Água

Categories: Trabalhos

0

Texto 1 Descaso às margens do Grande Rio Denúncia aumenta dimensão da poluição do Paraíba do Sul, principal fonte de água do estado. Renato Grandelle (renato. grandelle@oglobo. com) O Globo . PLANETA TERRA. 20 DE MARÇO DE 2012, p. s. Depois de amanha é uma data importante para o meio ambiente. Mas o dia Mundial da água não chega com boas notícias. Em cada canto do mundo parece haver um problema. Das geleiras do Himalaia que derretem, agigantam o volume dos rios e causam enchentes à falta de saneamento básico em países menos desenvolvido as chuvas fazem co ora Serrana, praticament es„- to next;Ege ano.

E ainda há probl A água que abastece nças no regime nha, na Região odos mais secos do capital fluminense. tropolitana chega carregada de poluentes, que passam incolumes pelas estações de tratamento, segundo especialistas. Além da inadequação do serviço, há muito carente de novas tecnologias, ainda existem municípios que não detêm o lançamento de esgoto em seus rios. Quase todo grande Rio é abastecido com água tratada pela estação de Guandu. Ela recebe 160 metros cúbicos de água por eg Swipe to víew next page segundo do Rio Paraíba do Sul..

Questão para orientação das discussões com base na leitura 1. Considerando c texto dado, como podemos equilibrar ou preservar e progredir quando vivemos em uma cultura na qual a proteção ambiental ainda não está arraigada na população ou levada a sério pela maioria das instituições com as quais lidamos? Texto 2 Uma ajuda do Céu Ambientalistas celebram renascimento do Mar da Galileia, fonte de água para Israel. Daniela Kresch (ciencia@oglobo. com. br) Tel Aviv. Especial para O GIOb0 PLANETA TERRA 1, 12 de março de 2012 p. 4-15 Depois de sete anos de seca, será que chegou a hora da bonança para o Mar da Galileia? A julgar pela quantidade de chuvas dos últimos meses em Israel, é possível que sim. Principal fonte de água do pa[s, o diminuto mar- na verdade, um lado de água doce chamado pelos israelenses de Kineret – minguava ano a ano desde 2005, levando os especialistas a acreditarem que estaria fadado a virar sertão. Mas o rigoroso inverno ( no Hemisfério Norte ) deste ano ressuscltou as éguas sobre as quais, segundos s evangelhos, Jesus Cristo caminhou.

O milagre está sendo comemorado por ambientalistas. Desde o começo do inverno as águas já subiram 1,6 metro, num ritmo de dois ou três centímetros por dia. A expectativa é as águas já subiram 1,6 metro, num ritmo de dois ou três centímetros por dia. A expectativa é que o nível do lago suba 2 metros até o fim da estação. ( … J É como ganhar na lotena — comemora Amir Gulvati, diretor do Serviço Hidrológico da Autoridade de águas de Israel. – Se continuarmos nesse ritmo, vamos superar a média anual histórica e chuvas no país.

Todos os anos rezamos para que haja água suficiente para os agricultores. Mas este ano há mais do que poderíamos desejar. A comemoração ainda não é total. Mesmo com todas as chuvas, o Kineret está a cerca de três metros abaixo da ” linha vermelha superior. ” , nível considerado satisfatório ( 208,9 metros abaixo do nível do mar. ) Ê só quando as águas chegam a esse patamar que as autoridades locais poderão abrir totalmente a represa construída em 1956 na parte sul do lago, que desemboca no também famoso Rio Jordão.

Se a represa, o lago bíblico já teria virado história. A importância do Kineret como principal fonte de água para Israel é apenas um dos aspectos do belo lago rodeado de montanhas. O lovl está no imaginário coletivo cristão pelas numerosas menções bíblicas, algumas citando ” Mar da Galileia” e outras o “Mar de Tiberíades”. FOI às margens do lago que Jesus Cristo começou a pregação que levari PAGF3ÜFd outras o “Mar de Tiberíades”.

Foi às margens do lago que Jesus Cristo começou a pregação que levaria a Jerusalém; também oi na região que ele conheceu quatro de seus 12 apóstolos — São pedro, Santo André, São Tiago e São João – além de Maria Madalena. A maior parte de seus sermões aconteceu nessa mesma região. Entre os mais famosos está o da multiplicação dos pães e dos peixes Foi sobre suas águas que Jesus caminhou em meio à tempestade, sob o olhar assombrado dos discípulos. Uma embarcação de madeira datada do século l, que alguns alegam ter sido usada pelo próprio Jesus, foi encontrada na região em 1986.

As águas (ou sua busca) estão nas fontes históricas do urgimento da maioria das sociedades, culturas ou cidades. Da interação dos homens com elas, nascem histórias, costumes, sobrevivência.. No Brasil, há também muitas águas ligadas ? formação das cidades e das populações. Do manejo que se tem com elas emolduram-se modos de existir e, também, nossos sonhos. Será que podemos ter esperança de que, como aconteceu com o Mar da Galileia, as gerações futuras poderão ver e aproveitar os benefícios que a simples existência de águas limpas pode trazer à humanidade?

Transf. calor1

0

Condução A condução pode ser vista como a transferência de energia das partículas mais energéticas para as menos energéticas de

Read More

Segurança do trabalho

0

“O bom motorista é aquele que dirige por si e pelos outros” Esta máxima, sempre verdadeira, ilustra bem o conceito

Read More