A visão histórica e atual da psicopedagogia com diferentes abordagens

Categories: Trabalhos

0

Tema:” A Visão Histórica e Atual da Psicopedagogia com Diferentes Abordagens” descoberta A verdadeira viagem da não consiste em procurar novas paisagens, mas em possuir novos olhos. Marcel Proust ora to view nut*ge Neste trabalho fo sobre o histórico da Psicopedagogia e sua atual perspectiva, também se considerou a análise da construção da identidade do psicopedagogo nas questões vinculadas a sua ação profissional. Historicamente, segundo Bossa (2007) os primórdios da Psicopedagogia ocorreram na Europa, ainda no século XIX, sustentada pela preocupação com os problemas de prendizagem na érea médica.

Os primeiros Centros Psicopedagógicos foram fundados na França, em 1 946, com o objetivo de desenvolver um trabalho voltado para as crianças com problemas escolares ou comportamentais, atendidos por uma equipe da área de Psicologia, Psicanálise e Pedagogia. Bossa (2007) apresenta que: A literatura francesa influencia as idéias sobre psicopedagogia Psicopedagogia passou a existir na Argentina há mais de 30 anos, criada na Universidade de Buenos Aires (UBA).

Deste modo, Buenos Aires foi a primeira cidade argentina a oferecer curso de psicopedagogia. (apud BOSSA 2007). Inicialmente, a Psicopedagogia aparece como uma disciplina na Facultad del Psicologia da Universidad del Salvador, Buenos Aires. Já em 1956, a Psicopedagogia constitui-se como curso de graduação de três anos, para formar professores com capacitação em psicologia escolar, na confluência da psicologia e pedagogia.

Na realidade, a Psicopedagogia é uma área do conhecimento que se apoia nas diferentes Ciências, tais como Pedagogia, Psicologia, Psicanálise, Neurologia, entre outras, integrando eus conhecimentos e princípios coerentemente, tendo como finalidade adquirir uma melhor compreensão a respeito dos diversos processos inerentes a aprendizagem. A tarefa do psicopedagogo é ajudar as pessoas, que sejam crianças ou jovens, até adultos, a se descobrirem como indivíduos criativos, livres, potencializando suas próprias soluções diante das dificuldades que encontram.

Jorge Visca é considerado pela literatura dos profissionais da área, como “pai da psicopedagogia” Na argentina, a psicopedagogia tem um caráter diferenciado a psicopedagogia no Brasil, pois naquele país é permitida a aplicação de testes, como, por exemplo, as provas de inteligência, mais conhecidas por teste de Quociente de nteligência (QI) pelos psicopedagogos. Enquanto no Brasil, somente os psicopedagogos com formação em psicologia podem fazer o uso destes tipos de testes.

A história da psicopedagogia no Brasil tem um caminho percorrido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia e foram marcados por ponto percorrido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia e foram marcados por pontos polêmicos, entre eles, alguns uestionamentos sobre o verdadeiro papel desta ciência, ou seja, a consistência, fortalecimento e autonomia da psicopedagogia. De 1995 – 1996 foram elaborados vários documentos explicitando seu campo de atuação, sua área científica, sua contribuição e seus critérios de formação acadêmica.

A profissão do psicopedagogo não está regulamentada, mas o projeto se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, na Câmara dos Deputados Federais, para ser aprovada. Enquanto isso, a formação do psicopedagogo vem ocorrendo em aráter regular e oficial em cursos de pós-graduação oferecidos por instituições devidamente autorizadas ou credenciadas. Numa visão geral, o psicopedagogo tem que ter um embasamento teórico para o desenvolvimento de sua função.

Assim sendo, a psicopedagogia se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de distintas ciências humanas, objetivando adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender. Um dos aspectos importantes sobre a profissão do psicopedagogo é a formação continuada, não basta fazer um urso de pós-graduação é necessário sempre estar atualizado realizado cursos nas mais diversas áreas como na linguística, neurociência, psicologia entre outras.

Para o psicopedagogo o manejo das dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar não se constitui em tarefa fácil, e muitas vezes, a alternativa dada envolve a colocação das crianças em programas especiais de ensino como o proposto para as salas de reforço ou de recuperação paralela, destinadas a alunos com dificuldades não superadas no cotidiano escolar. Lidar com o ins PAGF3ÜFd estinadas a alunos com dificuldades não superadas no cotidiano escolar.

Lidar com o insucesso escolar, com o baixo rendimento, com as múltlplas implicações para a auto avallação da criança, para a família, professores e comunidade constitui-se em tarefa complexa e desafiadora para a qual não se tem ainda uma resposta acabada e pronta, o que aponta para a necessidade de buscar alternativas que possam minimizar tal situação (OKANO et al, 2004). As dificuldades muitas vezes são de fatores externos (ambiental), ou seja, estereótipos criados pela família e também pela escola/ rofessores.

Então, os psicopedagogos precisam conhecer a causa das dificuldades para encontrar meios de ajudar o aluno e não para excluí-lo. Na concepção de Polity (2002), a pedagogia com enfoque construtivista com base no Construcionismo social elenca três fatores básicos do processo educacional: a interdisciplinaridade, interacionalidade e o pensamento complexo conduzindo o educando para a prática da transformação social. A autora faz a relação entre as dificuldades do aluno a as dificuldades do professor no processo ensino-aprendizagem, nterrelacionando-os, até mesmo, nos fracassos.

Nas instituições o psicopedagogo cumpre a importante função de socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de normas de conduta inseridas num mais amplo projeto social, procurando afastar, contrabalançar a necessidade de repressão. Agindo assim, a maioria das questões poderá ser tratada de forma preventiva, antes que se tornem verdadeiros problemas elou também interventiva, se a dificuldade de aprendizagem já estiver evidente..

S&op planejamento de vendas e operações

0

A importância de se Planejar Oda empresa tem como objetivo principal o lucro. Essa afirmação apesar de clássica é falha,

Read More

Vinho madeira

0

1- Análise histórica do vinho madeira A história do vinho madeira inicia-se com a descoberta da ilha da Madeira, os

Read More