A importância das brincadeiras infantis

Categories: Trabalhos

0

Brincadeiras Infantis: Importância Para o Desenvolvimento Neuropsicológico Autora: Mônica Oliveira da Silva Vicente Valentim Este trabalho abordará o assunto brincadeiras infantis, fator fundamental ao desenvolvimento das aptidões fisicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes, descubra sua personalidade, aprenda a viver em sociedade e preparar-se para as funções que assumirá na idade adulta.

A escolha deste tema surgiu da necessidade de abordarmos o assunto “jogos e brincadeiras infantis” não apenas como imples entretenimento, mas como atividades que possibilitam Swipe to nex: page a aprendizagem de v correlacionar o lúdic capazes de contribui cognitivas da criança, nervosa a cognlçao, or7 tivo do artigo é la, com recursos o das funções Gão da atividade ropsicológica. De início é importante explicar que toi utilizada a palavra jogo para referir-se ao “brincar”. Vocábulo predominante da Língua Portuguesa quando se trata de atividade lúdica infantil.

A palavra “jogo” se origina do vocábulo latino ludus, que significa diversão, brincadeira. O jogo é reconhecido como meio de fornecer ? criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendlzagem de várias habilidades. Em Psicologia, aprendizagem é o processo de modificação da conduta por treinament treinamento e experiência, variando da simples aquisição de hábitos à técnicas mais complexas. Por desenvolvimento, a designação do ato de desenvolver, progredir, crescimento paulatino. A brincadeira infantil é um importante mecanismo para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.

Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas nao são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma: O jogo é portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. or isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as ealidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores ? inteligência infantil. ( Piaget 1976, p. 1 60). Outro grande pesquisador que, como Piaget, desenvolveu trabalhos na área de Psicologia Genética e se interessou pelo jogo infantil, foi Henri Wallon. Analisando o estudo dos estáglos propostos por Piaget, Wallon fez inúmeros comentários onde evidenciava o caráter emocional em que os jogos se desenvolvem, e seus aspectos relativos à socialização.

Referindo-se a faixa etária dos sete anos, Wallon (1979) demonstra seu interesse pelas relações sociais infantis nos mo PAGFarl(F7 nos, Wallon (1979) demonstra seu interesse pelas relações sociais infantis nos momentos de jogo: A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas. (p. 10) O vocábulo “brinquedo”não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos de jogo, pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. Como objeto é sempre suporte de brincadeira. E brincadeira? É a ação que a criança desempenha ao oncretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Entre as concepções sobre o brincar, destaca-se as de Frbbel, o primeiro filósofo a justificar seu uso para educar crianças pré- escolares. Fróbel, foi considerado por Blow (1991) psicólogo da infância, ao introduzir o brincar para educar e desenvolver a criança.

Sua Teoria Metafísica pressupõe que o brinquedo permite o estabelecimento de relações entre os objetos do mundo cultural e a natureza, unificados pelo mundo espiritual. Um tipo especial de jogo está associado ao nome de Maria Montessori. Trata-se dos jogos sensoriais. Baseado nos “jogos Educativos” pensados por Frôbel – jogos que auxiliam a formação do futuro adulto Montessori, segundo Leif e Brunelle (1978), elaborou os “jogos sensoriais” destinados a estimular cada um dos sentidos.

Para atingir esse objetivo, Montessori necessitou pesquisar uma série de recursos e projetou diversos materiais didáticos para possibilitar a aplicação do méto PAGF3rl(F7 série de recursos e projetou diversos materiais didáticos para possibilitar a aplicação do método. Durante muito tempo confundiu-se “ensinar” com “transmitir”e, nesse contexto, o aluno era um agente passivo da aprendizagem o professor um transmissor. A idéia de um ensino despertado pelo interesse do aluno acabou transformando o sentido do que se entende por material pedagógico.

Seu interesse passou a ser a força que comanda o processo da aprendizagem, suas experiências e descobertas, o motor de seu progresso e o professor um gerador de situações estimuladoras e eficazes. É nesse contexto que o jogo ganha um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno. O jogo ajuda-o a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e imboliza um instrumento pedagógico que leva o professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.

Antunes (2000) elaborou um trabalho baseado nas áreas das inteligências que podem ser estimuladas através da utilização de um jogo, de natureza material ou até mesmo verbal. Incluem as dimensões: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, intrapessoal e inerpessoal. Na área de inteligência linguística temos como exemplos o jogo da forca, bingo gramatical e telefone sem fio. Na inteligência lógico- atemática o dominó, jogos das tampinhas, jogo das formas e baralho de contas. Na inteligência espacial temos o jogo da sucessão, jogo da memória e damas.

Muitos jogos infantis fazem parte do espacial temos o jogo da sucessão, jogo da memória e damas. Muitos jogos infantis fazem parte do folclore, que Cascudo (1979) definiu como a “cultura popular, tornada normativa pela tradição”. Os jogos populares, ao lado dos acalantos, parlendas, adivinhas e cantigas de roda, estão reunidos sob o título de “Folclore Infantil”. Os jogos tradicionais, como amarelinha, o esconde-esconde, a queimada, a cabra-cega etc. ão encontrados, nas diferentes regiões do mundo: Portugal, Espanha, França, Itália e outros.

Embora não seja objetivo deste artigo a investigação das dimensões antropológicas do jogo infantil, é imprescindivel o registro de sua importância no quadro cultural de qualquer comunidade onde está sujeito às influências de ordem social e político-ideológica como as demais manifestações culturais. Pode-se perceber a importância dos jogos e brincadeiras infantis para o desenvolvimento intelectual e social da criança, mas faz-se necessário também associar os mecanismos da prendizagem com a integridade do sistema nervoso.

Crianças com algum tipo de problema neurológico ou motor necessitam de materiais especialmente criados, para auxiliá-las nas atividades pedagógicas. Nos ocorreu uma pergunta: Se as brincadeiras infantis cooperam para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, por que alguns educadores resistem em adotá-las em seus planejamentos educativos, utilizando-as apenas como recreação informal? Provavelmente por tratar-se de algo que exija certo cuidado no seu planejamento e execução. Existem dois aspectos cruciais no emprego do cuidado no seu planejamento e execução.

Existem dois aspectos cruciais no emprego dos jogos como instrumentos de uma aprendizagem significativa. Em primeiro lugar o jogo ocasional, distante de uma cuidadosa e planejada programação, é tão ineficaz quanto um único momento de exercício aeróbio para quem pretende ganhar maior mobilidade ffsica, e em segundo lugar, uma grande quantidade de jogos reunidos em um manual somente terá validade efetiva, quando rigorosamente selecionados e subordinados à aprendizagem que se tem em mente como meta.

Em síntese, jamais pense em usar os jogos pedagógicos sem um rigoroso e cuidadoso planejamento, e jamais avalie sua ualidade de professor pela quantidade de Jogos que emprega, e sim pela qualidade dos jogos que se preocupou em pesquisar e selecionar. Referência bibliográficas 1 – ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 8a ed. Petrópolis, R. J: Vozes, 2000. 2 – SLOW, Susan. Simbolic education: a commentary on Frõbel”s mother play. Harris, W. T. (ed) New York an London: D. Appleton, 1991. 3 – CASCUDO, Luís da Câmara.

Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Melhoramentos, 1979. 4 – Enciclopédia Microsoft Encarta @ 2001 0 1993-2000 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. – LEIFT, Joseph e Brunelle, Lucien. O jogo pelo jogo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978 6 – PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Mana Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976 7 – SANTOS, Santa Maria Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico PAGFsrl(F7 Janeiro: Forense Universitária, 1976 7 – SANTOS, Santa Maria Pires dos.

Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. (org). Petrópolis, R. J. : Vozes, 1 999 8 – WALLON, Henri. psicologia e Educação da criança. Lisboa: Vega/Universidade, 1979 Mônica Oliveira da Silva Vicente Valentim Orientadora Educacional e Vocacional com Especialização em Psicomotricidade Educando com Alegria Nós educadores temos que ter em mente que para um aprendizado eficiente é necessário utilizar métodos que sejam atraentes para as crianças, que provoquem interesse.

Cada etapa da vida da criança obriga ao educando a utilização de métodos totalmente diferentes, pois a capacidade de atenção e absorção de aprendizados entre as idades são diferentes umas das outras. Quando ainda pequeninos (digamos que por volta dos 5 anos por exemplo) as brincadeiras são um material de grande potencial ois é algo em que as crianças aprendem sem muito esforço. ? necessário que se utilize brincadeiras adequadas tendo em mente que nem toda brincadeira, e principalmente quando usada de qualquer maneira, servirá para se desenvolver conhecimento. Algo que também é muito importante é o fato de sempre se buscar um objetivo final para essa brincadeira, ou seja, ter em mente que tipo de aprendizado a brincadeira em questão oferecerá para a criança. Enfim, acredito que a brincadeira é uma grande aliada do educador, além de ser um método que ficara na memoria daqueles que a desenvolverem.

Caso concreto 4 – penal 1

0

Aplicação Prática Teórica 1) Para comemorar seu casamento, André realizou sua despedida de solteiro em um bar com alguns amigos.

Read More

Aspectos subjetivos e objetivos de como abrir uma empresa

0

O estudo de viabilidade ajuda o empreendedor a identificar o melhor momento para começar ou ampliar seu negócio. Abrange etapas

Read More