A educação escolar pública e democrática no contexto atual: um desafio fundamental

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE DE FORA Faculdade de Educação Fisica e Desportos Relatório Educação Física Inclusiva: Aluno: Murilo Teixeira Diniz, 200921066. O Zé nasceu cego atualmente tem 43 anos é casado, sua mulher também é cega. Estudou normalment an ar 2 particulares. Formad m dificuldade para cons principalmente com a como em rso, teve uma certa s na faculdade, ros traduzidos em braile ficam muito grandes o que dificultou sua vida acadêmica.

Uma alternativa surgiu na associação de cegos em juiz de fora, sta a qual o Zé frequenta a bastante tempo, lá nas aulas de informática foi apresentado a alguns programas inovadores que permitem a ele utilizar o computador, de modo que o software lê tudo o que esta escrito na tela outro programa, este desenvolvido pela IJFRJ já é mals pratico para o próprio estudo, relata o palestrante. ara escrever ele utiliza uma prancheta com 6 furos e um tipo de agulha, que lhe permite marcar as letras em braile, uma curiosidade é que como o braile é em alto relevo, ele tem que screver ao contrario, para ficar certo na hora da leitura, o papel para esta pratica e um pouco mais grosso que os comuns.

Quando questionado sobre o tema acessibilidade ele relatou varias dificuldade que enfrenta nas ruas de juiz de fora, o que prejudica sua independência, exemplos como orelhão sem o piso adequado em volta de sinalização, a ausência do piso de seguimento em muitas ruas da cidade e quando há o piso este esta mal colocado em multas ruas, vezes muito perto da estrada em outras o pisa faz curva o que não é o certo. Pratica de atividade Física é algo presente na vida do Zé, ele pratica atletismo, futebol e golbol.

A metodologia mais utilizada nas praticas é a de demonstração tátil, o professor segura o aluno ou o aluno ao professor e realiza o movimento, para compreender a formação tática o professor lança mão de uma tabua simulando uma quadra com algumas peças como jogadores. O Zé tentou fazer natação na associação dos cegos, porem não se adaptou a modalidade, achou difícil. Ele re ata que a pratica do esporte, da atividade física, colabora ara sua autonomia, ajuda em sua mobilidade, aumenta sua coragem para se lançar as ruas e viver melhor com seu mundo.

Uma frase que obteve destaque em sua narrativa foi esta: “É difícil pegar essa imagem” Zé – 09/04/2012. Utilizada para descrever, como que em uma aula de futebol ele, aluno cego se apresenta a um movimento desconhecido ate então. Ele se mostrou um pouco envergonhado, porem no decorrer da narrativa se soltou, a vida dele é normal, com algumas dificuldades em certas tarefas cotidianas, mas que com um pouco de esforço estão sendo superadas.

Reaзao e eliminacao

0

Reaзгo e Eliminaзгo Eliminaзхes sгo reacзхes em que, por saнda de dois grupos de бtomos de carbono vizinhos se formam

Read More

A empresa e as ações

0

[pll$] c/’ A empresa e as ações Surgimento das Ações anos antes de Cristo já Se formavam no mundo romano

Read More