6- Inserção da mulher no mundo do trabalho

Categories: Trabalhos

0

Percebe-se, nos dias atuais, um aumento do número de mulheres entrando no mercado de trabalho. Essa participação feminina no âmbito organizacional, para muitos autores, tem acontecido, na maioria das vezes, sob a forma de ocupação de cargos que exigem menores qualificaçóes e competências. Entretanto, muitas mulheres já estão alcançando postos mais elevados e importantes, como gerentes, diretoras, ou mesmo empreendedoras de seus próprios negócios.

Essas posições, or se constituírem em cargos originalmente masculinos, ainda impõem a elas algumas barreiras: umas facilmente identificáveis, e outras imperceptlVeis e dissimuladas. As assimetrias de gênero têm uma origem con ar 2 se em práticas discur as sujeitos em sua relaç com Por esse motivo, as d r numa dada sociedad co órica, constituindo- jetividade dos eus semelhantes. ser compreendidas o grupo, estando interligadas à produção de identidades de homens e mulheres e t to next uage também à organização das instituições sociais.

Neste contexto, o presente trabalho buscou compreender as representações sociais de empresárias sobre o que significa ser mulher no mundo dos negocios. As representações socials serviram como arcabouço teórico para desvendar a interpretação da realidade dessas mulheres a respeito de sua condição, bem como as categorias de pensamento que expressam, justificam, explicam e questionam as relações de gênero na cultura organizacional.

Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo xploratório foram entrevistas não estruturadas com empresárias de um mesmo município, que visaram a obter uma compreensão mais aprofundada acerca de suas percepções sobre o contexto no qual estão Inserldas, asslrn como da autoridade do óbvio e do senso comum. Para tanto, utilizou-se o método de análise de discurso que procurou interpretar o sentido da linguagem, ou seja, os significados das instruções para explicar as intenções que afloraram nos enunciados elaborados pelas entrevistadas.

Estatistica

0

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA CURSO SUPERIOT DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇAO INDUSTRIAL CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSOS Acadêmico: Professor: Disciplina: Tratamento de

Read More

Sta. marinha

0

Santa Marinha Trabalho Realizado Na Disciplina: Área de Integração Introdução Neste trabalho eu vou falar sobre a minha freguesia Santa

Read More