Absenteismo

Categories: Trabalhos

0

Rotatividade de Pessoal e Absenteísmo A Administração de Pessoal deve ter em mãos duas ferramentas úteis para conduzir um programa de satisfação de funcionários e de produtividade da empresa. O primeiro é o índice de rotatividade de pessoal (turnover), que mede o giro de entradas e saídas de pessoal. O segundo é o índice de absenteísmo (ausências no trabalho), que mede a diminuição da carga total de horas de trabalho.

Rotatividade de Pess É oneroso para a em saida de funcionário, ar 2 to view nut*ge essoal, pois a cada uma admissão de utro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra. Dessa maneira, necessitamos de um índice que possa medir percentualmente, num determinado período, as variações que ocorrem e que estatisticamente poderá nos fornecer informações de interesse da empresa.

Dos mais variados métodos, dos simples até os mais sofisticados, apenas para uma rápida ilustração, apresentaremos o mais simples, para simplificar o entendimento. A rotatividade mensal, poderá ser obtido pela seguinte fórmula: Portanto, o percentual de 50% significa que a metade da fábrica fastaram-se num determinado período. Podemos deduzir também que, a cada 2 meses, troca-se totalmente os funcionários da referida empresa. Qual seria o custo de rotatividade de pessoal?

Somam-se: Em algumas empresas do ramo metalúrgico, o custo de rotatividade de pessoal, pode chegar até o equivalente a 8 salários nominais, por empregado, dependendo do cargo. O que vale dizer que, pelo mesmo valor, mantém-se o mesmo funcionário trabalhando durante 8 meses. Para reduzir o índice de rotatividade de pessoal, devemos em primeiro lugar, pesquisar as principais causas que podem star acontecendo internamente na empresa e através dela, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução.

O presente trabalho, exige do profissional muita criatividade, pois encontrará diversos problemas relacionados com érea humana. para detectar os respectivos problemas, além das entrevistas com chefias e funcionários, pode-se adotar a “Ficha de Entrevista de Desligamento” (modelo a seguir, que poderá ser complementado, de acordo com as necessidades de cada empresa). As informações serão sempre preciosas, capazes de identificar os problemas que norteiam na empresa.

Resumos de frei luis de sousa

0

ROMANTISMO Contextualização histórica e literária do Romantismo 1. O Romantismo O Termo Romantismo é de origem seiscentista (“romantic”) e deriva

Read More

Redes de computadores

0

Entidade que gerencia a internet no Brasil completa 15 anos CGl. br é responsável por criar as normas sobre o

Read More