A importancia da lei

Categories: Trabalhos

0

turaRESUMO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA Ivanilde Minzon Peruchi Janaína Prado Gomes Marcela Cezar Neste trabalho, buscou-se evidenciar a leitura em seus diversos aspectos e possibilidades, demonstrar a importância da criação do hábito de ler desde as séries iniciais. Para o seu desenvolvimento foi elaborada revisão bibliográfica através de autores que tratam desse tema, entre eles: Cagliari (1003), Coelho (2000; Freire (2003); cajolo (1988); orlandi (1983); Yunes (2003);Smith (1999), Revista, etc.

Verificou-se que a leitura é de suma Importânc- conhecimento científ refletirá para o Ieltor o aluno a aumentar nvolvendo o leitor c PACE 1 oras S”ipe to view ois leva o leitor ao mundo, o qual s. Ajuda também expressões, arão enfoques abrangentes para o conhecimento cultural do qual depende o seu progresso na vida. A leitura é um dos principais instrumentos para que o indiv[duo construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania. Permite também o exercício da fantasia e leva quem lê a construir um mundo imaginário, onde pode exercer sua reflexão crítica e promove o debate de idéias..

Sabe- se também que a leitura é uma condlção prévia para a escrita, pois bons leitores são bons escritores, suas produções de textos ão dinâmicas e consonantes. Demonstra também que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras; levando o individuo à leitura de mundo, do contexto cultural onde ele vive possibilitando assim o desenvolvimento do senso cr(tico. Palavras ch chave: Leitura, escrita, aprendizado, conhecimento de mundo. SUMÁRIO INTRODUÇÃO….. 08 2. 2. 1 2. 2 2. 3 2. 4 2. 5 2. 6 2. 2. 8. 1 2. 8 2 2. 8. 3 2. 9. A IMPORTANCIA DA LEITU RA.. — 1 1 CONCEITO DE LEITURA…. 121 CONCEITO DE TEXTO. 15 0 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ATO DA LEITURA . . 16 A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA LEITU — 22 SITUAÇAO DA LEITURA NO BRASIL NA SOCIEDADE…. DE 26 ESTRATÉGIAS DE LEITURA. Sensorial 32 Leitura Emocional 23 TIPOS 28 Leitura 33 Leitura Racional.. . …. 34 INTERAÇÃO LEITORXTEXTO…………. …. 36 CONSIDERAÇOES SOBRE O PROJETO LER E CRESCER…. 40 ANÀLISES E CONSIDERAÇÕES FINAIS . PAGF REFERÊNCIAS. 8 3 INTRODUÇÃO Em decorrência da vida moderna, vários costumes e conceitos tem se perdido com o passar dos anos, dentre eles o hábito de ler, tão comum e valorizada há tempos atrás. Têm-se visto que o hábito de leitura tem se perdido não apenas por parte dos alunos como também dos professores, trazendo como consequência idadãos com uma restrita visão de mundo e, portanto, pouca capacidade crítica. Professor que não lê, não ensina a leitura para seus alunos. O ensino tradicional praticado há algumas décadas tornou-se uma enorme monotonia.

Atualmente, com a diversificação dos meios de comunicação, o uso da Internet entre outros, os alunos anseiam por metodologias diferentes, motivadores, desafiadoras, atraentes. A leitura trabalhada na escola, não deve apenas ser um instrumento de alfabetização, mas sim suporte para que, ao vivenciar a leitura, o indivíduo tenha um senso crítico aguçado, e modo a torná-lo sensível às questões do cotidiano que o norteiam. Com a leitura expande-se o mundo e possibilita situações imaginariamente possíveis à compreensão dos outros indivíduos. ? um pequeno universo que engrandece e interliga diversos mundos. Muitos educadores, preocupados com a importância da leitura na formação do homem, estão mudando suas metodologias, pois, para viver em um mundo lobalizado, e com a constante evolução científica e tecn PAGF 3 OF que o aluno seja capaz de participar ativamente na sociedade na qual está inserido como agente transformador e não apenas como mero espectador. Nesse sentido a leitura é o instrumento que dará o suporte necessário para que possa atingir a capacidade cognitiva a fim de evoluir acompanhando a transformação do mundo e da tecnologia.

A leitura vista como instrumento de mudança sócio-cultural, coloca sobre a escola a responsabilidade de facilitar o acesso da mesma as crianças. Ao analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais, de Língua Portuguesa, ao se referir ao Projeto Pedagógico, assim propõe: “um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os eus alunos o acesso aos sabores lingüísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos”. PCNS, 1997, p. 15). Daí a importância desta pesquisa em adquirir uma reflexão sobre as questões relacionadas à leitura entre os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se neste trabalho definir a importância das diversas leituras, independentemente do que lhe é exigido ao longo de sua formação, observar o hábito de leitura pelos alunos, mostrando a importância a sua formação profissional e cultural. Sendo assim, a reflexão sobre o ensino e incentivo da leitura a escola é indispensável nos dias de hoje.

Nessa reflexão é primordial analisar os fatores que impedem a formação de sujeitos leitores para que possa apresentar caminhos de 5 renovação e qualificação na prática pedagógica relativa ? leitura. Esta sempre teve, e terá um papel fundamental e de grande interferência na sociedade relativa à leitura. Esta sempre teve, e terá um papel fundamental e de grande interferência na sociedade. A pesquisa bibliográfica foi enriquecida por obras de vános autores, dentre eles,Áries (1981); Cagliari (1 993); Fregonese (1 993); Freire( 19842003); Geraldi (1998); Orlandi (19893);

Zilberman (1985, 1993); nas quais os subsídios necessários para sua construção tornaram-se possíveis. Segue uma reflexão sobre o acompanhamento do Projeto “Ler e Crescer”, apresentado pela Escola Municipal Jardim Primavera, Educação Infantil de Ensino Fundamental, de Goioerê, No presente trabalho propôs-se apresentar os conceitos sobre leitura A interação entre autor e leitor, o conhecimento prévio do mesmo em busca de um significado ao texto e quais são os tipos, as estratégias e os níveis de leitura.

Sequencialmente apresenta-se uma reflexão em torno do ato de ler, a importância fundamental da interação leitor x texto, a qual fica claro que a leitura significativa é muito mais que decodificação do signo lingüístico, precisa-se que o autor e o leitor estejam entrosados, assim o autor constrói o texto, dá significância, mas não domina o processo de leitura de seu leitor, pois o leitor dá também ao texto sua significância. Segue também,as cinco fases da leitura que são indispensáveis ao conhecimento dos professores para que possam orientar adequadamente a leitura de seus alunos.

Na parte três há considerações sobre o Projeto “Ler e Crescer apresentado pela Escola Municipal Jardim Primavera,Educação Infantil e Ensino Fundamental, de 6 Goioerê,. que visa despertar nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental o gosto pela leitura. 2 A IMPORTÂNCIA DA PAGF s OF Educação Infantil e do Ensino Fundamental o gosto pela leitura. 2 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA Iniciar-se-á este trabalho, primeiramente verificando os conceitos apresentados por estudiosos referentes à leitura. . 1 CONCEITOS DE LEITURA Leitura, em Aurélio é:”Leitura. S. F. I . ato ou efeito de ler; 2. Arte ou hábito de ler;3. aquilo que se lê; 4. O que se lê, considerado em conjunto. 5. Arte de decifrar e fixar um texto de um autor, egundo determinado p. 390) Consequentemente pode-se considerar leitura tanto a fala cotidiana, como um texto científico. A leitura é uma questão de natureza, de condições, de modos de relação, de produção de sentidos, que possibilitarão escrever textos.

A leitura é um fenômeno extremamente complexo que proporciona possibilidades variadas de entendimento da relação sujeito-sociedade. Essa não se limita, apenas, à declfração de alguns sinais gráficos. É muito mais do que isso, pois exige do individuo uma participação efetiva enquanto sujeito ativo no processo, levando-o a produção de sentido e construção do onhecimento. Assim, a leitura, com base em Martins (1982), pode ser conceituada como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas não importando por meio de que linguagem. Leitura é de suma importância ara o aprendizado, pois este é adquirido através de mét s bem estruturadas que PAGF 6 darão enfoques abrangentes para o crescimento cultural do qual depende o seu progresso na vida. Assim se posiciona Orlandi, (1983, p. 20) ao se referir a leitura: A leitura é o movimento critico da constituição do texto, pois é o momento privilegiado do processo da interação verbal: quele em que os interlocutores, ao se identificarem como interlocutores, desencadeiam o processo de significação.

A leitura é um dos instrumento essenciais para que o individuo construa seu conhecimento e exerça a cidadania. Ela amplia o entendimento do mundo, propicia o acesso à informação com autonomia, permite o exercício da fantasia e da imaginação e estimula a reflexão crítica , o debate e a troca de idéias. É vista em seu significado mais amplo e pode ser entendido como atribuição de sentidos. através da leitura que a criança vai descobrindo o mundo, usando da imaginação, reflexão e criando ignificados.

A produção através da leitura consiste no processo de interpretação desenvolvlda por um sujeito – leitor que depara com um texto, analisa-o, questiona-o com o objetivo de processar seu significado, projetando sobre ele uma visão de mundo para estabelecer uma interação crítica com o texto. Para Molina (1982, p. 1 2), a leitura é: “um processo passivo, na qual o estímulo gráfico apresentado aponta direta e automatlcamente, para resposta já adquirida, com uma decodificação instantânea numa com significado”.

Pode-se dessa maneira, ressaltar que a leitura é um processo passivo já que o eitor está atribuindo sentido passivo, e nessa atribuição, deixa de ter uma atitude passiva, para assumir uma atitude ativa. Para o autor (op. cit. , p. 18) “a leit ilidade PAGF 7 passiva, para assumir uma atitude ativa. Para o autor (op. cita, p. 18) “a leitura é uma habilidade cognitiva ativa, dependente de habilidades e capacidades do próprio leitor, mais do que características do texto”. A leitura é uma atividade cognitiva, tem caráter multifacetado, multidimensionado, sendo um processo que envolve percepção, processamento, memória, inferência, 1989, p. A leitura é um processo interativo e para efetuá-la necessita-se a interação de diversos níveis de conhecimento de mundo. Para compreender um texto, o leitor utiliza o conhecmento prévio, que é constituído por todo o conhecimento reunido ao longo de sua vida, pois através desses conhecimentos o leitor pode fazer as inferências para atingir a coerência total, facilitando, assim a compreensao.

De acordo com Kleiman (1989, p. 27) “O mero passar de olhos pela linha não é leitura, pois leitura implica uma atividade de procura por parte do leitor, no seu passado de lembranças e conhecimentos, daqueles que são relevantes para a compreensão de um texto que fornece pistas e sugere caminhos, as que certamente não explicita tudo o que seria possível explicitar”. 0 Ao se referir à leitura os PCNS, da Língua Portuguesa, assim se posiciona: A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. PCNS, 1997, p. 51). conseqüentemente, de experiências nas sociedades onde a escrita se faz presente.

Porém para esse ato ser qualificado de critico, sempre deve envolver a constatação, reflexão e ransformação de significados a partir do dlálogo e confronto de um leitor com um determinado documento, pois leitura sem compreensão é pura e simplesmente uma ação mecânica. Assim se posiciona Freire: A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente.

A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto (FREIRE, 1983, p. 2). Assim entende-se que a atribuição de sentidos a um texto pode ariar amplamente desde que denominamos através da leitura parafrásica, que se caracteriza pelo reconhecimento (reprodução) de um sentido que se supõe ser o do texto dado pelo autor, e o que denominamos leitura polissêmica, se define pelas muitas Slgnificaçbes do texto. 1 Na multiplicidade de sentidos possíveis atribuíveis a um texto, Orlandi, diz que “todo texto pode significar tudo, há uma determinação histórica que faz com que só alguns sentidos sejam “lidos” e outros naon. (ORLANDI, 1987, p. 12). Quando se pratica o ato da leitura, lê-se algo, um poema, uma história, um conto, uma notícia, etc.. este algo é o texto. Então o texto é o objeto da leitura. 2. 2 CONCEITO DE TEXTO palavras , de frases escritas: o texto de um livro, de um estatuto, de uma inscrição. 2.

Obra escrita considerada na sua redação original e autêntica, por oposição a Sumário, tradução, notas, comentários, etc. 3. Restr. palavras Bíblicas que o orador sacro cita, fazendo-as tema do sermão. 4. página ou fragmento de obra característica de um autor. 5. Texto (1) manuscrito ou impresso (por oposição a ilustração), 6. qualquer texto (1) destinado a ser dito ou lido em voz. (AURÉLIO. 1988, P. 634) Para Stübe, (1996) o texto é uma significação que relaciona elementos do contexto lingü(stico e extralinguístico, (como o contexto sócio histórico), veicula a significação às condições de produção.

Ao partir dessa concepção, precisa-se ter presente de que ele é um espaço de interação, interlocução e embate de ideias. É uma unidade complexa de significação, constituída no processo de interação. Não é fechado em si mesmo, mas mantém relações com outros textos. 12 Os textos com os quais nos defrontamos diariamente são variados: (contos, poemas, histórias, noticias, relatos, descrições, issertações, etc. ) e podem estar impressos nos mais diversos suportes, (jornais, panfletos, cartazes, livros, enciclopédias etc. que chegam até eles com objetivo de contribuir para a organização dos conceitos, tantos científicos, históricos e principalmente linguísticos. Quando o sujeito aprende a ler textos preclsa também aprender a ler o universo cônico, em que os textos estão envolvidos nos diferentes suportes em que podem acontecer. E cabe ao professor ajudar os alunos a se desenvolverem dentro desse universo que apóia e amplia os si nificados traduzidos em língua escrita. 10 rifas

Atps de algebra

0

Equação linear Para que uma equação seja considerada uma equação linear deverá ser escrita da seguinte forma geral: al xl

Read More

Dicas de ortografia

0

ANÁLISE TEXTUAL – DICAS DE ORTOGRAFIA A / HÁ (na expressão de tempo) Usa-se Há no sentido de tempo passado

Read More