A necessidade de gestores no século xxi: liderança empresarial x gerenciamento eficaz

Categories: Trabalhos

0

RESENHA CRÍTICA A NECESSIDADE DE GESTORES NO SECULO XX: LIDERANÇA EMPRESARIAL X GERENCIAMENTO EFICAZ Segundo o autor CALVOSA e et al, um bom administrador deve ser um bom líder capaz de comandar e servir de exemplo para um determinado grupo de pessoas. Para se administrar qualquer ramo seja ele empresa, família, comunidade e pais é necessário a presença de um Iíd comandar o grupo. rs Nesse sentido, os pri ipai•sc são a necessidade de atual que levem o cr rvir de exemplo e utor Cita no texto s no mundo esa, levando em consideração as habilidades e os conhecimentos que essas unções precisam ter para alcançar os objetivos e as metas da organização. Assim, ele mostra que as funções dos líderes e gerentes são ligadas entre si, mas ocupam papéis diferentes dentro da organização.

Partindo do princípio acima podemos afirmar que o líder é responsável por incentivar as pessoas, preocupar-se com o bem estar de todos, fazer com que as pessoas não trabalharem apenas pelo dinheiro e sim pelo futuro promissor e as oportunidades que vão surgir para o crescimento profissional de cada um. Por outro lado, o papel do gerente é analisar e cuidar as atividades que os funcionários estão fazendo, v Swlpe to vlew next page ver quantas pessoas são necessárias para o funcionamento da empresa e garantir que as tarefas sejam concluídas no prazo certo e que estejam bem feitas.

Baslcamente podemos dizer que o gerente faz com que os outros façam e o líder faz com que os outros queiram fazer. O autor finaliza: diante de todas essas mudanças que estão acontecendo no mundo atual em que vivemos, o líder do século Ml deve estar preparado para compreender e estar à frente das mesmas. Nesse contexto, primeiro é preciso que ele conheça e domine a si próprio para poder selecionar, treinar e desenvolver as pessoas a exercerem diversas funções encontrando nelas os melhores talentos.

Ele deve ainda, conhecer o mundo e criar estratégias de crescimento e desenvolvimento para a empresa, estar próximo aos clientes, pensar em formas de como gerar mais lucros diminuindo os custos e ter uma equipe que seja enxuta. Ao mesmo tempo deve ser ágil para cumprir as tarefas e atingir os objetivos que a empresa precisa ter para crescer no mundo atual, ada vez mais rigoroso e competitivo. Pela ideia do autor, a necessidade de líderes é realmente fundamental para o crescimento de qualquer organização.

Por exemplo, nas escolas, famílias e empresas é preciso que existam líderes capazes de comandar o grupo, caso contrário sena uma bagunça, pois cada um faria o que quisesse, mandariam a si mesmo, não teriam limite PAGFarl(F3 contrário seria uma bagunça, pois cada um faria o que quisesse, mandariam a si mesmo, não teriam limites, as coisas não seriam organizadas e os objetivos demorariam acontecer. Enfim toda organização estaria comprometida no aspecto de desenvolvimento e crescimento social.

Hoje na sociedade em que vivemos, realmente vimos que é indispensável à presença de um líder e de um gerente, principalmente em uma empresa onde os niveis hierárquicos são muitos. Nessa perspectiva, numa empresa de porte maior existe o proprietário que determina as obrigações, o líder que incentiva os funcionários a darem o melhor de si, o gerente que analisa e cuida das atividades que os funcionários fazem e os funcionários que exercem suas funções, dando o melhor de si ara conseguirem cargos melhores e fazer com que a empresa cresça.

Em suma, poderíamos dizer que é agindo em grupo que se constrói uma sociedade mais forte e unida para enfrentar todas as mudanças e obstáculos que vão surgindo no mundo. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS CORREIA, Flavia Leal. MOURA, Jaqueline Mateus d. CALVOSA, Marcello Vinicius Doria et al. A necessldade de gestores no século XXI: Liderança empresarial X Gerenciamento eficaz. Disponível em: wvm. economia. aedb. br/seget/ artigos05/341 _ corpo. pdf Acesso em 5 de março de 2012. PAGF3ÜF3

Relatorio de estagio educação infantil

0

ARTIGO CIENTIFICO DEFINIÇAO _ Artigo de revisão: Parte de uma publicação que resuma, analisa e discute informações já publicadas. Primeiro

Read More

Funções aplicadas

0

FUNÇÕES APLICADAS 1. 1 FUNÇÃO DEMANDA A função de demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado

Read More