A trajetória histórica da educação brasileira

Categories: Trabalhos

0

A trajetória histórica da educação brasileira O Período Pré-Republicano: instalação da educação jesuítica, rejeitando a educação indígena e impondo a européia, representando a primeira organização da educação brasileira, centrada no proselitismo e no noviciado. No Período Pombalino a educação visa atender os interesses do Estado e não mais da Igreja. Após o afastamento de Pombal, instala-se o subsídio para o ensino primário e médio.

Com a vinda da Famílla Real, ocorre a implantação da cultura no Brasil, com divulgação de informações e discussão de questões politicasCom a Independência do Brasil, o page através da Constituiç gratuita a todos os ci dã A Primeira Repúbl e secundária do Dist o ensino voltado a cl ora nstruçao pública é instrução primária universidades, com uência positivista. A chamada Escola Nova, reivindica a escola pública à todos, a fim de alcançar uma sociedade igualltária e sem pnvllégios. A Era Vargas e o Estado Novo: criação do Ministério da Educação e Saúde Pública.

Estabelecimento de um sistema educacional, dividindo o ensino secundário em dois ciclos, objetivand objetivando uma educação pública, gratuita, mista e laica. A Queda de Vargas e a democracia populista: a constituição estabelece o ensino a todos, com obrigatoriedade ensino prmério, com exigência de títulos e provas para o exercício do magistério, com o ensino religioso optativo, descentralização do ensino, responsabilizando também o estado, criação de uma vinculação orçamentária a educação, a União legisla sobre as diretrizes e bases da educação no país.

Criação da LDBÉN. O Golpe de 64 e o Regime Militar: caráter antidemocrático, numa perspectiva tecnicista, baseada na Filosofia positivista e na psicologia behaviorista. Instalação do Mobral. Ajuda internacional para a educação no país. A Década de 1990 e a atual Lei de Diretrizes e Bases: educação com papel inovador da sociedade com a função de reprodução e manutenção do sistema.

A educação básica define diretrizes para a formação de professores. A LDBEN de 1996, define novos objetivos à educação básica, regulamentando o ensino infantil, médio, superior e profissionalizante, define os requisitos de formação dos professores, e os recursos destinados à educação, incluindo a educação de jovens e adultos como modalidade de ensino.

Excel

0

ntroduзao O Excel se apresenta como uma pasta de grandes tabelas, cada qual chamada de planilha (sheet). As planilhas sгo

Read More

Segurança do trabalho

0

SUMÁRIO INTRODUÇAO 1. 1 DADOS DA OBRA 2. ESTUDO DO PPRA – NR09 2. 1 QUANTO À ESTRUTURA DO PPRAANALISADO

Read More