Absenteismo

Categories: Trabalhos

0

Rotatividade de Pessoal e Absenteísmo A Administração de Pessoal deve ter em mãos duas ferramentas úteis para conduzir um programa de satisfação de funcionários e de produtividade da empresa. O primeiro é o índice de rotatividade de pessoal (turnover), que mede o giro de entradas e saídas de pessoal. O segundo é o índice de absenteísmo (ausências no trabalho), que mede a diminuição da carga total de horas de trabalho.

Rotatividade de Pess É oneroso para a em saida de funcionário, ar 2 to view nut*ge essoal, pois a cada uma admissão de utro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra. Dessa maneira, necessitamos de um índice que possa medir percentualmente, num determinado período, as variações que ocorrem e que estatisticamente poderá nos fornecer informações de interesse da empresa.

Dos mais variados métodos, dos simples até os mais sofisticados, apenas para uma rápida ilustração, apresentaremos o mais simples, para simplificar o entendimento. A rotatividade mensal, poderá ser obtido pela seguinte fórmula: Portanto, o percentual de 50% significa que a metade da fábrica fastaram-se num determinado período. Podemos deduzir também que, a cada 2 meses, troca-se totalmente os funcionários da referida empresa. Qual seria o custo de rotatividade de pessoal?

Somam-se: Em algumas empresas do ramo metalúrgico, o custo de rotatividade de pessoal, pode chegar até o equivalente a 8 salários nominais, por empregado, dependendo do cargo. O que vale dizer que, pelo mesmo valor, mantém-se o mesmo funcionário trabalhando durante 8 meses. Para reduzir o índice de rotatividade de pessoal, devemos em primeiro lugar, pesquisar as principais causas que podem star acontecendo internamente na empresa e através dela, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução.

O presente trabalho, exige do profissional muita criatividade, pois encontrará diversos problemas relacionados com érea humana. para detectar os respectivos problemas, além das entrevistas com chefias e funcionários, pode-se adotar a “Ficha de Entrevista de Desligamento” (modelo a seguir, que poderá ser complementado, de acordo com as necessidades de cada empresa). As informações serão sempre preciosas, capazes de identificar os problemas que norteiam na empresa.

Marketing

0

publicidade mas o at terão uma imagem d Marketing Premium By CidralIui7 MapTa 18, 2011 2 pages ORGANIZAÇAO EMPRESARIAL Sem

Read More

A industria e a automação

0

Manufatura… maquinofatura……….. A revolução técnico- cientifica………….. Automação…………….. A industria e a automação Premium By carlinhos MnpTa 20, 2011 13 pagos

Read More