A origem e evolução da internet

Categories: Trabalhos

0

Introdução O que é a Internet ? A Internet é nada mais nada menos do que um mecanismo de disseminação da Informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interacção entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas. A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como até então nenhuma outra invenção foi capaz de o fazer.

A origem da Internet A Internet surgiu a partir de um projecto da agência norte- americana Advanced Research and Projects Agency Swipe to nex: page (ARPA) objetivando c epartamentos de p uis PACE 1 ors ARPANET , que interli va to view da Califórnia , LA e Sa a Stanford e Universid s dos seus u à partir da : Universidade e Pesquisa de em 1969 Os pesquisadores e estudiosos do assunto receberam o projecto à disposição, para trabalhar. Deste estudo que perdurou na década de 70, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) , grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje.

A origem da Internet A Universidade da Califórnia de Berkley implantou os protocolos TCP/IP ao Sistema Operativo UNIX , ossibilitando a integração de várias universidades à ARPANET . Nesta época, início da décad década de 80 , redes de computadores de outros centros de pesquisa foram integrados à rede da ARPA . Em 1985 , a entidade americana National Science Foundation (NSF) interligou os supercomputadores do seu centro de pesquisa, a NSFNET , que no ano seguinte entrou para a ARPANET .

A ARPANET e a NSFNET passaram a ser as duas espinhas dorsais (backbone) de uma nova rede que junto com os demais computadores ligados a elas, era a INTERNET . Dois anos depois, em 1988 , a NSFNET passou a er mantida com apoio das organizações IBM, MCI (empresa de telecomunicações) e MERIT (instituição responsável pela rede de computadores de instituições educacionais de Michigan), que formaram uma associação conhecida como Advanced Network and Services (ANS).

Em 1990 0 backbone ARPANET foi desactivado, criando-se em seu lugar o backbone Defense Research Internet (DRI); em 1991/1992 a ANSNET , que passou a ser o backbone principal da Internet ; nessa mesma época iniciou-se o desenvolvimento de um backbone europeu (EBONE), interligando alguns países da Europa à Internet . A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas académica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, Ul_Jnet, Sprint,… como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial. Como funciona a Internet? Como é gerida? Não há nenhum gestão centralizado para a Internet . A Internet é uma organização livre, nenhum grupo a controla ou a mantém economicamente. Muitas organizações privadas, universidades e agên a controla ou a mantém economicamente. Muitas organizações rivadas, universidades e agências governamentais sustentam ou controlam parte dela. Todos trabalham juntos, numa aliança organizada, livre e democrática.

Organizações privadas, variando desde redes domésticas até serviços comerciais e provedores privados da Internet que vendem acesso à Internet. Cada utilizador administra e controla sua própria rede Todas as redes colaboram entre si para dirigir o tráfego da Internet , de modo a que as informações possam percorrê-las. Todas essas redes e organizações formam o mundo conectado da Internet . Para que redes e computadores cooperem desse modo, entretanto, ? necessário que haja um acordo geral sobre alguns itens como procedimentos na Internet e padrões para protocolos.

Esses procedimentos e padrões encontram-se em RFC s (requests for comment) sobre os quais os utilizador e organizações estão de acordo. Diversos grupos orientam o crescimento da Internet ajudando a estabelecer padrões e orientando as pessoas sobre a maneira adequada de usar a Internet. Internet Society: é um grupo privado sem fins lucrativos. Suporta o trabalho da Internet Activities Board (IAB), a qual controla muitas das emissões por trás das cenas e arquitetura da Internet. Internet Engineering Task Force da IAB: É responsável pela supervisão do envolvmento dos protocolos TCP/IP da Internet. Trabalha na tecnologia da rede.

A IAB também é responsável pela designação de endereços IP da rede através de Internet Assigned Numbers Authority . Além disso, dirige a Internet Registry (Central de Registros da Internet), que controla o Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínio) e trata da associação d PAGF3rl(FS da Internet), que controla o Domain Name System (Sistema de Nomes de Dominio) e trata da associação de nomes de referência endereços IP World Wide Web Consortium (W3 Consortium, Consórcio da Teia Mundial) desenvolve padrões para a evolução da parte de crescimento mais rápido da Internet, a Teia Mundial (World Wide Web).

Laboratory for Computer Science: controla um consórcio da indústria no Massachusetts Institute of Technology Colabora com organizações por todo o mundo, como o CERN , os originadores da Teia. Ele serve como um depósito de informaçóes sobre a Teia para desenvolvedores e utilizador; implementa padrões da Teia e realiza protótipos, e usa aplicações exemplo para demonstrar nova tecnologia. As redes são conectadas de vános modos. para fins de eficiência, as redes locais unem-se em consórcios conhecidos como redes regionais.

Uma variedades de linhas arrendadas conectam redes regionais e locais. As redes regionais fornecem e mantêm acesso dentro de uma área geográfica. Podem consistir de pequenas redes e organizações dentro da área que se uniram para oferecer um serviço melhor. As linhas arrendadas que conectam redes podem ser tão simples como uma única linha telefónica ou tão complexas com um cabo de fibra óptica com enlaces de microondas e transmssões de satélite. Backbones (alicerces) linhas de capacidade extremamente alta – transportam grandes quantidades tráfego da Internet .

Esses backbones são sustentados por agências governamentais e por corporações privadas. Alguns backbones são mantidos pela National Science Foundation Quais os serviços da Internet? Correio electrónico: permite-n PAGF Internet? Correio electrónico: permite-nos enviar e receber e-mails, partilhar ficheiros, informações, entre outros… I RC: Estabelecer contacto com outros utilizadores através de salas de chat, mirc, msn, etc… Download e Upload : partilha de músicas, fotos, vídeos, jogos, tc.. Lazer: Jogar on-line com outros cibernautas…

E-Commerce / Business-to-Business / E-Business: ComprarNender produtos em lojas ou a outros utilizadores pela internet… Pesquisa de informação: Recolher informações, documentários, através de motores de pesquisa, participar em fóruns, publicar anúncios, A EVOLUÇÃO DA Internet Atualmente, a internet é um universo crescente de páglnas interligadas e aplicações repletas de vídeos, fotos e conteúdo interativo. O que o usuário médio não vê é a interação entre as tecnologias web e os navegadores, que torna tudo isto possível.

Ao longo do tempo as tecnologias web têm evoluído para dar aos desenvolvedores a capacidade de criar novas gerações de experiências uteis e imersivas. A internet de hoje é um resultado dos esforços em curso de uma comunidade aberta que ajuda a definir essas tecnologias web, como o HTML5, CSS3 e WebGL e a garantir que eles são compatíveis com todos os navegadores web. Entre as tecnologias web e os navegadores, permitindo a criação de muitos aplicativos web poderosos que usamos diariamente. Mosaic, NetScape, Opera, Internet Explorer, Safári, Firefox, Chrome, Chrome OS.

Eletricidade basica

0

Primeira EDIЗГO Werther Serralheiro MINISTЙRIO DA EDUCAЗГO SECRETARIA DE EDUCAЗAO MEDIA E TECNOLOGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAЗГO TECNOLУGICA DE SANTA

Read More

Sociologia

0

a autora na sua introdução ao inquirir suas propostas de para que serve a filosofia desde sua origem, o seu

Read More