Acidente de trabalho

Categories: Trabalhos

0

D. Ciências da saúde – 3. saúde coletiva – a. saúde Pública RISCOS QUIMICOS E DANOS A SAUDE DO TRABALHADOR NA INDÚSTRIA TÊXTIL Fábio Ângelo Lima Verde de Araújo 1 (flverde@superig. com. br), Carla Mônica Nunes Pombo 1, Valéria Carneiro Bastos 1, Edmara Chaves Costa 1, Érica Mendes Lobo 2, Maria Irismar de Almeida 1 e Regina Heloisa Maciel 1 (1. Mestrado Acadêmico em Saúde Pública, Universidade Estadual do Ceará – UECE; 2.

Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará – UECE) INTRODUÇÃO: Risco químico é o perigo que todo e qualquer indivíduo está xposto ao manipular os produtos químicos que podem causar danos físicos ou prejudicar a saúde. Dentre os danos ocasionados pela exposição química podem ser citados desde a irritação na pele e olhos, queimaduras leves e graves, causadas por incêndios ou explosões.

Os danos à saúde são ocasionados por exposição quimica de curta ou longa duração e estão relacionados com o contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como por inalação dos seus vapores, dessa forma podem surgir as doenças respiratórias crônicas, no sistema nervoso, nos rins ou algum câncer.

Agentes de risco químico são substâncias simples ou compostas por produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores e que possam ser absorvidos pelo organismo do trabalhador através da to page -lal Studia da pele ou por ingestão. O presente estudo Intenta perceber e ordenar os riscos químicos no ambiente de trabalho têxtil e seus possíveis danos à saúde do trabalhador.

Levando em consideração a gravidade desses danos à saúde dos trabalhadores, o estudo enfocou alguns aspectos preliminares respeito da problemática dos riscos químicos na industria têxtil, observando os cuidados com rotulagem, classificação, aspectos toxicológicos e segurança química como preocupação internacional e a realidade brasileira. METODOLOGIA: O campo empírico da investigação foi numa indústria de confecção têxtil, situada no município de Fortaleza, estado do Ceará.

Este trabalho foi resultado de um relatório técnico da disciplina Saúde do trabalhador do curso de Mestrado de Saúde Pública da Universidade Estadual do Ceará. A priori, realizou- se uma pesquisa bibliográfica dando ênfase aos autores cujos rabalhos envolviam a questão dos conceitos, riscos e danos relacionados à saúde do trabalhador. Durante a visita técnica, a equipe de alunos do mestrado procurou perceber através da observação simples os riscos químicos e sua devida ordenação a que os trabalhadores estavam sujeitos no ambiente de trabalho têxtil.

RESULTADOS: Os resultados encontrados estão relacionados aos equipamentos e máquinas que se encontravam com fiação elétrica Inadequada, em algumas áreas havia máquinas com acionamento através do joelho com trabalhadores que não alcançavam os pés no chão ara desempenhar suas funções e a maioria deles encontrava trabalhadores que não alcançavam os pés no chão para desempenhar suas funções e a maioria deles encontravam-se trabalhando em pé.

O ruído era constante e a maioria utilizava protetores de ouvidos que não eram adequados. O ambiente oferecia apenas uma saída de emergência e a água potável era oferecida através de bebedouros localizados nas extremidades do galpão industrial. Foi possível ordenar os riscos químicos e ambientais percebidos durante a visita às instalações da fábrica, onde se destacam: temperatura elevada, iluminação precária, uídos excessivos, umidade e ventilação artificial.

Os riscos químicos encontrados foram: poeiras, pós, gases, vapores e fumaças provenientes de máquinas ou de produtos químicos. Estes estavam em embalagens e locais Inapropriados para manipulação, alguns deles sem rotulagem e armazenados em local sem a capela de proteção. Com relação a possíveis acidentes químicos os trabalhadores só tinham a disposição uma única ducha com chuveiro para lavar os olhos ou partes do corpo que poderiam ser afetados.

Foram encontrados problemas referentes à ergonomia, tais como: esforços físicos repetitivos, levantamento transporte de materiais, posição viciosa e inadequada, que podem causar estresse ou tensão emocional, monotonia, ritmos excessivos e ansiedade. CONCLUSÕES: As precárias condições encontradas no ambiente de trabalho da empresa têxtil visitada são agravadas com as exigências patronais por maior produção tendo como meta o lucro. ? urgente a tomada de consci 3 patronais por maior produção tendo como meta o lucro. É urgente a tomada de consciência cada vez maior da sociedade atual como um todo, principalmente no nosso estado, cujo processo de industrialização apresenta o mesmo contexto em todo país, e forma que os sindicatos e as empresas do setor têxtil devem dar maior importância no combate aos crimes de contaminação ambiental por produtos químicos e aos acidentes que afetam os trabalhadores.

Atentando a isso o sindicato deve em parceria com trabalhadores e empresas do setor têxtil ter um cuidado especial com a saude dos que estão de forma direta ou indireta em contato com esses agentes químicos, com o objetivo de permitir e favorecer o melhor desempenho possível de suas tarefas, contando com a assessoria de um engenheiro ou técnico em segurança no trabalho e de um médico especializado em doenças cupacionais. ? prioridade permitir que o trabalhador possa ter acesso a assistência jur[dica e hospitalar no sentido de punir através do sindicato as empresas, civil e criminalmente, por danos que elas possam ter causado aos trabalhadores e à comunidade em questões de saúde e meio ambiente. Desse modo, por meio de ações políticas e jurídicas, será possível conduzir as empresas que utilizam produtos químicos a reconhecerem os acidentes, as doenças ou agravos relacionados à saúde do trabalhador. Palavras-chave: riscos químicos; produtos químicos; saúde do trabalhador. 4DF4

O medo como modo de disposição

0

O MEDO COMO UM MODO DE DISPOSIÇAO[I] Veríssimo dos Santos Furtado Filho[2] Martin Heidegger, Ser e Tempo, trad. por Marcia

Read More

Manifesto do partido comunista

0

Manifesto do Partido Comunista Após sua publicação em 1848 0 Manifesto do Partido Comunista a comunidade sofreu uma transformação radical

Read More