Aline

Categories: Trabalhos

0

Aline Silva Publicidade e Propaganda 10 Periodo ASPECTOS DA REDAÇÃO TÉCNICA: Carta Comercial Requerimento Memorando Oficio Relatório Curriculum Vitae Procuração Goiânia 2010 Goiânia, 23 de Nove Prezado Senhor: OF17 Swipetoviewn xl p Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamos- lhe que o referido valor foi depositado no dia 1 a de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento.

Pedimos escusas por não termos feito o depósito nteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária. Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração. facilitar o acesso à Policia, requer a V. Exa. sejam adotadas as providências necessárias para a instalação de um Distrito Policial no bairro, bem como a presença ostensiva de policiamento. NESTES TERMOS PEDE DEFERIMENTO Goiânia, 23 de novembro de 2010. Memorando n. 0 118/2009/GR Em 23 de novembro de 2010. Ao Senhor Chefe do Departamento de Administração Assunto: Instalação de microcomputadores 1.

Nos termos do Plano Geral de informatização, solicitamos a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam instalados três microcomputadores neste Departamento. 2. Ressaltamos que o equipamento seja dotado de disco rigido e de monitor padrão EGA. Quanto a programas, haverá necessidade de dois tipos: um processador de textos e outro gerenciador de banco de dados. 3. Sugerimos que o treinamento de pessoal para operação dos micros esteja a cargo da Seção de Treinamento do Departamento de Modernização, cuja chefia já manifestou seu acordo a respeito. . Mencionamos, por fim, ue a informatização dos trabalhos deste Departamento ense istribuiÇào de tarefas 0F Exmo. Sr. Deputado, 1. Em complemento às observações transmitidas pelo telegrama n. 0 1 54, de 24 de abril último, informamos Vossa Excelência de que as medidas mencionadas em sua carta n. 0 6708, dirigida a Sua Excelência o Senhor Presidente da República, estão amparadas pelo procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas instituído pelo Decreto n. 0 22, de 4 de fevereiro de 1991 (cópia anexa). 2. Nos termos do Decreto n. 22, a demarcação de terras indígenas deverá ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que atendam ao disposto no art. 231, 1. 0, da Constituição Federal. Os estudos deverão incluir os aspectos etno-históncos, sociológicos, cartográficos e fundiários. O exame desse último aspecto deverá ser feito conjuntamente com o órgão federal ou estadual competente. 3. Os órgãos públicos federais, estaduais e municipais deverão encaminhar as informações que julgarem pertinentes sobre a área em estudo. É igualmente assegurada a manifestação de entidades representativas da sociedade civil.

Atenciosamente, Auxiliar Administrativo A Sua Excelência o Senhor Nome do destinatário Cargo do destinatário Endereço 70. 160-900 – Brasília – DF lunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, possui 15 turmas e aproximadamente 300 alunos por turno. O que motivou a escolha desta escola e desta turma nao foi somente por razões territoriais, Já que resido na Liberdade, mas também porque participo de um projeto na própria escola, o Projeto Nenhum a Menos da FACED/ UFBA e conheço bem a realidade da instituição, seus alunos, professores e funcionários. 20 ano F é famoso na Escola Abrigo por ter os alunos mais avançados em comparação com as outras turmas. A maioria dos meninos já sabem ler e escrever, dos 14 alunos que compõem a lasse sete estão na Hipótese Alfabética: “Neste estagio a criança já venceu todos os obstáculos conceituais para a compreensão da escrita – cada um dos caracteres da escrita correspondente a valores sonoros menores que a sílaba – e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever…

No entanto um amplo conteúdo ainda está para ser dominado: as regras normativas da AZENHA, 2004,p. 85) dois dos alunos estão na Hipótese Silábica- alfabética: a criança Inicia a tentativa de estabelecer relações entre o contexto sonoro da linguagem e o contexto gráfico do registro. cinco na Pré-silábica: “O uso da hipótese pré-silábica indica apenas a existência de uma concepção da criança quanto ao caráter da representação realizado pela escrita, ainda distante da indicação do evento sonoro da língua falada Vale ressaltar que todos os alunos iniciaram o ano letivo na Hipótese Pré- silábica, a Professora Celia possui um gráfico com o desenvolvimento da escrita de cada um d 40F desenvolvimento da escrita de cada um dos alunos.

Além disso, a turma é muito disciplinada, completamente diferente das demais que são conhecidas pela indisciplina exagerada. Atuo também como professora de Informática na escola e dou aulas para os alunos do 20 ano F e fiquei muito admirada com o comportamento deles e porque a maioria estavam na hipótese alfabética. Uma turma peculiar, solo fértil para uma boa observação. A observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, interessa-nos a observação porque ela permite fazer um estudo dentro de um contexto determinado.

Os objetivos principais são conhecer as normas e regras de funcionamento que regem a aula, para adequar as nossas análises ao contexto dentro do qual serão postos em rática e conhecer a dinâmica, comunicação e relaçao entre o aluno e o professor no ensino da língua materna. RELATO DAS OBSERVAÇÕES O contato com a escola e a professora foi muito fácil porque, como já citado, trabalho na escola e com a professora. Conversei com ela sobre o trabalho e a mesma se mostrou animada com a escolha.

Marcamos vários dias e em todos ocorreram contratempos comigo e com ela. Finalmente no dia 04 de junho consegui fazer a primeira observação com duração de 80 minutos, o tempo dedicado ao ensino da Língua Portuguesa, cheguei às 13: 15 e sair às 14: 35. A turma estava quase completa, 13 alunos estavam presentes. A professora Célia foi muito hospitaleira, me recebeu muito bem e disponibilizou todos os materiais para cópia. A sala é grande e recebeu muito bem e disponibilizou todos os materiais para copa. A sala é grande e está dividida em grupos.

As primeiras atividades realizadas são denominadas atividades de integração que consistem em pedir que os alunos façam a oração, escrevam no quadro a data e o número de alunos presentes. As crianças gostam muito e participam com entusiasmo. Em seguida a Professora recapitulou a atividade de Português a aula passada: A unidade 4 do livro didático (em anexo) na página 57. Recordação do título do texto: A esperteza da raposa, perguntas de compreensão oralmente: O texto fala de quê? O quê a figura representa?

Após as perguntas de compreensão os alunos revesando fizeram a leitura oral do texto, a professora circula pela sala auxiliando os alunos quanto a pronúncia das palavras. Em seguida a leitura oral foi feita pela professora, que estabeleceu um diálogo conversante com os alunos, ressaltando a autoria do texto. Segundo o plano de aula (em anexo), a professora distribuiu olhas de sílabas (em anexo) – elaboradas por ela – e as crianças deveriam formar palavras com as sílabas da folha, sobre a temática do meio – ambiente, já que estamos na Semana do Meio – Ambiente.

Antes de começarem a escrever a Professora fez perguntas sobre o que e o Meio – Ambiente, o que faz parte dele, o que precisamos para viver, como deve ser a água, o ar, e o solo para o nosso bem estar? Conscientizou as crianças sobre o uso de agrotóxicos. Assim, os alunos já podem fazer a atividade. A Professora dar instruções de como usar a folha de sílabas. As crianças são comportadas, não gritam nem fazem bagunça. Es como usar a folha de silabas. As crianças são comportadas, não gritam nem fazem bagunça. Essa atividade é continuação da programação de atividades para a Semana do Meio – Ambiente.

Enquanto escrevem a professora acompanha cada aluno. Para os alunos Pré- silábicos ela pede que desenhem e escrevam a letra inicial da figura que desenharam. Os alunos tem a professora Célia como uma amiga. Depois de feita a lista, os alunos escolharao uma palavra para escrever no quadro. Ela sorteia um para escrever, outro para ler o que está escrito e bate palmas com todos para saberem quantas sílabas formam a palavra, os róprios alunos se avaliam. A professora não utiliza a palavra errado nem erro, mas as palavras menos certo ou diferente.

A atividade de casa consistia em escolher uma palavra da lista e elaborar uma frase com ela. O segundo dia de observação foi na sexta-feira 06 de junho, cheguei às 13 horas e sair às 14: 30. Novamente a aula é iniciada com as atividades de integração: oração, calendário, quantos somos. A Professora programou para a aula uma atividade de produção de texto, porém a escola disponibilizou para a turma um DVD sobre o meio – ambiente e a professora precisou udar os planos, as crianças assistirão ao filme Guardiões da Biosfera, em comemoração à Semana do Meio – Ambiente.

A professora orienta as crianças de como se comportarem na sala de audiovisual. O filme é uma animação em 3D e conta a história de quatro crianças que são designadas para recuperar cinco amuletos, o primeiro e o da Mata Atlântica, mas para tanto precisam encontrar os três guardiões. E eles encontram, o primeiro e o paje q Atlântica, mas para tanto precisam encontrar os três guardiões. E eles encontram, o primeiro é o pajé que os batiza dando a eles oderes, o segundo é o caranguejo, o terceiro é a araucária.

Durante a jornada eles aprendem coisas sobre a biosfera e são conscientizados sobre a preservação da Mata Atlântica. Entretanto, a linguagem utilizada contém palavras difíceis e inteligíveis para alunos da primeira série. Finalmente, as crianças pegam o primeiro amuleto que é o da Mata Atlântica, mas ainda precisam recuperar os outros quatro. O filme acaba porque faz parte de uma série, cada um sobre um aspecto da biosfera brasileira. A turma volta para a sala. A professora recapitula o filme com as crianças, faz perguntas e compreensão e passa uma atividade.

Os alunos registrão no papel a parte do filme que mais gostaram, em desenho e texto. O tempo é insuficiente e eles terminarão essa atividade em casa. Os alunos foram assistir a premiação da campanha contra a dengue. ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES Com base nos estudos realizados sobre a metodologia do ensino da língua materna observei algumas características que merecem consideração. As atividades de integração envolvem os alunos e criam um ambiente proprício para a aprendizagem.

A aprendizagem da classe não ocorre de maneira homogênea, há uma preocupação m adaptar as atividades proposta para cada aluno de acordo com a fase de desenvolvimento da escrita que eles se encontram, Azenha defende: ‘ Conhecer quais são os processos de compreensão infantil dota o alfabetizador de um valioso instrumento para indentificar momentos propícios de inteven ão 80F alfabetizador de um valioso instrumento para Indentificar momentos propícios de intevenção nesses processos e da previsão de quais conteúdos são necessários para promover avanços no conhecimento.

Infere-se dessas considerações que o principal componente para ajudar a promover a aprendizagem a escrita é a capacidade de observação e interpretação da conduta das crianças. Ê esse o conteúdo que iluminará a reflexão do professor para conceber boas situações de aprendizagem. ” ( AZENHA, 2004, p. 90) A aprendizegem inicial da leitura requer que os alunos dediquem grande parte do tempo escolar em realizar leituras.

De acordo com o PCN – Lingua Portuguesa, a leitura deve ser diária e pode ser feita de forma silenciosa, individualmente, em voz alta e pela escuta de alguém(p. 60). A leitura oral feita pelo professor é altamente importante no processo de aprendizagem inicial da eitura porque possibilita aos alunos o acesso a textos longos e as vezes difíceis que por sua qualidade e beleza, podem vir a encantá-los, ainda que sejam capazes de lê-los sozinhos.

Além de auxiliar com a pronúncia de palavras novas e os alunos ao perceberem que o professor está envolvido com a leitura sentem-se motivados a ler também, dessa maneira desenvolve- se ou cria-se o gosto pela leitura. A contextualização anima as crianças para a aprendizagem da língua. Escrever palavras aleatórias, sem significado para os alunos, retira da escrita todo o seu conteúdo funcional. O que está depois disso é apenas o recurso de ensino de letras e palavras fora do contexto das funções de uso não escolar.

A criança chega com isso a aprender palavras fora do contexto das funções de uso não escolar. A criança chega com isso a aprender a ler, mas a alfabetização resultante é restrita e está longe de se aproximar das práticas letradas. ” ( AZENHA, 2004, p. 94) Apesar da maioria das crianças estarem na Hipótese alfábetica, a intecionalidade do bater palmas para identificar o número de sílabas é uma estratégia eficiente porque desenvolve a onsciência fonológica dos alunos pré-siláblcos, quantos as sílabas.

A consciência fonológica é uma habilidade metalinguística que consiste na tomada de consciência por parte dos alunos que os textos são formados por frases, as frases por palavras, as palavras por silabas e as silabas por letras/ fonemas, também a consciência de que essas mesmas unidades repetem-se. ” A consciência da sílaba consiste na capacidade de segmentar a palavra em sílabas . Esta habilidade depende da capacidade de realizar análise e síntese vocabular. Atividades como contar o numero de sílabas, dizer qual silaba inicial… ” ( www. onoesaude. org/consfonologica. tm) A produção de textos no primeiro ciclo merece dedicação especial porque é por meio de atividades desse tipo que o conhecimento sobre linguagem escrita pode ser construído antes mesmo que se saiba escrever autonomamente. Dessa forma, os alunos do primeiro ciclo devem ser amplamente solicitados a participar de atividades de escuta de textos impressos e de atividade nas quais se realizem tanto leitura como produção de textos seja em colaboração com o professor, com pares mais avançados ou individualmente (PCN, p. 69-70). Produzir frases é um bom começo, porém também 0 DF

Teorias da educação

0

Debater sobre as pesquisas realizadas produzindo uma tabela os aspectos mais significativos levantados de cada teoria. Teorias psicologa- aspectos conceituais

Read More

Acepção de pessoas

0

Título do TCD. Acepção de pessoas Disciplina: antropologia cultural polo: capilaridade global Aluno: Mirian Tema: As conseqüências da escravidão no

Read More