A importância das empresas familiares no contexto mercadológico

Categories: Trabalhos

0

TCD – ADMINISTRAÇÃO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA É muito importante a permanência das empresas familiares no mercado, pois elas têm um papel significativo no desenvolvimento econômico e social do País, devido ao considerável número de empresas compostas por famílias. É importante que a empresa não invista apenas nos familiares atuantes na organização, mas também procure criar novas oportunidades para o restante da equipe que a compõe, ou seja, familiares e não familiares em termos de gerenciamento e sucessão, pois o comportamento organizacional e a sobrevivência starão fortemente p OF3 fatores. “OBJETIVO: Descrever o papel d elacionadas a estes no mercado e a preocupação em se manter nesse mercado. JUSTIFICATIVA: O Brasil tem entre 6 a 8 milhões de empresas, sendo que delas são empresas familiares. INTRODUÇÃO: As empresas familiares são consideradas a instituição universal mais duradoura, antes da Revolução Industrial. Elas se caracterizam em grande, médio ou pequeno porte, e têm um papel significativo no desenvolvimento econômico, social e até pol[tico de vários países.

DESENVOLVIMENTO: No Brasil, o perfil das empresas familiares é muito vasto vai da padaria a grandes grandes corporações, alcançando em média 2 milhões de empregos diretos no país. A participação no Produto Interno Bruto (PIB): é 12% do segmento agro business, 34% da indústria e 54% dos serviços. Mesmo diante de números positivos, a preocupação para manter uma empresa familiar no mercado é muito grande devido a sucessão que se não for bem planejada pode levar a empresa à falência. Só para se ter uma idéia, de cada 100 empresas familiares brasileiras, 30% chegam na egunda geração e apenas 5% na terceira geração.

Os números comprovam que muitas não conseguem sobreviver a esta passagem ou chegam lá com muita dificuldade. Na opinião da consultora em empresas familiares Priscilla de Mello, da Mello Associados de São Paulo, uma empresa só é considerada familiar após a sobrevivência por gerações e para se conseguir realizar uma sucessão é indispensável que os indivíduos (herdeiros e acionistas), se conscientizem de seu papel e que desenvolvam um trabalho de união do grupo em prol da erpetuação da organização. ? nesse momento que a família vai ter que ter a percepção necessária para escolher a melhor forma de sucessão – seja familiar ou profissional. Se for uma sucessão familiar cabe ao eleito se preparar para o cargo. Já se a sucessão for por profissional, é imprescindível que os acionistas realizem uma governança compar for por profissional, é imprescindivel que os acionistas realizem uma governança compartilhada até que estejam tranqüilos para passar a gestão plenamente para o profissional contratado.

CONSIDERAÇOES FINAIS: estarão fortemente pautados pelas atitudes relacionadas a estes Gerenciar e administrar uma organização requer conhecimento, habilidade, informação, criatividade e inovação. O gestor deve ser uma pessoa de visão que reconheça que os padrões de gerir de antigamente não são e não devem ser os de hoje. Sua atuação não está mais baseada em ações ordenadas e planejada, além de seu processo decisório estar fundamentado no racional e impessoal. REFERÊNCIAS: www. sebrae. com. br www. administradores. com 3

Análise e desenvolvimento de sistemas

0

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FUNDAMENTOS DE LOGICA E MATEMATICA DISCRETA ABAR. Celina A. A. p.

Read More

Comboios

0

A Obesidade O que é a obesidade? A obesidade échgjvhkbjlknmnçççççççççççççççççççççççççççççççççç çççççççbljhv ,jvljyligl b sd df a gad s fa f

Read More