Abordagem comportamental

Categories: Trabalhos

0

A relação entre a Abordagem Comportamental e o curso de Gestão de Recursos Humanos O curso de gestão de recursos humanos tem por finalidade, gerir, e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa.

Cabe ao profissional a avaliação a necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do proces função realizar o ma gestor em RH precisa pessoas. O comportamento h o PACE 1 ors a assim como é sua nários. Para isso o . >as gerenciamento de to next*ge e observado, avaliado e aproveitado de acordo com as necessidades da empresa. É impossível falar de Recursos Humanos e não interligar ao comportamento humano, mas precisamente no comportamento organizacional.

A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para aos problemas rganlzaclonals. É com a abordagem comportamental que a preocupaçao com a estrutura se desloca para a Preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dent dentro de um contexto organizacional.

Comportamento Organizacional: é um campo de estudos que investiga o impacto que individuos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. ? constatado que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. Falaremos então sobre a Teoria hierárquica das necessidades de Abraham Maslow. Ele nos apresenta uma teoria da motivação, segundo a qual as ecessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, uma hierarquia de importância e de influenciação. Ela pode ser visualizada como uma pirâmide.

Na base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (de auto-realização). Necessidades Fisiológicas – Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Neste nível estão as necessidades de alimentação, de sono, de repouso, de abrigo ou desejo sexual. podemos dizer que se encontra nesse nlVel a necessidade de se obter uma renda para poder comprar a alimentação, ter um lugar ara repouso, abrigar-se e enfim, a busca pelo emprego.

Então surge um dos serviços do gestor de RH: o recrutamento. Oferece a busca pelo emprego. Então surge um dos serviços do gestor de RH: o recrutamento. Oferecendo a vaga, dai se dá o inicio do processo seletivo para o ingresso no mercado de trabalho. Necessidades de segurança – constituem o segundo nível de necessidades humanas. São as necessidades de segurança ou Ed estabilidade, a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga do perigo.

Relacionaremos essa necessidade com a estabilidade na empresa, a segurança de ter sua fonte de renda garantida, proteção com seus equipamentos apropriados para evitar acidentes e etc. Necessidades sociais – surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas ( fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais estão as de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.

Nesse caso iremos fazer a comparação com o relacionamento interpessoal na empresa, como o comportamento do funcionário está afetando os demais, de como ele se relaciona com seus colegas e seus superiores. Se ele é bem aceito, se tem traços de iderança. É nesse ponto que o gestor de pessoas analisa muito bem o comportamento individual do funcionário, para uma possível seleção interna e conseqüentemente uma promoção. Necessidades de estima – são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia.

Envolve a auto apreciação, autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status e de prestígio, e de consideração. Nesse ponto está o reconhecmento da organização para com funcionário, reconhecendo o seu ótimo trabalho e o PAGF3rl(FS ponto está o reconhecimento da organização para com uncionário, reconhecendo o seu ótimo trabalho e o incentivando (seja de forma remunerada, ou não, e até mesmo com upgrade de cargo) a continuar desenvolvendo seu potencial até atingir a excelência. Com isso o gestor de pessoas estará lhe motivando e dando margem para sua autoconfiança.

Necessidades de auto-realização – são as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. Sáo as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de continuamente auto-desenvolver-se. Essa tendência geralmente se expressa através do impulso de a pessoa tornar-se sempre ais do que é, e de vir a ser tudo o que pode ser. Exemplificando na forma de gestor de RIA, são pessoas que ingressam nas empresas ocupando cargos de operação, mas têm determinação, objetivos de crescer e atinge o mais elevado cargo.

Pirâmide ERG Clayton Alderfer propõe certas mudanças à Pirâmide de Maslow referidas aos níveis de necessidades das pessoas, que devem se ter em conta no âmbito da motivação: – Necessidades de Existência ou Existenciais Necessidades básicas. Consideradas por Maslow como fisiológicas e de segurança. – Necessidades de Relação Estas necessidades requerem, para sua satisfação, da interação om outras pessoas. Necessidades de Crescimento Desejo de crescimento interno das pessoas. Incluem as necessidades de estima e a de auto-realização.

Diferenças com a Teona de Maslow – Na Teoria ERG, as necessidades não têm que se satisfazer por ordem correlativa – Clayton considera que se o indivíduo não consegue satisfazer uma necessidade de ordem su erior aparece uma n que se o indivíduo não consegue satisfazer uma necessidade de ordem superior aparece uma necessidade de ordem inferior (frustração-regressão). Fonte pesquisada: Comportamento Organizacional, ROBBINS, Stephen Paul. 9a edição, Editora Prentice Hall, 2002. Conclusão Nas organizações existem sempre conflitos entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais.

Na medida em que as organizaçóes pressionam para alcançar os seus objetivos, elas privam os indivíduos da satisfação de seus objetivos pessoais e vice-versa. Então o gestor de pessoas deve entrar em cena apresentando estratégias claras e participativas. Criando laços estreitos em todos os níveis de relacionamentos, tanto interno quanto externo, do quadro funcional até os cliente s e fornecedores. Apresentação. Neste trabalho iremos apresentar a importância do gestor e RH e mostrar o quanto está relacionada a abordagem comportamental nesta função.

Mas precisamente no comportamento organizacional e na teoria motivacional, citando Abraham Maslow com sua teoria de hierarquia das necessldades e de Clayton Alderfer, com sua mudança da teoria de Maslow. Enfatizando o comportamento individual e relacionando as atividades do Gestor de Pessoas com esse comportamento. índice Apresentação Conteúdo O que é o Curso de Gestão de Recursos Humanos Abordagem Comportamental Comportamento individual Teoria Motivacional Pirâmide de Maslow Pirâmide de ERC Conclusão.

O nome

0

Ano: Aluno: Turma: O nome pertence a uma classe aberta de palavras, o que significa que a evolução da lingua

Read More

Otimização de sistemas

0

UNIVESIDADE ESTÁCIO DE SÁ / CAMPUS: VIRTUAL: EAD ALUNO: EDMUNDO CERQUEIRA – MATRÍCULA: 201101165952 CURSO: LOGISTICA – EAD DISCIPLINA: OTIM

Read More