A importância do nosso compromisso moral e ético na sociedade, e as conseqüências da falta dele nos tempos atuais

Categories: Trabalhos

0

A importância do nosso compromisso moral e ético na sociedade, e as conseqüências da falta dele nos tempos atuais Premium gy oracio 08, 2012 6 pagos SUMÁRIO: 1 . INTRODUÇÃO . 03 2. COMPROMISSO ÉTICO 04 3 A RESPONSABILIDADE DE CADA CIDADÃO COMEÇA NO to view nut*ge „ „ „ 08 LAR… 4 A ÉTICA RESULTA D INCONSCIENTE……… S CONSIDERAÇÕES REFERENCIAS 10 or6 R Ao COLETIVA vida moral e social. Essa reflexão pode seguir as mais variadas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida. ? necessário formamos uma comunidade ética, pois o homem, como qualquer outro ser, busca sua própria erfeição, como requisito da sua própria natureza. A grande verdade é que os valores das ações humanas, estão inscritas na própria essência do homem. A ética e a cidadania são importantes para a boa estruturação de uma a sociedade, a sua falta pode provocar autodestruição de uma sociedade. COMPROMISSO ÉTICO Qual é o nosso compromisso ético para melhorar a sociedade em que vivemos?

Madre Cristina dividiu a humanidade em três grandes grupos: o dos alienados; o dos que são contra a evolução histórica; e o dos comprometidos — aqueles que constroem a História e cuja missão é legar aos pósteros um mundo melhor. Agir com ética, defendendo seus direitos e respeitando os direitos dos outros, é ponto fundamental para que vivamos em paz. Os valores perenes devem ser ressaltados através do exemplo e da ação. escolhas do nosso cotidiano. É graças às “regras” criadas por anos de convivência em sociedade que definimos, dentro de nossa consciência, o certo e c errado, o bem e o mal.

A partir dessa definição interna, criada pela nossa convivência social e nossa própria personalidade, tomamos nossas escolhas diárias e construímos uma sociedade próspera. Não existe povo ou lugar que não tenha noções de bem e mal, e certo e errado. Da Grécia Antiga aos nossos dias, a ética é um conceito que sempre esteve presente em todas as sociedades. A ÉTICA É RESULTADO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA INCONSCIENTE Que estabelece o que é considerado aceitável nas relações entre o ser humano e seus contemporâneos, na preservação de sua história e na interação com as futuras gerações.

Define regras gerais de comportamento para garantir paz nas interações que estabelecemos com os habitantes da comunidade em que vivemos, seja ela um lugarejo ou todo o Planeta. Envolve, também, uma preocupação com o futuro, garantindo-se que ão estragaremos as cond- dos que virão depois de PAGF3ÜF6 surge de um projeto de autonomia e liberdade do ser humano. Não existe possibilidade de ética se as pessoas se percebem como não-autônomas e, portanto, não-responsáveis por seus atos e omissões.

A base de uma interação soclal saudável é a existência de redes de pessoas livres – não só para construir suas vidas com dignidade, como para responder por suas escolhas. Assim, voltando à escola sonhada por muitos aquela que formasse cidadãos que se perguntam ao concluir os estudos: o que posso fazer agora por mim e pelos membros da minha comunidade? ? necessário formamos uma comunidade ética, pois o homem, como qualquer outro ser, busca sua própria perfeição, como requisito da sua própna natureza.

A grande verdade é que os valores das ações humanas, estão inscritas na própria essência do homem. A ética e a moral são importantes para a boa estruturação de uma a sociedade. Para tanto, buscaremos o entendimento da ética e da moral como tendo uma importância inquestionável para o bom desenvolvimento de qualquer sociedade, pois trabalha diretamente com a responsabilidade do ato moral-social, pois toda decisão é um problema teórico-ético, pois verifica liberdade ou o determinismo a qual nossos atos estão submetidos.

Entendendo a origem e a aplicação da ética e da moral no contexto social, é possível analisarmos em que rumo nosso país esta caminhando, e verificar quais retomadas de direções precisaram tomar. importante que, estejamos prontos para discutir e refletir sobre a necessidade que a ética e a moral tem na formação de uma sociedade sadia. Isso é possível, através da compreensão de conceitos teóricos de n[veis sociais, com PAGF sociedade sadia. Isso é possível, através da compreensão de conceitos teóricos de níveis sociais, como a Ética, a moral, Politica a sua aplicação direta com o nosso querido país: Brasil.

Considerações finais por isso, a necessidade de estudar o desenvolvimento da ética e da cidadania na sociedade brasileira, como uma das causas de formação de uma sociedade com baixo nível de princípios morais e normas preestabelecida nv[vio social em harmonia, perfeição, como requslto da sua própria natureza. É verdade que os valores da ação humana estão inscrito na própria essência do homem (SEVERINO, 1997). Portanto uma prática recomendável é enfrentar, com espírito crítico, os acontecimentos que entram diariamente em nossas asas, pelo rádio, pela imprensa, pela televisão.

Afinal, são tantos os escândalos que já nos acostumamos à indiferença. Estamos perdendo a capacidade de indignação! E isso é perigoso. Vamos discutir, procurar soluções, exercer efetiva cidadania. A omissão faz o jogo dos maus. Nosso compromisso ético deve ser radical. Não adiantam contemporizações. É inegociável. A falta de um compromisso moral pode provocar autodestruição de uma sociedade, Logo, a falta de ética acarretaria a destruição dos valores e o total desrespeito às normas e aos direitos… seria a instituição do caos.

A situação do idoso no brasil

0

Introdução O envelhecimento é uma questão explorada por pesquisadores e estatísticos por meio de investigações cientificas encontradas em literatura nacional

Read More

Projeto de paa

0

AGCNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO SUSTENTAVEL DO BAIRRO DE LURDES – CNPJ: 12. 197. 499/0001-58 ENDEREÇO: RUA AFONSO CAÍRES –

Read More