A escola classica

Categories: Trabalhos

0

INDíCE O QUE FOI A ESCOLA CLÁSSICA… O CONTEXTO SOCIAL DA ESCOLA…….. to view nut*ge A ESSÊNCIA DA ESCOLA… A QUE GRUPOS SERVIRAM…. A VALIDADE DA ESCOLA.. • • • • • • • • • • • • • • COMO A ESCOLA INFLUENCIOU ÉPOCAS POSTERIORES……….. QUEM FOI ADAM interpretação das inovações tecnológicas provenientes da Revolução Industrial. A base do pensamento da Escola Clássica é o liberalismo econômico, ora defendido pelos fisiocratas.

Seu principal expoente é Adam Smith (1723-1790) que, ao contestar a regulamentação comercial do sistema mercantilista, acreditava ue a concorrência produz como resultado o desenvolvimento econômico, que por sua vez é utilizado por toda a sociedade. A idéia central da economia clássica é a de concorrência. Embora os indivíduos ajam apenas em proveito próprio, os mercados em que vigora a concorrência funcionam espontaneamente, de modo a garantir (por um mecanismo abstrato designado por Smith como ‘ia mão invisível” que ordena o mercado) a alocação mais eficiente dos recursos e da produção, sem que haja excesso de lucros.

Por essa razão, o único papel econômico do governo (além do básico, que é garantir a lei e a ordem) é a intervenção a economia quando o mercado não existe ou quando deixa de funcionar em condições satisfatórias, ou seja, quando não há livre concorrência. Segundo a teoria clássica, na economia concorrencial a oferta de cada bem e de cada fator de produção tende sempre a igualar a procura. Em todos os mercados, o elemento que determina esse equilíbrio entre oferta e procura são os preços. Adam Smith adotava um atitude liberal, apoiava o não intervencionismo, pois ele acredita que o intervencionismo prejudica mais.

A desigualdade é vista como um incentivo ao trabalho e ao enriquecimento (logicamente os pobres querem icar ricos e atingir o nível das classes ricas e mais beneficiadas), sendo uma condlção fundamental para que as pessoas PAGF 30 nível das classes ricas e mais beneficiadas), sendo uma condição fundamental para que as pessoas se mexam e tentem atingir melhores niveis de vida. O problema desta anállse, é que apesar de ser feita à luz da ética, indica o não intervencionismo. Como resolver este problema da justiça social e da eqüidade? Adam Smith aponta um caminho — o progresso econômico.

A análise de Smith do mercado como um mecanismo auto- regulador era impressionante. Assim, sob o Ímpeto do apelo quisitivo (em si mesmo inespecífico, aberto), o fluxo anual da riqueza nacional podia ser vista crescendo continuamente. A riqueza das nações cresceria somente se os homens, através de seus governos, não inibissem este crescimento, concedendo privilégios especiais, que iriam impedir o sistema competitivo de exercer seus efeitos benéficos. A grande contribuição de Adam Smith para o pensamento econômico é exatamente a chamada teoria da mão invisível.

Para este economista todos aplicam o seu capital para que ele renda o máximo possível. A pessoa ao fazer isto não tem em conta D nteresse geral da comunidade, mas sim o seu próprio interesse – neste sentido é egoísta. O que Adam Smith defende, é que ao promover o interesse pessoal, o indlviduo acaba por ajudar na prossecução do interesse geral e coletivo. Dizia ele, que não pela benevolência do padeiro ou do açougueiro que nós temos o nosso jantar, mas é pelo egoísmo deles, pois os homens agindo segundo seu próprio interesse, implica em que todos se ajudam mutuamente.

Neste caminho ele é conduzido e guiado por uma espécie de mão invisível. Adam Smith acredita então que ao conduzir e perseguir os seus interesses, o nteresses, o homem acaba por beneficiar a sociedade como um todo de uma maneira mais eficaz. Graças à mão invisível não há necessidade de fixar o preço. Por exemplo, a inflação é corrigida por um reequillbrio entre oferta e procura, reequilíbrio esse que seria atingido e conduzido pela mão invisível, é pois o início da glorificação do mercado que Adam Smith preconiza.

Para Adam Smith o Estado deve desempenhar 3 funções: Manutenção da segurança militar; Administração da justiça; e, Erguer e manter certas Instituições públicas. Adam Smith acredita que a intervenção do Estado noutros omínios além de ser inútil é também prejudicial. O comércio implica uma liberdade de circulação. Assim, podem-se adquirir maior quantidade a menores preços no estrangeiro; essa liberdade deve ser procurada, nem que tal implique em desigualdade.

Para este filósofo da economia o progresso pode ser dividido em 3 etapas: A caça e pastorícias pré – feudal; A sociedade agrícola; e, A sociedade comercial Contexto social da Escola Todo o contexto da Escola Clássica está sendo influenciado pela Revolução Industrial. É caracterizada pela busca no equilíbrio do mercado (oferta e demanda) via ajuste de preços (“mão nvisível”), pela não-intervenção estatal na atividade econômica, prevalecendo a atuação da “ordem natural” e pela satisfação das necessidades humanas através da divisão do trabalho, que por sua vez aloca a força de tr ias linhas de emprego. emprego. De acordo com o pensamento de Adam Smith, a economia não deveria se limitar ao estoque de metais preciosos e ao enriquecimento da nação, pois, segundo o mercantilismo, desta nação fazia parte apenas a nobreza, e o restante da população estaria excluída dos beneficios provenientes das atividades econômicas. Sua preocupação fundamental era a de elevar o nível e vida de todo o povo. Em sua obra Wealth of Nations, Adam Smith estabelece princípios para análise do valor, dos lucros, dos juros, da divisão do trabalho e das rendas da terra.

Além de desenvolver teorias sobre o crescimento econômico, ou seja, sobre a causa da riqueza das nações, a intervenção estatal, a distribuição de renda, a formação e a aplicação do capital. Alguns críticos de Smith afirmam que ele não foi original em suas obras, devido ao seu método, que se caracteriza por percorrer caminhos já trilhados, buscando, assim, segurança, utilizar elementos já existentes. No entanto, sabe-se que suas bras foram grandiosas para o desenvolvimento do pensamento econômico, devido a sua clareza e ao espírito equilibrado.

A Essência da Escola A doutrina clássica é frequentemente chamada de liberalismo economico. Baseia-se na liberdade pessoal, na propriedade privada, na iniciativa individual e no controle individual da empresa, apoiadas na doutrina do laissez-faire; Prlnclpais características: O primeiro principio da Escola Clássica era o laissez-faire. O melhor governo é aquele que menos governa. As forças do mercado competitivo livre orientam a rodução, a troca ea distribuição. A economia e a auto ajustável e tendia

PAGF s 0 troca e a distribuição. A economia era considerada auto ajustável e tendia para o pleno emprego, sem a intervenção governamental; Com exceção de Ricardo, enfatizava a harmonia de interesses; Ressaltava a importância de todas as atividades econômicas, especialmente a indústria; Visava a promoção do máximo crescimento e desenvolvimento econômico ea crença do desejo individual inato de acumular riqueza como um fim em si mesmo; Os Clássicos consideravam a economia como um todo – a abordagem macroeconômica.

A que grupos serviam Com exceção de uma minoria de privilegiados, pode-se dizer que, té o século XVII, os elementos básicos da vida econômica de grande parte das pessoas consistiam em três coisas essenciais: alimentação, vestuário básico e moradia. Até a época da República Industrial, e em muitos países muito depois dela, toda a economia era de base agrícola.

Até o advento da Revolução Industrial, o crescimento da produtividade econômica desenvolveu-se, principalmente, através do aperfeiçoamento da organização da produção, pela racionalização dos métodos (em outros termos, substituição do trabalho artesanal, baseado na utilização de ferramentas, pelo rabalho assalariado, baseado na utilização de máquinas).

Com a Revolução Industrial, o crescimento da produtividade deu- se não apenas em função do aperfeiçoamento dos métodos produtivos, mas também pelo avanço da técnica, baseado na invenção de máquinas, ou seja, aparelhos acionados por qualquer força motora que não a humana ou animal.

Diante dessa realidade de industrialização, surgiu um conjunto de teorias sociais e econômicas al umas com o objetivo de PAGF 6 30 industrialização, surgiu um conjunto de teorias sociais e econômicas, algumas com o objetivo de justificar a organização a sociedade industrial, outras com o objetivo de criticar ou reformar a sociedade que estava sendo moldada.

Numa breve análise, podem ser divididas essas teorias em três grupos pnncpals: aquelas que defendiam a sociedade industrial capitalista, – aquelas que pretendiam reformar essa sociedade e, aquelas que pretendiam revolucionar o mundo capitalista. Das teorias que justificam a organização da sociedade industrial capitalista, a mais expressiva foi o liberalismo económico, representado, principalmente, por Adam Smith e David Ricardo.

Adam Smith fundamentava o liberalismo econômico em duas remissas: a nao intervenção do Estado na economia, ou laissez faire (o Estado deve cuidar apenas das funções relativas à segurança pública, garantindo a ordem e defendendo a propriedade privada), e a liberdade contratual (os indivíduos devem possuir liberdade para realizar qualquer tipo de contrato uns com os outros; e essa liberdade deve vigorar, sobretudo, na negociação dos contratos de trabalho, em que patrões e empregados combinavam questões como salários, horas de trabalho, produtividade etc. ).

Em sua obra Ensaio sobre a riqueza das nações, Adam Smith acrescentava que o trabalho representa verdadeira fonte de riqueza para as nações, sendo que esse trabalho deve ser conduzido pela livre iniciativa dos homens, diga-se, que a prosperidade de um país é produto do esforço individual de cada cidadão, lutando por seus próprios interesses. David Ricardo, por sua vez, em sua obra Princípios de economia PAGF 7 0 próprios interesses. David Ricardo, por sua vez, em sua obra Principios de economia política, afirmava que o trabalho deve ser encarado como uma mercadoria sujeita à lei da oferta e procura.

Se há multa oferta de trabalho, o preço dessa mercadoria diminui, refletindo nos baixos salários. Acrescenta que não compete ao Estado exigir aumento dos salários que se opõem à lei da oferta e procura. Com esta tese, justificadora dos salários da fome, David Ricardo fornecia aos ricos capitalistas um ótimo pretexto para que estes continuassem explorando a miseria dos pobres. Mas não foi somente o contexto da Revolução Industrial que permitiu o surgimento desse liberalismo econômico.

Os valores do Iluminismo, aplicados à Vlda social e política, também se manifestaram na teoria econômica, através da escola fisiocrática (seu principal economista representante foi Quesnay, que sustentou a existência de um poder natural gindo nas sociedades humanas, sendo inútil contrariá-lo com leis, regulamentos ou sistemas) e da escola do liberalismo A validade da Escola A validade da Escola Clássica em sua época. A doutrina clássica foi uma racionalização das práticas adotadas pelos empresários.

A concorrência era um fenômeno crescente e a indicação dela como grande reguladora da economia era um ponto de vista válido. Promoveu a empresa de negócios. No in(cio da industrialização a maior necessidade da sociedade era concentrar recursos na maior expansão possível da produção. A elevação do setor privado acima do setor público serviu a esse ropósito. Qualquer crescimento do setor público teria exigido maior tributação, desviando recurso maior tributação, desviando recursos da formação de capital privado.

Como a Escola influenciou épocas posteriores A doutrina do laissez-faire sucumbiu quando as flutuações das empresas abalaram o equilíbrio da sociedade capitalista e quando a concorrência cedeu lugar a estruturas de mercado alteradas, caracterizadas pelo quase-monopólio, pelo oligopólio, pelas indústrias regulamentadas e assim por diante. Menosprezo a mudanças tecnológicas futuras; Comércio Internacional que prejudica aos menos desenvolvldos. Quem foi Adam Smith Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século WIII. ? considerado o Pai da Economia Politica Clássica Liberal Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790. Formação O início de sua formação acadêmica teve lugar na Universidade de Glasgow, para a qual Adam Smith foi admitido em 1737, após completar sua educação secundária em Kirkcaldy. Dos três anos passados em Glasgow onde, de acordo com o currículo de Humanidades da época, iniciou o estudo dos clássicos greco- romanos, Matemática, Teologia e Filosofia.

Teoria Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia ia haver total liberdade regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em uitas regiões rurais da Europa.

A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX. A Riqueza das Nações Sua principal obra foi A Riqueza das Nações escrita em 1776. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia política da ciência polltica, a ética e a jurisprudência. Fez também duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Porém, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do rabalho.

Estaúltima, garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico. Biografia (principais momentos da vida de Adam Smith) Com 16 anos de idade, foi estudar filosofia moral na Universidade de Glasgow. – Em 1740, entrou na Universidade de Oxford. – Em 1748, começou a lecionar em Edimburgo. – Em 1750, conheceu David Hume, importante filósofo do período que se tornou seu grande amlgo. – Em 1751, tornou-se professor de Lógica e Filosofia Moral na – Em 175

Vacancy

0

Job description Job Title: Project Manager Department: Contemporary Pay band: Band 5 (E24, 906 – E29, 936 per annum) Fixed

Read More

Funcionalismo

0

Funcionalismo (funções da linguagem) Segundo Roman Jakobson as principais funções de linguagem são a função referencial, a função emotiva, a

Read More