A dificuldade no ensino da matemática

Categories: Trabalhos

0

Formação do Educador em Matemática da Escola Estadual Educandário Santa Rita Maria Cristina Adão Martins[l] Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Educandário Santa Rita com professores de Matemática do Ensino Fundamental, sobre a qualidade do ensino e dificuldades encontradas em suas práticas docentes, que teve como tema a Formação do Educador em Matemática. O objetivo do tema foi focar na melhoria da qualidade do ensino dos docentes. Para is or2B procedimentos meto Sv. ipe to next*ge utilizados.

Tratou-se mediante entrevistas rmação continuada ão a respeito dos s e dos recursos tória qualitativa ervação de aulas de matemática dos professores pesquisados no município de Lábrea. A análise dos dados revelou que há fatores que contribuem para o insucesso no processo ensino-aprendizagem e que é necessário investigar criticamente as causas e consequências dos alunos apresentarem tantas dificuldades quanto ao aprendizado da referida disciplina e discutir estes fatores com os docentes, com o objetivo de estabelecer um trabalho que contribua, der forma efetiva, para a melhoria do ensino de Matemática no nível fundamental. ?? notório que a qualidade do ensino é um fator fundamental para o bom aprendizado, o que se dá a partir dá boa formação do professor. Com base nesta investigação no campo de pesquisa podemos compreender e conhecer através dos resultados das nossas análises, a realidade do ensino na escola e como educador matemático preparado, poder contribuir na qualidade do ensino. Palavras chave: Formação do educador, Qualidade do ensino, Formação continuada.

Abstract: This work is a result offield research conducted in the Santa Rita Educandário State School Mathematics teachers ith the Elementary School on the quality of education and difficulties in their teaching practices, which was based on the teacher’s education in mathematics. The aim of the theme was to focus on improving the quality of mathematics teaching with the continuing education ofteachers. To do so, he became a research about the methodologcal procedures, content and resources used.

This was an exploratory qualitative research through interviews with teachers and classroom observation of math teachers surveyed in the city of abrea. Data analysis revealed that there are factors that contribute to failure in he teaching-learning process and that is critically necessary to investigate the causes and consequences of students to present as many difficulties as to the discipline of learning and discuss these factors with teachers in order to establish a work which contributes der effectively, to improve the teaching of mathematics in primary school.

It is clear that the quality of education is a key factor for effective learning, which gives you good training from the teacher. Based on this research in the field of research we can understand and learn from the results of our analysis, the reality of teaching in school as an educator and athematician prepared to contribute the quality of education. Keywords: Formation of an educator, teaching quality, Continuing Education. 1.

INTRODUÇÃO Os educandos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Educandário San PAGF 93 Educandário Santa Rita no município de Lábrea tem demonstrado grande deficiência na aprendizagem de matemática. O alto índice de reprovação nesta disciplina anualmente e as dificuldades que os alunos enfrentam quando chegam às séries finais do Ensino Fundamental, são fatos que revelam a falta de uma educação matemática eficaz para os discentes das séries iniciais do Ensino Fundamental. ? notório que um bom ensino de matemática nas séries iniciais é imprescindível para a boa formação do educando, portanto, o corpo docente da escola precisa ser bem preparado para executar esta tarefa e isto inclui dispor de ferramentas e recursos adequados que o auxiliem na tarefa de ensinar. A falta de educadores bem preparados, recursos didáticos suficiente, escolas que ofereçam uma boa aprendizagem e que disponham de uma boa estrutura física, são fatores que tem contribuído para o desestimulo e o insucesso da aprendizagem em matemática para um grande número de alunos do Município e Lábrea.

Mediante isto, surgiram os objetivos do trabalho que irão verificar os fatores das dificuldades que os educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental da referida escola vem enfrentando no aprendizado de matemática. A finalidade deste trabalho é verificar os fatores que contribuem para a deficiência na aprendizagem de matemática que os estudantes têm demonstrado no dia-a-dia e, saber se existe uma relação entre a capacitação inadequada dos nossos professores com a dificuldade dos alunos em aprender.

Baseando-se em muitas reclamações por parte de discentes e ocentes no que diz respeito à aprendizage muitas reclamações por parte de discentes e docentes no que diz respeito à aprendizagem da educação matemática na Escola, resolveu-se desenvolver uma pesquisa de campo com o propósito de apurar os verdadeiros fatores que vem contribuindo para a dificuldade dos alunos em relação a aprendizagem matemática e, portanto, por não alcançarem uma aprendizagem satisfatória nesta disciplina.

Para que se alcance um bom rendimento escolar, e em particular na disciplina de matemática, é necessário que a família, os professores e os alunos, formem uma parceria, ou seja, é ecessário que haja um entrosamento mútuo, e se envolvam para que juntos possam alcançar uma educação eficaz. 2. 2. O EDUCADOR DE MATEMÁTICA SUA FORMAÇÃO CONTINUADA A formação continuada do professor tem sido tema de muita reflexão, pois requer uma atenção reservada e critenosamente analisada por se tratar de um assunto muito repercutido na atualidade, pois está relacionada com qualidade da educação e do ensino.

Considerando tais aspectos entende-se que “0 professor de matemática no contexto atual tem necessidades de reflexão sobre a prática a partir da aprimoraçào de teorias como marca ara melhorias das práticas de ensino”. Santos (2009, p. 11). O conceito de qualificação profissional está diretamente relacionado à melhoria no sistema de ensino, que requer empenho com a formação de novas opiniões para os projetos pedagógicos da escola com o objetivo de inovar a maneira de como são apresentadas as aulas.

Neste sentido, destaca-se o fato de que os profissionais não podem ser considerados como meros transmissores de conhecimentos e sim obie ra formação de outros 3 conhecimentos e sim objeto de ação para formação de outros indivíduos, principalmente porque uma das funções essenciais a escola é a de estimular seus professores a estarem buscando sempre novas idéias, novas técnicas para ensinar e se aperfeiçoando continuamente. É necessário que o professor busque repensar e avaliar seus conceitos, atitudes e valores ao trabalhar com os seus alunos. ? fato notório que a educação matemática requer profissionais bem preparados e qualificados que transmita confiança e promova a construção de conhecimentos de uma maneira concreta. Contudo, não basta repassar os conteúdos, deve-se buscar estratégias flexíveis, dinâmicas e atraentes que favoreçam aceitação por parte dos discentes. Tais ações só poderão existir de modo eficaz se o educador habituar-se a utilizar uma auto- avaliação sistemática de suas práticas cotidianas, de modo que as mesmas possam direcioná-lo a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem por ele desenvolvido.

Não basta repassar os conteúdos, deve-se ter a possível aceitação por parte dos discentes, pois a qualidade em que os conhecimentos são absorvidos por eles é o primordial para a eficácia do ensino em qualquer área. Nesse sentido, Freire (1996, p. 43) afirma que: “é pensando criticamente a prática de hoje ou e ontem é que se pode melhorar a próxima prática” O professor da disciplina de Matemática deve rever suas práticas pedagógicas no sentido de estar sempre buscando alternativas para a melhoria do processo ensino e aprendizagem de matemática, entretanto, Wenger (2001 , p. 4) apontou que “esse tipo de aprendizagem não é meramente um processo mental, mas tem a ver com o desenvolvimento de nossas práticas PAGF s 3 aprendizagem não é meramente um processo mental, mas tem a ver com o desenvolvimento de nossas práticas e de nossa habilidade para a negociação de significados” Entende-se que a aprendizagem matemática flui com maior facilidade através do uso de práticas compartilhadas, ou seja, de processos que possibilitem a interação de conhecimentos e aprimoramentos entre professor e aluno como co-autores do cenário em questão.

Nestas condições, ambos devem programar suas ações cotidianas com sua participação em momentos de trocas de experiências e conhecimentos, utilizando os resultados obtidos nas tomadas de decisões. Outro fator importante a ser mencionado é a necessidade de aprimoramento a formação continuada do educador.

Sabe-se ue as Universidades em geral oferecem cursos de graduação, pós-graduação tendo como destaque o potencial físico, humano e pedagógico a fim de que a formação aconteça no melhor nível de qualidade, ocupando desta forma um papel essencial, na formação dos docentes. No entanto, isso não é o suficiente, para qualificar um profissional de educação torna-se primordial a formação continua do docente, no caso em que o mesmo deseja manter-se atualizado e preparado para oferecer aos alunos uma boa aprendlzagem e, consequentemente, uma qualidade de ensino impecável. ara enfrentar esses constantes desafios, a formação de rofessores e especificamente a formação dos professores de matemática, necessitam de subsídios que permitam estabelecer uma quantidade de pontos estratégicos capazes de amenizar tais dificuldades apresentadas pelos discentes, que por sua vez, devem ter comprometimento com a educação que buscam para Ainda Barbosa (2008, p. 3) afirma que: comprometimento com a educação que buscam para si. Anda Barbosa (2008, p. 13) afirma que: Os obstáculos encontrados, na tentativa de ensinar matemática de uma maneira mais prazerosa, não devem desanimar ninguém, muito pelo contrário, poderão auxiliar na uperação das dificuldades de aprendizagem e sem dúvida, auxiliar na abordagem dos temas a serem trabalhados com os alunos.

Nos fatores instrumentais e pragmáticos da vida escolar destacamos diversas hipóteses pedagógicas importantes para o fortalecimento do ensino-aprendizagem na escola, dentre elas estão: | 0: A formação continuada dos professores, 2a: O acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos e 30′ A participação da escola na formação social e humana dos educandos. Algumas formações de professores enfatizam somente o conhecimento técnico onde não se reflete os princípios de rática em sala de aula.

O professor tem uma meta a ser seguida, mas também tende a buscar inovações e metodologias que complementem seu trabalho na escola, de acordo com a necessidade da escola e do aluno. O professor de matemática possui um papel essencial na vida dos alunos, portanto deve ter como base o profissionalismo e o comprometimento com o ensino e em transmitir uma educação de qualidade.

Sobre a aprendizagem de matemática na Escola Estadual Educandário Santa Rita no município de Lábrea, percebe-se que os educadores não têm alcançado êxito com suas práticas ltrapassadas, supondo-se deste modo que por conta disso, os educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental, não conseguem desenvolver um raciocínio lógico e reflexivo sobre o processo educacional des PAGF 7 93 reflexivo sobre o processo educacional desta disciplina.

Em soma a questão descrita acima, apresenta-se o fato de que nem sempre a escola compartilha com seus professores as dificuldades enfrentadas por seus alunos, o que dificulta o alcance dos objetivos pedagógicos, que devem ser colocados em prática diariamente em sala de aula. É necessário que haja uma boa relação interpessoal entre rofessores, funcionários e direção da escola, uma vez que o objetivo da escola é a formação pessoal e humana do aluno e este conjunto de envolvidos devem estar consciente disto sem esquecer os objetivos pedagógicos.

Na busca pela qualificação do ensino de excelência. Desta forma, destaca-se a busca pela qualificação do ensino de excelência, evidenciando a íntima relação entre a qualificação do educador e resultado de seus atos didáticos na formação de seus alunos, haja vista que o professor para poder desempenhar seu papel de profissional precisa obrigatoriamente em primeiro lano visualizar não só sua pratica diária mais também seus discentes de modo holístico e integral, pois a formação desta atitude está intimamente vinculada ao modo como se constrói o conhecimento.

Assim sendo, acredita-se que somente através da identificação conjunta de diferentes métodos didáticos, de técnicas diligentes de como fazer e o porquê fazer, procurando coligar, discutir e divulgar os pontos positivos oriundos deste processo de construção conjugada, a escola de um modo geral conseguirá manter constante à busca da melhor maneira de instruir os seus lunos, de estimular seus educadores a aprimorarem e, por conseguinte de propagar à sociedade os beneficios da gestão compartilhada do processo ensino e aprendizag PAGF 8 3 de propagar à sociedade os benefícios da gestão compartilhada do processo ensino e aprendizagem tanto do aluno quanto do professor. A busca de novas metodologias que possam auxlliar alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem torna- se um ponto de fundamental importância na tentativa de atualizar a aprendizagem que não é somente a indução de novos conhecimentos, é também a remodelação daquilo que já estava resente na estrutura cognitiva que será reprocessado pela associação e interação da sua estrutura. A educação pode ser conceituada como processo mediante o qual o conhecimento se produz se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se unlversaliza, disseminando seus resultados no seio da sociedade”. Severiano (2007, p. 23). Assim sendo, aprender não é somente conhecer algo inédito, mas também reprocessar o conhecimento prévio através da interação com o novo; “É preciso estudar os erros dos alunos e ver neles um meio de conhecer seu pensamento matemático; reinar na prática do controle pessoal da auto-correção; dar o sentido da aproximação [… ] dar prioridade a reflexão e ao raciocínio”. Piaget(1976, p. 55).

Não é dificil constatar que o fracasso dos alunos desde as séries iniciais, deve-se ao conjunto de fatores mencionados, ocasionando assim uma defasagem no ensino que notadamente tem alargado os percentuais de reprovação ano após ano nas escolas públicas do Brasil. Deixando transparecer a fragilidade e deficiência dos conhecimentos e habilidades dos professores de matemática. O professor deve ser transformador do conhecimento dos lunos, para assim poder ajudá-los na resolução de suas dificuldades e para que tal anseio torne-se realidad para assim poder ajudá-los na resolução de suas dificuldades e para que tal anseio torne-se realidade, necessitamos com urgência de investimentos, sobretudo na formação desses profissionais envolvidos com a educação.

Através dessa educação, e conseqüentemente, da escola apoiada por professores competentes, cria condições para possibilitar as transformações sociais. Logo, os novos profissionais, ou aqueles que já estão no mercado há alguns anos, precisam não somente se dar conta as mudanças de todo contexto social e tecnológico do convívio escolar, mas primordialmente devem tomar atitudes de mudança. Como afirma DELORS (1995, p. 27), “Os professores terão que ter em conta esta situação se quiserem fazer-se ouvir e compreender pelos jovens, transmitir-lhes o gosto de aprender, explicar-lhes que informação não é o mesmo que conhecimento e que este exige esforço, atenção, rigor e vontade”.

Assim sendo, é fundamental que o profissional de matemática esteja apto a interagir com novas ferramentas para tornar seu trabalho bem mais dinâmico. Certamente assim, os rofessores desenvolverão um trabalho realmente proveitoso e consequentemente prazeroso para ambos. Desta forma, as metodologias de ensino precisam ser revistas, considerando-as de forma critica e participativa, pois a metodologia utilizada pelo professor, o domínio do conhecimento matemático e a relação deste com os educandos são decisivas no processo ensino-aprendizagem. 2. 1 Práticas compatíveis com os anseios e necessidades dos professores e alunos para analisar os fatores que contribuem para uma aprendizagem ineficaz e proporcionar momentos para que os alunos expressem suas dificuldades e ansiedades sobre

Movimento circular uniforme

0

Pressupostoslnicialmente, tinha escolhido para o meu projecto o movimento rectilíneo uniforme, mas alterei-o, pois o movimento que tinha escolhido não

Read More

Lean development

0

Lean Development Qualidade e velocidade sem desperdícios Introdução “Desenvolvimento de software é uma cadeia com diversos elos” Kent Beck •

Read More