A importancia economica do relevo brasileiro

Categories: Trabalhos

0

ESCOLA ESTADUAL A IMPORTÂNCIA ECONOMICA DO RELEVO TERRESTRE Aluno: Barra do Garças- MT abril de 2012 to view nut*ge or6 Artigo apresentado aprovação na discip pré-requisito de ação do (a) Professor “Aroldo de Azevedo” RESUMO O relevo é importante para a socledade, pnncpalmente no que se refere a lazer e economia. É uma fonte de lazer, pois se não fosse ele não existiria praias para se passar o verão e nem haveria montanhas para se esquiar ou para, de lá, saltar. Sua importância escavam a terra, provocando fendas no solo.

As plantas têm um papel importante como protetoras do solo, pois fornecem atéria orgânica e impedem sua destruição. A intervenção humana sobre a superfície terrestre, construindo e destruindo formas de relevo, é chamada de erosão antrófica ou acelerada, já que acelera processos naturais. Ações como o desmatamento ou o corte de um barranco para a construção de estradas causam grandes desequilíbrios e aceleram a erosão da superfície. PALAVRA-CHAVE: Relevo e Economia INTRODUÇÃO O relevo brasileiro é constituído de diversas formas, dentre elas, “serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies”, etc. ocasionadas, principalmente, por processos externos, como a chuva e o vento. Assim a definição do relevo terrestre ultrapassa a beleza, a imponência ou a monotonia de suas formas e diz muito sobre as influências que o espaço fisico exerce nas relações econômicas do homem com a natureza. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DO RELEVO BRASILEIRO O relevo é um aspecto da natureza e constituinte do espaço fisico que exerce grande fascínio sobre os olhares atentos à paisagem.

Seu significado ultrapassa a beleza, a imponência ou a monotonia de suas formas e diz muito sobre as influências que o espaço fisico exerce nas relações dos homens com a natureza. Cabe à geomorfologia – ramo da ciência geográfica que tem o relevo seu objeto de investigação – o estudo do relevo comprometido não apenas às denominações dos diferentes modelados da superf do relevo comprometido não apenas às denominações dos diferentes modelados da superfície terrestre, mas, também, em reconhecer de que maneira sua influência se manifesta na organização socio espacial.

A despeito dos métodos empregados nos estudos geográficos, que acabam distinguindo e distanciando demasiadamente uma geografia física de uma geografia humana, o que se pretende nas reflexões aqui expostas é contribuir para a compreensão do elevo no contexto das relações produzidas pelos homens entre si e intermediadas pela natureza. A abordagem do relevo, por sua vez, também não pode ir em sentido contrário a isso, pois só se pode compreender a orlgem de determinado tipo e forma do relevo quando são compreendidos outros componentes ambientais relacionados à sua gênese e dinâmica.

Além disso, o significado que o relevo assume para além de suas formas e processos constitutivos imbrica-se à dinâmica social na medida em que a sociedade o leva em consideração de acordo com os interesses que regem as distintas formas de ocupação e transformação do espaço errestre. Diante disso o relevo é importante para a sociedade, pnncpalmente no que se refere a lazer e economia. É uma fonte de lazer, pois se não fosse ele não existiria praias para se passar o verão e nem haveria montanhas para se esquiar ou para, de lá, saltar.

Sua importância também é vista na economia de muitas regiões agrícolas, já que alguns produtos só podem ser cultivados em certos lugares. Há cultivos que só podem existir e PAGF3rl(F6 já que alguns produtos só podem ser cultivados em certos lugares. Há cultivos que só podem existir em regiões em que o relevo seja propício para o aparecimento de rios. Montanhas, por exemplo, impede a passagem de chuvas e correntes de ar, logo lá não se podem desenvolver certos plantios. Lugares que vivem de turismo podem se destacar por praias, vales, montanhas e cordilheiras.

Novamente, a crosta terrestre ajuda no desenvolvimento de uma região. Assim como o relevo influencia na vida de pessoas, seres vivos, sendo eles animais e raízes de plantas que escavam a terra, provocando fendas no solo. As plantas têm um papel importante como protetoras do solo, pois fornecem matéria orgânica e impedem sua destrulção. A intervenção humana sobre a uperfície terrestre, construindo e destruindo formas de relevo, é chamada de erosão antrofica ou acelerada, já que acelera processos naturais.

Ações como o desmatamento ou o corte de um barranco para a construção de estradas causam grandes desequilíbrios e aceleram a erosão da superfície. AROLDO DIVIDIU O PAIS EM: A formação do relevo braslleiro decorre da ação de diversos elementos, como a estrutura geológica do território, os agentes internos, o tectonismo e o vulcanismo, e os agentes externos: as águas correntes e o intemperismo. Entre as principais características do nosso relevo, destaca-se o redomínio das formações sedimentares recentes, que ocupam 64% da superfície.

Tais formações se sobrepõem aos terrenos pré-cambrianos, mais an PAGF que ocupam 64% da superfície. Tais formações se sobrepõem aos terrenos pré-cambrianos, mais antigos, que formam o embasamento de nosso relevo, de origem cristalina, e que afloram em 36% do terntório. Como reflexo dessa estrutura geológica, de base sedimentar, a altimetria do relevo brasileiro vai caracterizar-se pelo predomínio das baixas e médias altitudes.

O relevo brasileiro, em sua formação, não sofreu a ação dos movimentos orogenéticos recentes, responsáveis pelo urgimento dos chamados dobramentos modernos e, por isso, caracteriza-se pela presença de três grandes formas: os planaltos as depressões e as planícies. Os planaltos e as depressões representam as formas predominantes, ocupando cerca de 95% do território, e têm origem e tanto cristalina quanto sedimentar. Em alguns pontos do território, especialmente nas bordas dos planaltos, o relevo apresenta-se muito acidentado, como a ocorrência de serras e escarpas.

As planícies representam os 5% restantes do território brasileiro e são exclusivamente de origem sedimentar. CONSIDERAÇOES FINAIS Ao concluir este artigo pude notar que ele foi muito importante para meu aprendizado, pois o estudo aprofundado sobre a importância econômica do relevo terrestre me fez ter uma nova visão sobre o quanto as formas de relevo influencia e influenciou na ocupação do espaço econômico pelo homem. Onde, hoje a maior vantagem da ocupação dos mesmos esta alta exploração das atividades agrícolas, dentre os diferentes tipos de solos.

REFEREN mesmos esta alta exploração das atividades agrícolas, dentre os diferentes tipos de solos. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ABREU, A. A. de. Análise geomorfológica: reflexão e aplicação. Tese de Livre DOCÊNCIA. FFLCH-USP. S. Paulo, 1982. BARBOSA, G. V. Formações superficiais e geomorfologia. In: Estudo e cartografia de formações superficiais e suas aplicações em regiões tropicais. Colóquio Interdisciplinar Franco-arasileiro. P. 151-156.

FFLCH, universidade de São Paulo. S. Paulo, 1983. CASSETI, V. Abordagem sobre os estudos do relevo e suas perspectivas (Notas prellmnares). Anais do Simpósio Nacional de Geomorfologia. Rev. Sociedade & Natureza, Uberlândia, ano 3, n. 15, p. 37-43, jan/dez, 1996.. CHRISTOFOLETTII, A. O desenvolvimento da Geomorfologia. NOt. Geomorfológica, Campinas, v. 2, n. 23. p. 13-30, 1972. GUTEMBERG, B. Changes in sea cevei, post-GIacial upiift and Mobility of the Earth’s Interior. Bull.

Geol. Society of Amer. n. 52, p. 721-71, 1941. MOREIRA Igor, “O espaço geográfico”Nunes, B. de A; Ribeiro, M. l. de C; OLIVA Jaime, “Temas da geografia mundial” OLIVEIRA, J. B. de. Formações superficiais: viabilidade de emprego em projetos de planejamento territoriais e de execução no Brasil. Colóquio Estudo e Cartografia de Formações Superficiais e suas Aplicaçoes em Regoes Tropicais. S. Paulo, vol. l, 303-310, 1978 (1983). WILLIAM V. , “Brasil – sociedade e espaço”

A familia contemporânia

0

Introdução A família contemporânea passa por mudanças em muitas dimensões, especialmente nas relações intergeracionais e de intimidade, caracterizadas pela maior

Read More

Economia

0

[pll$] c/’ Economia Desenvolvimento no plano Cruzado o programa de de 28 de fevereiro de 1985 que promoveu uma monetária

Read More