir de desenhos bidimensionais (planificados).

Esta atividade tambйm й importante para que vocк possa usar a cotagem para indicar a forma e a localizaзгo dos elementos de uma peзa; selecionar criteriosamente as cotas a serem inscritas no desenho; escolher adequadamente a vista onde a cota deve ser inscrita; cotar desenhos com representaзхes e aplica e sobre a necessidade de recorrer a cortes ou seзхes para representar ompletamente uma peзa em projeзхes ortogonais; selecionar o corte mais adequado Para realizб-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe) Alberto Camalho Freire Pбg. 7 de 8 Figura 4 — Desenho da peзa Passo 2 (Equipe) Estude o capнtulo 7 do livro texto, que trata de todas as nuanзas do modo como se corta um desenho, e: a) Resuma com suas palavras, quando se faz necessбrio o uso do corte no desenho tйcnico. b) Explique o corte por planos paralelos ou concorrentes. Passo 3 (Equipe) Treine o desenho do conjunto montado com todos os itens e em corte, onde serб possнvel isualizar todos os detalhes da montagem.

Desenhe em um formato A4 0 conjunto em escala compatнvel para treinar a execuзгo do trabalho final que serб em um formato maior e que contenha todas as informaзхes necessбrias para uma perfeita interpretaзгo do conjunto. ETAPA 4 (tempo para realizaзгo: 5 horas) Aula-tema: Desenho de conjunto. Esta atividade й importante para que vocк possa ler e interpretar desenhos tйcnicos e visualizar todos os detalhes dos seus componentes; executar desenhos utilizando equipamentos tйcnicos. Engenharia de Produзгo – senho Tйcnico

Tecnologico rh

0

CENTRO DE CICNCIAS EMPRESARIAIS TECNOLÓGICAS SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE RECURSOS HUMANOS PRODUÇÃO TEXTUA Londrina 2011 PRODUÇAO TEXTUAL pesquisa Realizada na

Read More

Equações de maxwell

0

EQUAÇÕES DE MAXWELL Leis de Gauss para a eletricidade E = Campo Elétrico p = densidade das cargas elétricas EO

Read More