Analise de balanços

Categories: Trabalhos

0

Principais Tipos de Análise Análise Vertical e Horizontal Análise vertical/horizontal: possibilita a descrição e detalhamento da situação económico-financeira que escapa da abrangência dos índices. A análise vertical tem por propósito essencial a avaliação da estrutura de composição de itens e sua evolução no tempo. Já a análise horizontal tem seu foco direcionado para apontar o crescimento de itens dos relatórios contábeis através dos períodos, objetivando-se caracterizar tendências. Análise Financeira Análise através de ín diagnóstico geral da or27 o view nut*ge ao de um nceira da empresa.

Este tipo de análise visa determinar a capacidade que a empresa analisada tem para honrar seus compromissos de curto e longo prazo. Análise Estrutural Análise do capital de giro: evidencia como a administração toma decisões que afetam os investimentos e o financiamento do capital de giro. Isso significa dizer que com a aplicação desta técnica de análise é possível fazer um diagnóstico preciso do relacionamento entre as fontes diferenciadas de recursos através da mensuração do seu grau de endividamento e variações da iqueza própria da entidade analisada.

Análise Econômica período considerado. Comungando com esse raciocinio encontra-se na literatura especializada ludicibus afirmando o seguinte: “O fato é que, para determinadas finalidades, certos conceitos são melhores. Se quisermos calcular o retorno para efeito preditivo do que possa ocorrer com a rentabilidade da empresa no futuro, em termos de tendência, será melhor excluir do numerador e denominador contas e valores não repetitivos ou não operacionais. Se, por outro lado, desejarmos ter uma idéia da ucratividade como um todo, será conveniente relacionar o lucro líquido com o investimento total.

Se quisermos ter uma idéia do retorno para os acionistas, melhor será relacionarmos o lucro líquido (após o imposto de renda) com o patrimônio liquido etc. “. Diante disso, pode-se deduzir que dependendo do interesse do analista ou do objetivo da análise o lucro pode assumir qualquer um dos diversos conceitos que são determinados na demonstração do resultado do exercício, ou seja, lucro operacional, lucro líquido, lucro antes da CSSL e do IRPJ, porém o mportante a ser observado é que o conceito de lucro usado no numerador seja compatível com o usado no denominador.

Análise de atividade ou de rotatividade Análise de atividade: tem como propósito principal, mediante o confronto dos elementos da demonstração do resultado do exercício com os itens do balanço patrimonial, determinar o tempo necessário para que os componentes do ativo sejam renovados, ou seja, complete um giro total dos seus respectivos itens. PAGF elementos do conjunto em relação ao total do conjunto.

Se o analista deseja saber em termos percentuais qual é a participação e cada item componente do balanço patrimonial, basta que ele conheça o total do ativo equiparando-o a 100% e, através, da utilização da técnica de matemática conhecida como “regra de três simples e direta” poderá determinar a participação relativa de cada um desses itens em relação ao ativo total.

Através da aplicação da técnica de analise vertical o analista ou auditor além de determinar o percentual relativo de cada um dos elementos do conjunto, também, identificará o grau de importância que esses elementos representam para a riqueza patrimonial da entidade examinada. Assm, pode-se dizer que a análise vertical permite se fazer uma avaliação em toda estrutura do balanço patrimonial.

Quanto aplicada na estrutura da demonstração do resultado do exerc[cio, possibilita a realização de uma avaliação de existe um equilíbrio constante nos resultados nela apresentados, ou então, desequilbrios sujeitos a uma verificação mais detalhada. Via de regra, para determinar a participação relativa de cada elemento da ORE, basta o analista determinar o valor da Receita Total (Receita Operacional Líquida + Receitas não Operacionais) e, equipará-la a 100%.

Através da aplicação da mesma regra matemática explicada anteriormente determinar a participação relativa dos demais elementos do conjunto. Então, pode-se dizer que o objetivo da técnica de análise vertical e medir em percentual cada componente da demonstração contábil ao qual pertence e quando colocados numa série histórica de exercícios subsequentes possibilita a comparação entre os mesmos elementos da massa patrimonial ao longo do tempo e possibilita a comparação entre os mesmos elementos da massa patrimonial ao longo do tempo e também com os padrões do amo ao qual a entidade pertença.

Com essa mesma linha de raciocínio ASSAF Neto (1998) expressa: “A análise vertical é também um processo comparativo, expresso em porcentagem, que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável, identificado no mesmo demonstrativo”. (ASSAF Neto, 1998, p. 110). Por outro lado, Matarazzo (2003) diz que a análise vertical deve: “Mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em nos anteriores permite inferir se há itens fora das proporções normais”. Matarazzo, 2003, p. 249) Essas e outras considerações nos dão a exata proporcionalidade da análise vertical, permitindo o conhecimento das diversas contas dos relatórios contábeis examinados e possibilitando a análise comparativa em relação aos padrões existentes no mercado, além de possibilitar a localização de pontos específicos de falhas, problemas e características da empresa de modo a explicitar os motivos de a entidade estar em determinada situação.

Exemplo prático: O Balanço patrimonial da em resaA rícola, Agropecuária Mato Grosso Ltda está assim de s exercícios de 19xO e 540 2. 160 596 650 914 100% 24% 30% 42% 2. 750 725 1325 700 815 735 200 1 . ooo 26% Horizontal Vr xl = Valor absoluto do periodo analisado ( XI) Vr xo Valor Absoluto do período base (Xo) Exemplo Prático: para o período base de 19XO foi atribuído 100%.

Balanço Patrimonial Agropecuária Mato Grosso Ltda Discnmnaçao 19XOAH% 19Xl 19X2AH% ATIVO Circulante Realizável LP permanente PASSIVO Exigível LP Receita de Exercícios Futuros Patrimônio Líquido 2. 160 20 1. 100 914100% mesmo setor de atividade. Assim, pode-se afirmar que através da análise vertical é possível identificar as distorções de comportamento, conhecer a política de investimentos e financiamentos adotados pelos gestores do negocio.

Por outro lado, a análise horizontal possibilita demonstrar: Para quais dos itens de ativos a empresa, tem destinado maior volume de recursos; O crescimento dos totais do ativo permanente, circulante e de cada um de seus componentes; C] O crescmento do patrimônio Líquido em comparação ao crescimento do Exigível total; O crescimento do Patrimônio e do Exigível a longo Prazo em relação ao crescimento do Ativo permanente; O crescimento do Ativo circulante em relação ao Passivo circulante; C] A variação percentual de cada componente das demonstrações contábeis analisadas em relação ao ano base previamente estabelecidos.

Uma reflexão cudadosa sobre esses pontos observados acima demonstra que com o emprego dessas duas técnicas de analise de forma conjugada o analista ou auditor poderá coletar evidências suficientes e competentes para avaliar o desempenho operacional da entidade contábil examinada e quando necessária ugerir a adoção de medidas administrativas à correção de qualquer distorção que tenha sido diagnosticada. 5. – Análise por Diferenças por Diferenças Absolutas A análise por diferenças absolutas tem como objetivo avaliar qualitativa e quantitativamente o montante de recursos aplicados na empresa, demonstrando, ainda, como esses recursos foram aplicados. Está relacionado basicamente na diferença entre o saldo inicial e o saldo final de cada conta no fim do per[odo analisado, nar o fluxo de origens e no fim do período analisado, para determinar o fluxo de origens e aplicações de recursos.

Então é importante lembrar que o mecanlsmo das partidas dobras auxiliará de forma definitiva, ao analista, pois permite afirmar o que se segue abaixo: Contas do Ativo: Aumentos = Aplicações C] Diminuições — Origens Contas do passivo: C] Aumentos = Origens Diminuições = Aplicações Contas de Natureza Devedora: Cl Aumentos Aplicações Diminuições = Origens Contas de Natureza Credora: C] Aumentos Origens Cl Diminuições = Aplicações Com base no enunciado acima, nota-se que com a aplicação da análise por diferenças absolutas é possível identificar a política inanceira adotada pelos gestores do negócio e até, mesmo, expressar opinião sobre sua adequabilidade. Por outro lado, baseando-se no princípio fundamental das partidas dobrada de que não se pode debitar um valor em uma conta sem que se credite igual valor em outra conta, observa-se que a soma de todas as novas origens será sempre igual à soma de todas as aplicações.

Portanto, pode-se dizer que esse ti o de análise somente poderá ser levado a efeito quand o auditor dispor de dois Permanente Patrimônio Líquido 590 219 85 melhor grupo de índices para retratar a verdadeira realidade da mpresa examinada, pois, fundamentalmente, a essência dos índices é fornecer visão ampla da situação estrutural, econômica e financeira de determinada entidade contábil. Dessa forma, para facilitar o entendimento a finalidade didática deste estudo, admite-se a classificação das técnicas de análise por quocientes em três categorias, a saber: C] Análise Financeira; Análise da Estrutura de capitais; C] Análise Econômica. 5. 9. – Análise Financeira A análise financeira propriamente dita, compreende os índices de liquidez, cujo propósito primário é avaliar a capacidade financeira a entidade contábil, demonstrando se existe aporte de recursos suficientes para saldar os compromissos de pagamento assumidos juntos aos credores em geral. Tais índices de liquidez são os seguintes: Liquidez Imediata; Liquidez Seca; Cl Liquidez Corrente; Liquidez Geral; Cl Solvência Geral. 5. 9. 1 . 1 — Índice de liquidez imediata ou instantânea O índice de liquidez imediata representa a medida da capacidade financeira imediata da entidade contábil, por isso é conhecida como “instantânea”, para li uida ao de uma só vez da totalidade das obrigações assumida iros, vencíveis em curto

Projeto de análise de viabilidade econômico-financeira de implementação de uma empresa de comércio de madeira de eucalipto para desdobro na região sul do rio grande do sul

0

Projeto de análise de viabilidade econômico-financeira de implementação de uma empresa de comércio de madeira de eucalipto para desdobro na

Read More

Libras

0

ORALISMO COMUNICAÇAO TO AL BILINGUISMO De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa à integração da criança

Read More