A base da estruturação de uma sociedade, e a mudança do seu eu

Categories: Trabalhos

0

“A Base da Estruturação de uma Sociedade, e a Mudança do seu ELI” Dentro de um mundo globalizado e extremamente consumista fica cada vez mais difícil manter as tradições sem ao menos modificá-las para adaptar-se a ordem atual. Esse talvez seja um dos maiores dilemas de “A Encantadora de Baleias”. Como continuar iguais ao passado se o mundo mudou W. p next page completamente? Os tempos muda mudarmos também. uestionamentos, bu nós e do nosso conh perfeita relação entr OF4 mos essidade de velhos aos novos al, exigimos mais de flituosa busca pela É praticamente impossível não deixar-se influenciar por utras culturas, movimentos, ideologias, conceitos, crenças, vivendo numa “Aldeia Global” onde tudo e todos podem ou estão interligados gerando uma rede de troca de informações. A forma como lidamos com isso é que torna esse processo de aculturação fácil ou problemático.

A estrutura de uma sociedade é constituída de regras e valores instaurados nela ao longo do tempo, a partir de sua cultura e de seus conhecimentos, estes criados por nossos antepassados. O que acontece com essa estrutura é um grande processo de mudanças ocasionadas propositadamente ou não pelas novas gerações, por se tratar de novas pessoas com novas ntre gerações. Segundo Giddens “As sociedades humanas estão sempre em processo de estruturação.

Elas são reestruturadas a todo o momento pelos próprios ‘blocos de construção’ que as compõem” O filme representa através da tribo Maori, esses conflitos gerados num processo de adaptação (ou não) a modernidade, a tribo passa por mudanças sociais e naturais que provoca indignação naqueles que sempre prezaram a essência da sua cultura, lutando por mante-la viva guiando os seus descendentes. O que dificulta a preservação desta é a aculturação natural de um mundo globalizado, onde se recebe e emite informações diversas apazes de influenciar nas mudanças de um grupo social.

Nesse contexto de reestruturação é cabível questionarmo- nos “O que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos” (Anthony Giddens), tornando oportuno então citarmos a banalização feita pela sociedade em relação ao papel do publico feminino. A classe representa bem a luta pela quebra de desníveis entre gêneros, causando reflexos na base hierárquica, a qual coloca a mulher como ser submisso e incapaz. Isto é muito bem exemplificado na luta de Paikea por assumir o posto de líder da sua tribo, em que as regras impostas por sua cultura não ermitia que uma menina assumisse tal cargo.

O filme também mostra um processo gradual para a construção de novos valores. Não podemos dizer que teve um ponto inicial na história para que isso ocorresse, pois existe uma interligação entre várias ações tomadas devido a vários acontecime isso ocorresse, pois existe uma interligação entre várias ações tomadas devido a vários acontecimentos que ocorreram, assim como na vida real, onde a contemporaneidade nos propõe novas ideias para repensarmos nossa sociedade e nosso próprio eu.

A desfamiliarização dos costumes e do senso comum ocorre partir do momento em que um individuo passa a questionar seus antigos princípios e sua postura diante do mundo, tentando assim adaptar-se a hodiernidade. Bauman explica em sua obra “Aprendendo com a Sociologia” os beneficios deste processo para o círculo social: A desfamiliarização pode ter benefícios evidentes. pode em especial abrir novas e insuspeitadas possibilidades de conviver com mais consciência de si, mais compreensão do que nos cerca em termos de um eu mais completo, de seu conhecimento social e talvez também com mais liberdade e controle.

Ao decorrer do filme Paikea age de forma inesperada para ma menina, surpreendendo assim ao seu avô. Podemos dizer então que estas ações em conjunto levaram a um estranhamento em Koro, gerando nele uma aceitação quanto à quebra de uma das regras de suas arcaicas tradições. Desde cedo várias ideias e noções são implantadas em nossas mentes de diversas formas. Ao longo da vida cabe a nós questionarmos esse senso comum, procurando respostas às questões simples, e bases concretas para este conhecimento.

Isto implica no fato de ampliarmos nossos horizontes, de reformularmos nossos pontos de vistas e repensarmos nossas ações 3 de ampliarmos nossos horizontes, de reformularmos nossos ontos de vistas e repensarmos nossas ações. Tudo isso, toda a estrutura e organização social interferem direta ou indiretamente na forma como nos vemos e como vemos o mundo, como nossas atitudes podem influenciar na totalidade.

Isto nos permite uma troca de influências Homem/ Sociedade onde biografia e história social estão interligadas. Em “A Encantadora de Baleias” essa troca é exemplificada pelo TIO de Paikea que por não ter sido aceito pelo pai, mudou sua visão sobre si e como passou a ser visto pelo meio de convívio. Portanto, podemos inferir o quanto a construção de ossas personalidades interdepende do grupo com o qual convivemos e a sociedade a qual pertencemos.

Como ela interfere na reestruturação das regras, das leis, dos preconceitos e implantação de novos valores, sem necessariamente perder nossa identidade cultural. BIBLIOGRAFIA: Giddens, Anthony Sociologia / Anthony Giddens, tradução Sandra Regina Netz. – 3. Ed. — Porto Alegre: Artmed, 2005. 600 p. ; 28 cm ISBN 978-85-363-0222-5 1. Sociologia. l. Titulo. Bauman, Zygmunt, 1925- Aprendendo a pensar com a sociologia/Zygmunt Bauman e Tim May; Tradução Alexandre Werneck. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 201 0. 4DF4

Plano de aula

0

Plano de Aula – UTA GESTÃO EDUCACIONAL ALUNA Disciplina: Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema; Tema:

Read More

Homem e sociedae

0

Homem e sociedade 5365-40-SEI CCTOI 12-20121 Revisar envio do teste: Questionбrio Unidade Conteъdo Unidade I Revisar envio do teste. Usuбrio

Read More