Agricultura itinerante

Categories: Trabalhos

0

STC6- Modelos de Urbanismos e Mobilidade A Agricultura itinerante e queimada [pic] Introdução 3 ora to view nut*ge IND[CE A agricultura itinerante 4 Agricultura itinerante / Por que facilita a agricultura, se muitos microrganismos morrem durante a queimada? S As consequências da agricultura itinerante para o meio ambiente 7 Conclusã08 itinerante / Por que facilita a agricultura, se os muitmicrorganismos morrem durante a queimada? A agricultura itinerante, caracterizada por ciclos de uso e pousio, é uma técnica utilizada por muitos agricultores no mundo.

Estes agricultores herdaram toda um gama de conhecimentos transmitidos oralmente sobre a agricultura praticada por povos ind(genas desde o período pré colonial. A mandioca é o principal cultivo neste sistema, o que a torna um organismo chave para entender as especificidades do sistema agrícola itinerante São sistemas agrícolas largamente aplicados em regiões onde a agricultura é descapitalizada. A produção é obtida em pequenas e médias propriedades ou parcelas de grandes latifúndios, com utilização de mão de obra familiar e técnicas tradicionais e rudimentares.

Por falta de assistência técnica e de recursos, não há preocupação com a conservação do solo, as sementes utilizadas são de qualidade inferior, não se investe em fertilizantes e, portanto, a rentabilidade, a produção e a produtividade são baixas. Após alguns anos de cultivo, há uma diminuição da fertilidade natural do solo, geralmente exposto ? erosão. Ao perceber que o rendimento da terra esta diminuindo, a família desmata uma área próxima e pratica a queimada para acelerar o plantio, dando inicio a degradação acelerada de uma ova área, que também será Brevemente abandonada.

Daí o nome de agricultura itinerante. Em regiões miseráveis do planeta, a agricultura de subsistência – itinerante e roça – está voltada as necessidades imediatas de consumo alimentar dos proprios agricultores. A produção destina-se a subsistência da famllia do agncultor, que se ali agricultores. A produção destina-se a subsistência da família do agricultor, que se alimenta praticamente daquilo que planta. Tal realidade ainda existe em boa parte dos países africanos, m regiões do sul e sudeste asiático e na América Latina, mas o que prevalece hoje é uma agricultura de subsistência voltada ao comércio urbano.

O agricultor e sua família cultivam algum produto que será vendido na cidade mais próxima, mas o dinheiro que recebem é suficiente apenas para garantir a subsistência deles. Não há excedente de capital que lhes permita buscar uma melhoria nas técnicas de cultivo e aumento de produtividade. Esse tipo de agricultura é comum em áreas distantes dos grandes centros urbanos onde a terra é mais barata, em função das randes dificuldades de comercialização da produção.

Nesse sistema, predominam as pequenas propriedades, cultivadas em parceria. A também os posseiros, agricultores que simplesmente ocupam terras devolutas. PAGF3ÜFd agricultura itinerante, as queimadas destroem imensas áreas de floresta e de savana, e os solos, depois de esgotados, são simplesmente abandonados. Desprotegidos, ficam então expostos à forte insolação que destrói os microrganismos que transformam a matéria vegetal em húmus e este em elementos inerais nutritivos absorvíveis pelas plantas.

Nestas condições, os solos tornam-se estéreis e as águas de decorrência acabam por destruí-los por erosão. Claro que durante a queimada uma parte da fauna põe-se em debandada e a outra parte acaba por ser destruída. Também na agricultura moderna de plantação, caracteristicamente mono cultural e dominante nas regiões tropicais, em que o único objectivo é a produção em massa e a baixo custo de variados produtos para exportação, a destruição das formações vegetais e degradação do solo assumem aspectos dramáticos.

Conclusão Concluímos que a agricultura nos vários parses têm características e hábitos diferentes mas ambas têm uma importância significativa para todos nós, vimos que a agricultura é um meio indispensável para a sobrevivência do ser humano, pois se esta não existisse não haveriam alimentos saudáveis como os legumes e os frutos e todos nós morreríamos. Damos por concluído o nosso trabalho salientando que a agricultura tem característi ue nós não damos muita

Lingua

0

Gêneros da Dança DANÇA ESPETACULO;as danças de espataculo são aquelas executadas por profissionais qual muitas pessoas vão apreciar os dançarinos

Read More

Pedagogia

0

A contribuição do pedagogo As instituições sociais têm papel importante na formação do indivíduo, sobretudo dos que não se encontram

Read More