A filosofia da educação como base educacionais

Categories: Trabalhos

0

A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais A palavra filosofia é grega, sendo composta de duas: philo e Sophia. Phila e derivadas de a primeira, que significa; amizade, amor fraterno, respeito pelos iguais e a segunda que é Sophia quer dizer sabedoria. Portanto filosofia significa amizade pela sabedona, amor e respeito pelo saber. pode-se definir de acordo com (CHAUÍ), que: “Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e respeita”. alando de suas conc “essa é minha filosofi se pensar que o auto onjunto de idéias m ors soe e vid cr de s com pessoas ndo as como, enunciado, pode- D referencia a um ue regulam seu modo de viver e enxergar o mundo, também dá referencia ao seu comportamento moral, a sua ética, o que consldera certo ou errado, belo ou feio, ou seja, é uma concepção formada em sua ótica de leitura do âmbito geral da vida e a como a defini.

Acontece, porém, que a comunicação dos homens entre si e com as coisas estabelece relação que se bastam a si mesmas. Não se trata, pois, de se utilizar um elemento pra se chegar a determinado objetivo, nem do reconhecimento da liberdade, u de apreensão da realidade objetiva do ponto de vista da veracidade. Trata-se de um significado intrínseco à própria relação (dominio estético). o page amadurecimento da pessoa, com o objetivo de fazê-la definir sua própria vida, tendo a consciência que tens o poder de decidir, ou seja, de fazer sua escolha, que a partir dessas escolhas poderá receber as consequências tanto de forma positiva ou negatlva, isso se dá mediante a reação da escolha, esta reação à pessoa não pode escolher De forma analógica pode assim conceituar a filosofia da Educação como sendo um conjunto de idéias que nos efine como é a educação. Na Idade Média, ocorreu um intenso sincretismo entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas.

De fato, uma das principais preocupações dos filósofos medievais foi a de fornecer argumentações racionais. espelhadas nas contribuições dos gregos, para Justificar as chamadas verdades reveladas da Igreja Cristã e da Religião Islâmica, tais como a da existência de Deus, a imortalidade da alma etc. A filosofia é um saber especfico e tem uma história que já dura mais de 2. 500 anos. A filosofia nasceu na Grécia-antiga costumamos dizer com os primeiros filósofos, hamados pré-socráticos.

Mas a filosofia não é compreendida hoje apenas como um saber específico, mas também como uma atitude em relação ao conhecimento, o que faz com que seus temas, seus conceitos e suas descobertas seja constantemente retomados. A história da filosofia coloca em perspectiva o conhecimento filosófico e apresenta textos e autores que fundamentam nosso conhecimento até hoje. A história da filosofia na Antiguidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pr pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.

No período do Renascimento (séculos 15 e 16), o mundo assistiu profundas transformações no campo da política, da economia, das artes e das ciências. O Renascimento retomou valores da cultura clássica (representada pelos autores gregos e latinos), como a autonomia de pensamento e o uso individual da razão, em oposição aos valores medievais, como o domínio da fé e a autoridade da Igreja. No campo político, o principal autor do Renascimento foi Maquiavel, autor de “O Principe”. Maquiavel elaborou uma teoria política fundamentada na prática e na experiência concreta.

Durante o período medieval, o poder político era concebido como resente divino e os teólogos elaboraram suas teorias políticas baseados nas escrituras sagradas e no direito romano. Uma outra obra representativa desse momento filosófico é o “Elogio da Loucura”, de Erasmo de Roterdà. Ao elaborar uma obra ao mesmo tempo literária e filosófica, Erasmo usa a palavra para afirmar valores humanos e denunciar a hipocrisia, ridicularizando papas, filósofos ou príncipes. As mudanças dessa época de crise prepararam o caminho para o despontar do racionalismo clássico.

Chamamos de filosofia contemporânea aquela que teve início no século 1 9, atravessou o século 20 e chegou até os dias de hoje A filosofia contemporânea fundamenta-se em alguns conceitos que foram elaborados no século 19. Um desses conceitos é o conceito de história, que foi formulado pelo filósofo G. W. F. Hegel. A filosofia de Hegel relaciona-se com as idéias de totalidade e de processo. Passamos a entender o homem como um ser histórico, assim como a soc PAGF3rl(FS de totalidade e de processo. Passamos a entender o homem como um ser histórico, assim como a sociedade. – A Importância da Fllosofia para a Educação. Desde a antiguidade o Homem preocupou se em buscar respostas para si mesmo e para o mundo que se volta para ele. Encontrar essas soluções era significativo. Nos tempos antigos, na era de Pitágoras, Homero, Sócrates não era através de livros, palestras ou outros meios e sim, apenas pelo pensar. Percorrendo o caminho do tempo, chegando aos confins de hoje, o buscar de respostas par ao homem se inicia na Escola, exercitando o aluno a trabalhar com sua mente, ou seja, o homem é levado a pensar desde sua infância.

Deste modo, o pensar tem situado na história com ferramenta indispensável par ao Homem. Se a filosofia é o exercício do pensar, de buscar a verdade, ou etimologicamente falando, “amigo da sabedoria”, ela é necessária ara a Educação. Pois na Educação que o saber se eleva, se constrói. Se o modo de explorar a realidade desde a antiguidade foi pelo meio da reflexão, do pensamento, hoje não é diferente. Hoje o papel da Filosofia é o mesmo desde o tempo de Platão.

Levantar questionamentos, procurar a razão, buscar a verdade e se abster do próprio ponto de vista para aceitar a realidade que nos cerca. Filosofia e Educação caminham juntas. impossível falar em educação e não falar em Filosofia. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu dia-a-dia. Tendo a filosofia como o estudo que orienta o indivíduo tanto na visão concreta na visão de vida, como seus valores e slgniflcados, é imprescindível quando se fala em conduta humana no geral. ort PAGF seus valores e significados, é imprescindível quando se fala em conduta humana no geral. Portanto no educar, que significa orientar, conduzir, que é uma influência deliberada e sistemática de um ser “maduro” para um ser “imaturo”, através da instrução, ensino e disciplina e desenvolvimento “harmonioso” de todas as potencialidades do ser humano, pode-se afirmar que nao existe educação sem a ssociação filosófica. Não se pode negar que todas as correntes filosóficas, deram contribuiçdes super valorosas na construção da educação.

Ainda que o homem não tenha consciência, educar, ensinar, torna-se sinônimo de filosofar. A educação esteve presente em toda a história junto com a Filosofia. Com Sócrates, o homem voltou-se para sim mesmo, ou seja, o homem começou a questionar. E este questionamento, este autoconhecimento do homem se dava, sobretudo com o diálogo mútuo. Sócrates era defensor do diálogo como método da Educação. É um ponto importante para o ensino, pois, tualmente é essencial que haja diálogo na sala de aula para um bom crescimento intelectual e humano também.

Ainda na antiguidade, para Platão e Aristóteles, apesar de possuírem pensamentos opostos, idealista e realista, respectivamente, a Educação tinha um ponto em comum: formava o homem moralmente, em seu caráter. Ou seja, a Educação transformava o homem. Percorrendo dentro da modernidade, chegando até Kant, a afirmação de Platão não é muito diferente do mesmo. A Educação também transforma o homem em um indivíduo mais comportamental, ou seja, de boa vivência na lei moral.

Materiais betuminosos

0

Materiais Betuminosos [PiC] 12/12/2011 1 orlo to view nut*ge Integrantes: hidrófugos; • São inócuos, isto é, não reagem quimicamente com

Read More

Plano cargos e salários

0

PLANOS CARGOS E SALÁRIOS 1a PARTE Descrição de cargos e Organograma Empresarial JOALHERIA AMETISTA LTDA PLANOS PLANOS DE CARGOS E

Read More