A mecânica da respiração

Categories: Trabalhos

0

A MECÂNICA DA RESPIRAÇÃO Inspiração e Expiração A respiração envolve o trabalho dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais) contra a resistência mecânica da caixa torácica, a elasticidade do pulmão e a resistência das vias aéreas ao fluxo dos gases. Estes músculos atuam para insuflar e desinsuflar os pulmões por melo da geração de diferenças de pressão, causadoras do movimento de ar, pelas vias aéreas e relacionadas com a complacência pulmonar.

A pressão entre as pleuras visceral e par- atmosfera fazendo c elástica dos pulmões, expraçao. Trocas gasosas OFY page ativa em relação ? suflem; a retração vimento, auxilia na A difusão dos gases é, para a respiração, um processo físico importante, pois é através dele que 0 02 do meio externo passa para as células e o C02 segue em sentido oposto, ou seja, enquanto o oxigênio é captado, o dióxido de carbono é liberado para o meio externo. O transporte do 02 está relacionado diretamente com as hemácias. 02 liga-se por uma reação instável à hemoglobina, que é uma proteína presente no in interior das hemácias, nos capilares sanguíneos existentes no nterior dos septos alvéolos, sendo liberado nos capilares, onde a pressão de 02 é baixa. O transporte do C02 é um pouco mais complexo, pois se Inicia no local da sua formação no interior da célula (matriz citoplasmática) ou da mitocôndria. Ali não existe fluxo de líquido para carregar o metabólito para fora da célula, além disso, a membrana celular impede a passagem de ions bicarbonato.

Portanto todo o C02 produzido deve deixar a célula por difusão de moléculas gasosas dissolvidas, sem carga elétrica, que se movimentam de regiões de alta pressão de C02, no interior da célula, para regiões de ressões parciais inferiores, presentes nos capilares. O transporte do C02 também está na dependência das hemácias, pois somente 10% é transportado como gás dissolvido no plasma, enquanto os 90% restantes estão relacionados com as hemácias.

Assim que a molécula de C02 penetra num capilar, parte dissolve- se no plasma (10%), outra parte (porção desprezível) combina- se com a água formando ácido carbônico, processo muito lento, pois o plasma não contém anidrase carbônica. Uma terceira parte reage com os agrupamentos amina (NH2) resíduos dos aminoácidos das proteínas pla erceira parte reage com os agrupamentos amina (NH2) resíduos dos aminoacidos das proteínas plasmáticas gerando carbamina- compostos. No entanto a maior parte do C02 é transportado até os alvéolos pulmonares graças às hemácias.

O C02 interage com as hemácias de três maneiras: a) pequena parte fica dissolvido no citoplasma das mesmas; b) pequena porção reage com o NH2 da hemoglobina; e a maior parte (80%) combina-se com a água no seu interior devido a presença de uma enzima denominada anidrase carbônica, formando ao final bicarbonato. Esta enzima celera a formação de ácido carbônico cerca de 100 000 vezes, sendo que este ácido ao final se dissocia formando íons bicarbonato e H* que são transportados no plasma.

Determinando-se o conteúdo de oxigênio e de dióxido de carbono do sangue arterial elou venoso de um órgão pode-se estabelecer o consumo de 02 e a produção de C02 (proporção de trocas gasosas). Quando o fornecimento de oxigênio é diminuído, denominamos hipoxia; quando tal fornecimento é completamente interrompido fica estabelecido um estado de anoxia. Da mesma forma quando o C02 encontra-se elevado, denominamos hipercapnia. 3

Engenharia

0

Departamento de Engenharia e Arquitetura Disciplina: Automação e Controle Prof. Murilo Plínio Aluno: III AVALIAÇÃO – VALOR: 10,0 Trabalho de

Read More

Falta de braços no reconcavo baiano no final do século ixx

0

ACHAMENTO: CUNHA, Sílvio Humberto dos passos. Resolve-me ou eu te Devoro! Uma discussão sobre a falta de braços no Recôncavo

Read More