A utilização dos jogos educativos na educação infantil

Categories: Trabalhos

0

RESUMO O presente trabalho é uma investigação teórica, sobre a utilização do computador na educação, tendo como principal objetivo, a pesquisa e identificação de atividades e jogos que contribuam para a educação infantil, abordando a importância destes no desenvolvimento educacional dos alunos.

Embasados em pesquisas bibliográficas, é apontado a influência do computador no comportamento soclal e emocional de crianças, suas vantagens e a importância na aprendizagem, bem como a indicação de alguns jogos que podem ser utilizados nessa modalidade de ensin cooperar para a cons r aux[lio do computad como e aprendizagem, e desenvolvimento de o, poderá vir a Jogos, com o na construção sultando no , conscientes e participativos.

Portanto, esse estudo pretende contribuir para a reflexão do professor que trabalha na educação infantil visto que apresenta-se neste, algumas formas de utilização pelo professor, qual seu papel diante de atividades que necessitam do uso do computador como ferramenta de ensino e sua importância para a realização destas, fazendo-o analisar seus métodos de ensino, para que ajude na formação de pessoas mais conscientes de sua função na sociedade em que vivem. Palavras-Chave: Educação Infantil, computador, jogos, professor. ddressing the importance of educational development of students. Grounded in research literature, is pointed to the influence of computer on social behavior and emotional development of children, their advantages and importance in learning, and an indication of some games that can be used in this mode of education. Thus, work is likely to cooperate in the consideration of the use of games, with the aid of the computer as a teaching resource in the construction of learning, in consequence, resulting in the development of students more ctive, conscious and participatory.

Therefore, this study aims to contribute to the reflection of the teacher who works in early childhood education because it presents some ways to use the teacher, What their role in activities that require the use of computers as teaching tools and their importance for their attainment, making him look his teaching methods, to assist in training people more aware of their role in their society. Keywords: early childhood education, computer, games, teacher. INTRODUÇÃO Este artigo teve como obi PAGF 34 r sobre as contribuições pois vê-se a necessidade de que a mesma esteja articulada com o otidiano em que vive.

Sabe-se que o papel da educação é preparar cidadãos para vivenciarem uma sociedade que se encontra em constante modificação, e esta, cada vez mais exige pessoas capazes de lidar com essas mudanças, ou seja, estar a cada dia buscando sua atualização nos mais diversos assuntos, principalmente nos relacionados às tecnologias. A utilização do computador na educação vem propiciando a educadores e educandos um ambiente de estímulo a aprendizagem através da união dos recursos que a informática possui.

Para tanto, a preparação do aluno para a vida, também é apel do professor, sendo necessário que os objetivos do uso de computadores aliado aos jogos educativos em sala de aula tenha um significado totalmente educacional. O uso de computadores nas escolas está aumentando cada vez mais, diversos jogos educativos também já estão disponíveis, sendo estes muito utilizados, principalmente em laboratórios de informática em várias unidades escolares.

A utilização do computador como ferramenta pedagógica aliada aos jogos educativos, tem se tornado uma forte tendência, que vem sendo incentivada por diversos recursos tecnológicos que stão cada vez mais sofisticados e acessíveis. O jogo educativo tem a função de proporcionar ao educando um ambiente crítico, fazendo com que este se sinta sensibilizado para a aprendizagem. Portanto, pretende-se nesse artigo demonstrar como a utilização do computador através de jogos educativos, pode ajudar a estimular e motivar a educação de crianças, bem como a importância do professor para a inserção destas.

O principal objetivo neste trabalho é fazer uma explanação sobre PAGF para a inserção destas. a utilização dos jogos com o auxilio do computador, dando ênfase a importância de sua utilização na educação de crianças, para isso, será descrito sobre o computador como uma ferramenta no auxílio a aprendizagem, a utilização dos jogos educativos como recursos didáticos, bem como o professor no acompanhamento dessas atividades. EDUCAÇAO INFANTIL É notável que a sociedade esta em constante modificações, e, em relação a educação, ultimamente, tem se debatido muito sobre a função das escolas de educa ão infantil, quanto sua colocação, ou sela, conhecer a crianç as suas necessidades e 4 Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 23): Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. ? importante ressaltar, porém, que essas aprendizagens, de natureza diversa, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil. Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em ma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Através disso, pode-se dizer que a instituição infantil, deve proporcionar ambientes de experiências unicas, espaços que modificam, libertam e acolhem as crianças para que possam criar, recriar e exibir sua maneira de agir e se expressar. Sabe-se que a criança é um ser único e, de acordo com a Revista em Aberto (2001), a criança é o imaginário da sociedade e de seus pais e para realizá-lo, mil jeitos e ambientes são criados.

As instituições, como as escolas elou pré-escolas, por exemplo, tem antes de tudo que acolher essas crianças, de estar sempre inovando, de estar aberta para o original, o criativo, o novo, fazendo com que elas se aproximem desse imaginário. Nesse caso, entende-se que, para se desenvolver essas atividades que acabam por preparar o indivíduo para a realidade, é necessário estar atento e estar sempre em busca de novos conce PAGF s OF para a realidade, é necessário estar atento e estar sempre em busca de novos conceitos e desafios, observando sempre qual a características das crianças em que se vai trabalhar.

Piaget (apud FERRACIOLI, 1 999) menciona desta forma, que desde o momento do nascimento até ser adulto, o desenvolvimento da mentalidade de cada pessoa é um processo continuado de construções de estruturas variáveis, que, juntamente com as características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual.

O autor acredita ainda que as estruturas variáveis são formas de organização das atividades mentais, que aglomeram os aspectos intelectual ou motor e afetivo, tanto na dimensão individual como na soclal, enquanto as características invariávels são as funções e interesse ou explicação, entre outras, que não variam com o nível mental de cada pessoa.

Desse modo, pode-se inferir que a maneira pela qual as crianças lidam com as normas, com a honestidade e a ética, varia de acordo com seu processo de desenvolvimento. Sendo assim, Piaget (apud FERRACIOLLI, 1999) descreveu de maneira resumida e explicativa os estádios de desenvolvimento, e podem ser analisados em quatro períodos principais: Quadro 1: Estádio da faixa etária aproximada Inteligência Sensório-Motora até 2 anos de idade Inteligência Simbólica ou Pré-operatóriade 2 a 7-8 anos

Inteligência Operatória Concretade 7-8 anos a 11-12 anos Inteligência Operatória Formal a partir de 12 anos Fonte: Piaget (apud FERRACIOLLI, 1999, p. 183). Observando o quadro acima, pode-se perceber que a medida que a criança vai evoluindo, vai também se ajustando a realidade que a rodeia, passando por estádios ond criança vai evoluindo, vai também se ajustando a realidade que a rodeia, passando por estádios onde estes poderão vir a ajudá-la a superar as dificuldades que possam vierem a confrontá-la.

Piaget (apud FERRACIOLLI, 1999, p. 184) comenta que: no estádio sensório-motor ou pré-verbal, a criança procura oordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que semirào de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior.

No estádio pré-operatório, surge o a função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período das operações concretas, as intuições articuladas se transformam em classificação, ordenamento, correspondência além de se bservar o surgimento das noções de tempo, causalidade, conservação, entre outras.

Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das operações formais. Seu caráter geral é o modo de raciocínio, que não se baseia apenas em objetos ou realidades observáveis, mas também em hipóteses, permitindo, desta forma, a construção de reflexões e teorias. Portanto, e, através disso, vê-se a necessidade de que o educador avalie as etapas de desenvolvimento de seus alunos, para assim, saber quais as necessidades e que atividades são adequadas as crianças que se pretende trabalhar.

De acordo com Piaget (1994), em certa etapa da vida a criança passa por circunstâncias que muitas vezes não tem condições de assmilar uma realidade por não possuir nesse moment PAGF 7 que muitas vezes não tem condições de assimilar uma realidade por não possuir nesse momento, estruturas mentais plenamente desenvolvidas, ela aplica os esquemas de que dispõe, restaurando o mundo próximo, em que a mesma esta inserida.

Através disso, entende-se que, nesse caso, por exemplo, em relação aos jogos educativos, o professor deve analisar se realmente é o momento certo para aplicá-los, se é adequada faixa etária das crianças, enfim, que analise e identifique as atividades a serem inseridas em sala de aula, para verificar se são convenientes para edificar o conhecimento de seus alunos. USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A APRENDIZAGEM É notável as inovações proporcionadas pelo crescimento da informática, e é possível perceber ainda, que a utilização da informática está chegando velozmente nos lares de muitas fam[lias, bem como, cada vez mais intensamente, passa a fazer parte do contexto escolar. De acordo com Corrêa (1 999, p. 1) “as inovações proporcionadas elo desenvolvimento da informática, na atualidade, são notórias e, a cada dia, passam a influenciar mais diretamente o cotidlano do homem contemporâneo”. Nesse contexto, pode-se dizer que é imprescindível a constante presença dos computadores na sociedade e escolas, e, que atualmente vem sendo utilizados para a modernização do sistema educacional.

Diante disso, seria necessário, portanto, que a escola apresentasse atividades que busquem e visam à melhor aprendizagem de crianças através de ferramentas tecnológicas, tornando-as fundamentais para a construção do conhecmento, roporcionando-lhes desenvolvimento, atenção, interação, estratégias, enfim, meios que dinamizem e aperfeiçoem o processo de ensi PAGF 8 OF desenvolvimento, atenção, interação, estratégias, enfim, meios que dinamizem e aperfeiçoem o processo de ensino aprendizagem, despertando interesse nos alunos. ara Napolitano e Batista (2010, p. 3): Utilizar o computador como recurso no período de educação infantil, não prevalece somente o reflexo em disciplinas matemáticas e nas outras. Começa a formar um indivíduo não ouvinte e sim participante e questionador. Não aceitante a resultados preestabelecidos. Este individuo, será aquele em que ao apresentarmos uma regra ou fórmula irá aceitá -la somente após conhecer seus fundamentos.

Percebe-se então que, o uso do computador, mesmo nas atividades mais simples, como escrever um texto, por exemplo, acaba permitindo o desenvolvimento de séries de habilidades que podem vir a ajudar a aprendizagem da criança, contribuindo assim, para a sua auto-estima, ou seja, ajudando-a a lidar com uma sociedade cada vez mais tecnológica.

Em relação ao computador, é necessário ainda, entender que: Embora seja um instrumento fabuloso devido a sua grande apacidade de armazenamento de dados e a facilidade na sua manipulação não se pode esquecer que este equipamento não foi desenvolvido com fins pedagógicos, e por isso é importante que se lance sobre o mesmo um olhar crítico e se busque, face às teorias e práticas pedagógicas, o bom uso desse recurso.

O mesmo só será uma excelente ferramenta, se houver a consciência de que possibilitará mais rapidamente o acesso ao conhecimento e não, somente, utilizado como uma máquina de escrever, de entretenmento, de armazenagem de dados. urge usá-lo como tecnologia a favor de uma educação mais dinâmica, omo auxiliadora de professores e alunos, para de uma educação mais dinâmica, como auxiliadora de professores e alunos, para uma aprendizagem mais consistente, não perdendo de vista que o computador deve ter um uso adequado e significativo, pois Informática Educativa nada tem a ver com aulas de computação (ROCHA, 2008, p. 1). Sendo assim, é possível entender que, para fazer uso do computador em sala de aula, é necessário que se busque o objetivo principal de sua utilização que é a melhoria da qualidade do ensino. Aragão (2008) acredita que a utilização das tecnologias na ducação, devido a sua grande carga de recursos disponíveis como sons, imagens, cores, movimentos, novidades, acaba despertando interesses nos alunos, consequentemente, melhorando o aprendizado destes.

A autora acredita ainda que, o uso desses multimeios didáticos na educação, pode trazer muitos benefícios como a motivação, esforço, prazer, coordenação motora, dentre outros. Assim, a utilização do computador no ambiente escolar pode ser um auxílio no procedimento de educação dos alunos, visto que, pode se tornar uma ferramenta de mudanças, podendo então vir contribuir com uma nova maneira de se aprender.

Para afirmar, Fróes (apud LOPES, 2002) acredita que os diversos meios digitais existentes, como o computador, por exemplo, apresentam novas maneiras de ler e escrever, consequentemente interagindo no modo de pensar e agir. O editor de textos, por exemplo, onde alguém pode de maneira diferente do texto manuscrito, registrar seu pensamento, ou seja, uma forma diferenciada de se ler e explanar o que se escreve, levando a um novo estilo de pensamento. Assim, confirma-se o pressuposto de que o computador na sala de aula pode ser utilizado de diversas formas, co

Relatório de estágio vicenzi peças

0

2 identificação DA EMPRESA 2. 1 DADOs completos Vicenzi Peças e Acessórios Ltda. Estrada Federal BRI 16 – Km147 –

Read More

Cromatografia dos pigmentos fotossintéticos

0

Cromatografia dos pigmentos fotossintéticos Introdução Conceitos * Fotossíntese; ATP; Pigmentos fotossintéticos. * Fotossíntese é um processo físico-químico realizado pelos seres

Read More