Agressão em cães

Categories: Trabalhos

0

Sumario Introdução . 02 „ 03 04 Desenvolvmento… „ 05 Desenvolvimento………….. . 06 Conclusão.. 07 Refer enclas… 08 cr 7 Swipe to page 1. INTRODUÇAO Para que possamos e uma relação equilibr ina é preciso ter ais. pois mesmo com vários anos de conviv ncia entre o humano e os cães, as pessoas não conseguem uma boa relação com os cães, causando transtorno no seu comportamento. É importante conhecer o comportamento do cão, tanto com o humano, quanto com outros cães.

Apesar de ser domesticado, o cão apresenta comportamento semelhante ao de seus ancestrais, s lobos. Mesmo com a semelhança com os lobos, o cão em contato maior com o homem, passou a ter modificações em seu comportamento, ser domesticado. Essa convivência foi ficando tao constante, que a minoria dos cae Swipe tc next page cães consegue ter uma relação social estável, sem intervenção humana. Contudo, o cão esta tendo sua participação cada vez mais nas famílias.

E como membro da família o cão procura um dominante como se fosse a sua matilha. Assm o dono exerce o papel de dominante e impõe limites, fazendo com que o cão o tenha como o líder da matilha. 2 2. A AGRASSIVIDADE DOS CÃES: Um Comportamento de Diferentes Vertentes O comportamento animal é uma ciência ainda pouco difundida, porque as pessoas desconhecem a significante importância de saber como que o cão se comporta diante das inúmeras situações que ele enfrenta no seu convívio com a sociedade humana.

A história dos cães junto aos homens começou a aproximadamente 14 mil anos atrás (embora existam evidências de registros ainda mais antigos). Provavelmente em alguma região no Oriente médio, mas é provável que esforços de domesticação tenham ocorrido também em diversas regiões do undo separadamente. O período de 14 mil anos atrás colnclde com grandes mudanças climáticas que ocorreram no planeta e fizeram com que as população humanas primitivas mudassem sua forma de viver, é provável que estas mudanças tenham influenciado na domesticação dos primeiros animais.

Restos arqueológicos encontrados em Israel de pessoas enterradas com seus cães mostram a ligação afetiva que já existia entre homens e cães desde o Início da nossa civilização. Embora a domesticação do cão já date de aproximadamente 14 mil anos, é válido embrar que as raças mais antigas a serem estabelecidas como o afghanhound e o samo é válido lembrar que as raças mais antigas a serem estabelecidas como o afghanhound e o samoeida datam de aproximadamente 5 mil anos atrás. Sendo a domesticação muito anterior a criação de raças e tipos físicos.

Essas diferenças se deram, inicialmente pelas diferenças de ambiente nos quais os cães viviam, mas, segundo algumas teorias, não aceitas por todos os estudiosos da evolução canina, espécies diferentes de cães, de diferentes regiões do mundo teriam se originado de diferentes espécies e cães selvagens como o coiote e o chacal por exemplo. Independente da razão pelo qual os homens domesticaram os cães, esta relação iniciada a tanto tempo constitui-se hoje de um dos maiores exemplos de simbiose do reino animal.

O conceito de simblose segundo alguns cientistas é a de uma relação interespecífica ( entre duas ou mais espécies diferentes) não predatória, estas relações podem ser de vários tipos, mutualismo, comensalismo ou parasitismo. A aproximadamente 7 milhões de anos a família dos cães chegou à Europa. Diversas espécies, nem todas semelhantes aos cães e hoje, existiram mas, o animal mais cotado para ancestral da linhagem que originou o cão doméstico, é um canídeo chamado de Eucyon.

Ainda aqui diversas teorias existem, e torna-se difícil saber qual a verdadeira. Sabe-se que, após chegar à Europa atravessando o estreito de Bering, os canídeos povoaram a Asia e a Africa, só sendo indruduzidos na America do Sul mais tardiamente e no continente australiano mais tardiamente ainda, a apenas 500. 000 anos atrás. Há quem acredite que no continente australiano mais tardiamente ainda, a apenas 500. 000 anos atrás. Há quem acredite que nessa época já xistia uma influência humana na introdução dos canídeos na Austrália.

Algumas teonas ainda afirmavam que o cão poderia ser resultado de cruzamentos de lobos e chacais (estudos mostram que lobos e chacais poderiam produzir descendentes férteis, contudo, eles estavam separados geograficamente o que impossibilita a teoria). Até hoje, entretanto, o cão e o lobo são extremamente parecidos, os esqueletos de ambos é quase idêntico e seus genes também. Essa semelhança é tão marcante que muitas raças são atualmente cruzadas com lobos, produzindo os chamados cães-lobos. ?? por causa dessa grande semelhança que o lobo é aceito como o parente mais próximo do cão e também que um ancestral direto do lobo também seja o mesmo acenstral do cão doméstico. O comportamento é uma propriedade emergente da função do sistema nervoso e não pode ser facilmente explicado apenas com base nas propriedades dos neurônios individualmente ou mesmo nos conjuntos selecionados de neurônios, é a expressão da soma de contrações musculares isoladamente e de secreções hormonais.

No caso da agressividade, pode-se citar a interação do Sistema Límbico e que s desordens do comportamento são provocadas por alterações em várias situações, como por exemplo alterações físicas que provoquem dor, alterações neurológicas, alterações fisiológicas, e ainda podem ser provocadas, e na maioria das vezes são, pela genética, no caso da hereditariedade e pela pequena e às vezes na maioria das vezes são, pela genética, no caso da hereditariedade e pela pequena e às vezes nenhuma compreensão das pessoas sobre a natureza canina.

Dominância e submissão são dois tlpos de comportamentos que os cães podem manifestar de acordo com a sua criação e tendência ominadora ou submissa faz parte do 4 temperamento individual do cão, e a intensidade e a forma com que eles afloram varia muito. Um animal submisso (o que não significa que seja inseguro) é adequado, por exemplo, para quem busca um cão de estimação descompromissado para uma família com filhos pequenos.

No entanto um cão de temperamento mais forte com tendência dominador forte pode ser um poderoso animal de trabalho para alguns casos. Do ponto de vista instintivo um animal nunca ocupa um espaço que não foi concedido ou conquistado. Se ele age de forma folgada, é por que você o eixou acostumar a portar-se daquela forma. Se ele demonstra agressividade é por que você deu espaço para ele assim comportar. Então, o que leva o cao realizar um comportamento agressivo? A raça e a linhagem do cão poder determinar seu comportamento, mas não integralmente.

Por exemplo, mesmo que o cão seja de uma raça dada como mansa, ele pode começar a desenvolver o comportamento agressivo e vice•. ersa. A linhagem também é importante quanto ao comportamento, há diferentes linhagens de uma mesma raça, cujos exemplares podem ser mais mansos ou mais agressivos do que a media. Por isso, às vezes, ao querer prever o comportamento futuro do filhote, é mais importante conhecer o com às vezes, ao querer prever o comportamento futuro do filhote, é mais importante conhecer o comportamento típico da sua linhagem do que da sua raça.

O modo como lidamos com o cão influencia muito o comportamento dele. A boa educação pode controlar a tendência a uma agressividade maior e a má educação pode tornar perigoso um cão pouco agressivo. Mas é muito mais fácil e garantido educar para ser manso e confiável um cão que tem tendência a ser dócil. Para a maioria das espécies, a gressividade é fundamental. Fazem, por meio dela, a defesa do territorio, de seus parceiros sexuais, dos filhotes, da comida e até da posição hierárquica.

C] Como esse comportamento muda ao longo da vida do cão: Na grande maioria dos bichos, o comportamento agressivo é inato, pelo menos em parte, e pode aflorar somente em algumas situações ou fases da vida. É o caso dos cães machos que, na puberdade, começam a brigar com outros cães machos. E dos filhotes que se tornam agressivos ao disputarem uma teta da mãe ou ao tentarem garantir que o sono não seja perturbado pelos irmãozinhos. Qual é o histórico evolutivo desse comportamento?

O cão veio evoluindo tal comportamento de acordo com sua adaptação ao novo meio em que se inseriu. Muito antes do processo de domesticação ocorrer, a família dos canídeos já existia. Esta família, que inclui diversas espécies de cães selvagens além do cão doméstico e todas as raças e variedades que fazem parte dele, iniciou-se a cerca de 37 milhões de anos onde hoje está a América do Norte. A pincipal característica desta iniciou-se a cerca de 37 milhões de anos onde hoje está a América do Norte.

A pincipal característica desta família são os entes caninos, mas a forma do esqueleto adaptada a locomoção digitígrada e os demais dentes adatados para uma dieta onívora também são características determinantes de todos os canídeos. Como esse comportamento ajuda o animal a sobreviver e se reproduzir? O método de agressividade colabora pelo fato de intimidar qualquer possivel predador, chamar a atenção da fêmea que por sua vez, o escolhe, gerando assim a refinação da raça, seus filhos serão dominantes igual o pai. Usada para proteção, sobrevivência e alimentação. 6 3.

CONCLUSAO Os seres humanos moldaram o comportamento destes animais ara agirem de acordo com as necessidades e vontades da sociedade e, por causa disto e pela falta de compreensão da natureza canina, muitos distúrbios de comportamento surgiram e se tornaram um problema para as pessoas. Graças a estudos do comportamento animal, os médicos veterinários têm a possibilidade de estudar estes distúrbios e tentar resolvê-los, juntamente com os proprietários para que a relação homem-cão se torne como ela deve ser, agradável. 7 4. REFERÊNCIAS: http://www. nozica. com. br/? http://www. redevet. com. b -198 c-131& cnt-482 est3. htm pnGF 7

A segurança no mundo novo

0

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Curso de Estudos Avançados em Direito e Segurança ” A Segurança no

Read More

Caso natura

0

MODELO DE FICHA CATALOGRÁFICA Cutter OF2 p CDU A ficha catalográfica traz as informações fundamentais do documento, tais como: autor,

Read More