A importância do ato de ler em três artigos que se completam (paulo freire)

Categories: Trabalhos

0

“A importância do ato de ler em três artigos que se completam” (paulo freire) Premium 3yVANUZASANTOS 07. 012 2 papes Resenha do Livro “A Importância do Ato de Ler em três artigos que se completam” (Paulo Freire) Resumo da Obra Paulo Freire, educador de origem pernambucana, tornou-se mundialmente conhecido por seu trabalho junto a países pobres, especialmente na África e América do Sul, dedicando-se á alfabetização de adultos, cuja experiência o levou a desenvolver uma metodologia própria que se tornou conhecida como “pedagogia da nos seus alunos a co ‘e ar 2 humano libertar-se d ndivíduo capaz de in Na obra int procurava despertar ue permite ao ser a e tornar-se um Vive.

Ato de Ler em três artigos que se completam (1 988), Freire afirma que, “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Com essa afirmação, o autor revela que o mundo que se movimenta para o sujeito em seu contexto pode ser diferente do mundo da escolarização. Com isso, a leitura das palavras na escolarização, ou de sua escrita, de nada implicaria na leitura da realidade.

No primeiro momento, o autor de forma clara e simples, nos relata usando uma metodologia própria baseada no mundo a sua infância e juventude, suas experiências como professor no ensino médio e também no segundo momento, sua postura sobre a alfabetização de adultos que considera mais do que ensinar, um ato político. E em um terceiro momento, Freire nos mostra o seu método de ensino e aprendizagem, que apenas consiste em ensinar aos aos educadores a usar expressões cotidianas e que fazem parte do contexto de cada grupo de alunos de uma certa região, o que, segundo Freire, facilita a aprendizagem e não somente a memorização.

Seu principal objetivo é aprimorar o que cada aluno tem interiorizado, enfatizando também a quantidade e leitura como importante para ajudar na compreensão de textos. Tendo em vista que, mais do que interpretar textos, a leitura consiste em avaliar o quanto se compreende do assunto tratado. Freire (1988) acredita que esse método seja o melhor para a assimilação de vários temas.

Pois, para o autor, ao lermos e interpretarmos textos, esses conteúdos são interiorizados automaticamente e não mecanicamente, como são ensinados em certas escolas. Portanto, o que está muito claro e objetivo nos três artigos que se completam, de Paulo Freire, é a valorização intrínseca da alfabetização. No que diz respeito a educação, a eitura é muito valiosa e tem o caráter de instruir, por isso, a atenção deve ser dobrada e redobrada.

Freire, não enxerga o ato de alfabetizar como um ato mecânico, e sim, como uma possibilidade de aproximação com a palavra, enquanto leitura de mundo, isso vale tanto para o aluno quanto para o educador. Val mals além, é preciso, portanto, sentir-se ativo enquanto leitor e consequentemente discutir com propriedade os assuntos enquanto divulgador de ideias e conceitos. Referência bibliográfica FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.

Getao empreendedora função do rh

0

gestao empreendedoraA competitividade crescente das empresas japonesas, sobretudo a partir dos anos 70, obrigou as empresas americanas (e mais tarde

Read More

Pao plano de negocio

0

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CET – CENTRO DE EXCELÊNCIA EM TURISMO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM GASTRONOMIA COMO EMPREENDIMENTO

Read More