A psicologia organizacional e gestao por competencia

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO OZEANE DOS SANTOS QUINTANILHA ar 8 to view nut*ge A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E A GESTÃO POR COMPETENCIA cuidados ao medi-lo INTRODUÇÃO Muito embora as novas teorias façam a indicação da importância de se valorizar os indivíduos nas organizações, vemos que pouco se dá importância a isso e o resultado é que, na pratica, os trabalhadores vivem atualmente um maior dasânimo ou desmotivação no seu trabalho, por não encontrarem incentivos que levem a terem grande motivação.

A consequência da desmotivação no trabalho podem fazer surgir vários problemas tanto para as organizações como também para as pes organizações podem DESENVOLVIMENTO Motivação: conceito e pelo menos dois modelos possíveis de serem utilizados. Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e slgniflcado para o trabalho (Lopes, 1980, p. 23; Ribeiro, 1994, p. 32). ? o objetivo que se imagina possuído pelos outros e que em eral contamos encontrar em alguma meta imediata e notória, como ambição de dinheiro, desejo de segurança seu esforço para ter prestigio No entanto, as metas pelas quais as pessoas parecem lutar, ao serem analisadas, frequentemente são apenas meios de alcançar uma outra meta mais fundamental. Sendo assm, a riqueza, a segurança, a posição elevada e todas as demais metas, que supomos ser a “causa” do comportamento humano, não passam de instrumentos de que se serve o indivíduo para atingir se verdadeiro objetivo, que é ter personalidade própria (Boss, 1997, p. 0) Motivação é conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de camada fisiológica, mental ou afetiva, que pela a qual agem entre si e fazem determinar o comportamento de uma pessoa, fazendo com que sua vontade e interesse para a realização de uma tarefa ou ainda de ação conjunta. Porque a motivação vem de dentro das pessoas, não a possibilidade de ser imposta. Fazer despert das pessoas para que diferente no que se refere a motivação, porque as necessidades variam de pessoa para pessoa, fazendo com que cada um tenha tenham padrões de comportamentos diferentes.

Maslow citado em Montana & Charnov (1995: 2005) afirmava que: “existem cinco sistemas responsáveis por grande parte do nosso comportamento”. Ele colocou esses sistemas em uma escala hierárquica, indo do mais primitivo e imaturo para o mais civilizado e maduro: Sobrevivência proteção ou segurança; necessidade de pertencer a um lugar; estima ou ego; e auto- estima. Necessidades Socials: são as necessidades que estão relacionadas com a vida em sociedade do individuo com outras pessoas. São as necessidades de associação, de participação, de ceitação por parte de amigos, de troca de amizade, de afeto e carinho.

Estas necessidades surgem quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e segurança) estão mais ou menos satisfeitas. Percebe-se que quando as necessidades sociais não estão completas, a pessoa se torna resistente, antagônica e acima de tudo hostil com relação às pessoas que a cercam e as conduzem normalmente à falta de adaptação social e à solidão. Necessidades de estima: são as necessidades que tem relação com a maneira em que a pessoa se vê e se avalia, ou seja com a auto-avaliação e auto-estima.

Isso tem à vê com a auto-apreciação, auto-confiança, e acima de tudo com a necessidade de aprovação social e de reconhecimento, de status, prestigio e de consideração. A satisfação dessas necessidades conduz a sentimentos de autoconfiança, de valor, força, prestigio, poder, capacldade e utilidade. Estresse: conceito e gerenciamento Estresse é com certeza odemos definir com um grau de desgaste tanto no da mente, que com a mais PAGF podemos definir com um grau de desgaste tanto no corpo como da mente, que com a mais absoluta certeza poderá atingir a níveis degenerativos.

Quando se está com estresse sente-se a sensação de estar nervoso, agitado, neurastênico ou debilitado podem sinais evidentes de que se estar com estresse. Portanto, estresse não implica necessariamente uma alteração mórbida, a vida normal também acarreta desgaste na maquina do corpo. A palavra estresse quer dizer “pressão”, ‘tenção” ou “insistência”, então estar estressado quer dizer “estar sob pressão” ou “estar sob a ação de estimulo insistente”. ? muito importante não confundir estado físico de estresse com estado de alarme de Cannon, pois há alguns critérios estabelecidos para ue se possa assumir que uma pessoa está estressada e não simplesmente com alerta temporária. Para se fazer um gerenciamento do estresse é preciso disponibilizar conhecimentos teóricos e práticos para as pessoas de forma geral, se tratando de uma organização empresarial ou industrial levar os conhecimentos aos funcionários sobre o tema estresse, por meio de mini-cursos, bnncadeiras lúdicas, interação empresa/família.

Sensibilizar o grupo sobre os efeitos negativo do estresse, tentar refletir sobre medidas de prevenção e também a capacidade de adaptação da pessoa em relação às varias ituações que poderão advir no cotidiano nosso de cada dia, por meio de dramatizações, praticas de exercícios de alongamentos e trabalhos em grupo. Llderança: conceito e eficácia. Liderar é obter resultados através de pessoas, o que significa que o requisito básico a ser cobrado dos lideres deveria ser a capacidade para lidar com essoas. mportante frisar algumas considerações: as a alma, a ener para lidar com pessoas. É importante frisar algumas considerações: as pessoas são a alma, a energia, a vontade e a inteligência das empresas. Para tanto a preocupação com o lucro está diretamente unda a satisfação dos empregados, tendo em mente que quanto mais satisfeito estão melhor produzem e, com certeza, menos erros de produção acontecerão quando o líder favorece o crescimento grupal.

A verdadeira função do [der é fazer com que seus liderados se sintam influenciados, através de um comportamento orientador, facilitador, esclarecedor, atuando diretamente com a equipe de trabalho em que ele lidera. Um líder de qualidade precisa conhecer a situação em que a empresa se encontra, sua cultura, seu negocio e quais ão suas metas, de tal maneira que possa fazer a utilização dessas informações como suporte para resolver problemas administrar o futuro da empresa.

A empresa que possui lideres com grande capacidade, que ainda sejam bem sucedidos e com forte tendência de motivação dispõe de um patrimônio e de uma vantagem competitiva. Para que seja um bom líder a pessoa tem ser possuidora de algumas qualidades que possam lhe qualificar com tal profissional, para seja bem sucedido no ato de liderar, terá que ter boa comunicação (saber ouvir e negociar), ter estilo de liderança adequada, ser motivador (lealdade ? empresa), eficácia (estabelecer e alcançar objetivos), firmeza (honestidade) e poder de decisão (capacidade e velocidade nas decisões, facilidade na escolha da prioridades).

Poder: conceito e aplicação Ao analisar o poder Weber (1191, p. 16) fala do conceito de potencia que se undo ele seria: “toda oportunidade de impor a sua própria vo rior de uma relação social, oportunidade de impor a sua própria vontade, no interior de uma relação social, até mesmo contra resistências, pouco importando em que repouse tal oportunidade”. Nessa definição, apesar de parentemente idênticos os conceitos de poder e potencia, distinguem-se pelo fato do primeiro apresentar um elemento diferenciador, qual seja, a especificidade.

Por isso tradicionalmente o poder é visto como algo que é exercido por um agente com capacidade de fazer impor sua vontade a outra pessoa ou grupo de pessoas não importando se está presente ou mesmo ausente. Entende-se ainda que o poder deve ser entendido como uma relação entre dois indivíduos, de maneira que um determina o comportamento do outro, com o animo de tirar- lhe alguma vantagem, econômica ou não, de tal maneira que ssa relação seja influenciada pelo estado, pela a cultura, pelos costumes, pelas instituições enfim, pelas as forças sociais que existem naquele determinado aglomerado social. onsiga mudanças significativas e tão almejadas em tempos que temos muitos programas de qualidade é preciso que se tenha profissionais criativos e com capacidade de se tornarem agentes de transformação organizacional que seja baseado em atitudes capazes de inovar através de pessoas e com pessoas. Colocar em pratica o aprendizado das ciências que estudam o comportamento humano. A grande competitividade de um mercado cada dia ltamente competitivo deve nos levar a orientação para se fazer a substituição de modelos superados e propiciar um modelo novo de se fazer gerencias de negócios e de liderar as pessoas.

Portanto ao fazer um mapa das motivações grupais e individuais, ao construir um mapa da historia da vida, os interesses, que é a linha de base de cada colaborador, estaríamos fazendo uma mensuração de que tipo de estratégia seria necessária para cada pessoa me ou departamento, no sentido de levar pessoas ao desenvolvimento pessoal e para a obtenção de objetivos organizacionais. BIBLIOGRAFIA PAGF8rl(F8

Comportamento organizacional

0

A inovação consiste no gerenciamento das informações que nos são dispersas, saber se antecipar as expectativas e necessidades do mercado

Read More

Fontes e antecedentes dos direitos fundamentais

0

A doutrina dos direitos do Homem não nasceu com as Revoluções Francesa ou Industrial e com a independências das colônias

Read More