Análise de caso – havaianas

Categories: Trabalhos

0

Dizer que as Havaianas estão no topo do mundo é ser modesto. A famosa marca de calçados brasileira conseguiu em poucos anos transformar um produto de classe baixa em um monstro sagrado da fashion colture, mas este fenômeno de vendas não aconteceu por acaso ou por um simples golpe de sorte, tem mais a ver com muito trabalho e uma gestão de extrema competência por parte dos administradores da São Paulo Alpargatas; fabricante das Havaianas. As sandálias Havaianas situaram-se no mercado brasileiro como um produto de boa qualidade e de baixo custo.

Isso a identificou com uma classe mais baixa da população que precisava de um roduto que durasse e que também fosse acessível. Isso fora ótimo para a Alparga muitas décadas o qu renovar seu catálogo sua estratégia inicial j anos depois ao se de ao ors Sv. ipe to view next*ge te mercado por anhia a inovar e hia percebeu que arda, somente 32 correntes, forçando- a a reinventar sua estrat gia de Marketing e retomar a estrela de seus produtos.

No in[cio dos anos 70 0 marketing da Havaianas surgiu com um slogan perfeito “As legítimas Havaianas não deformam, não soltam as tiras e não deixam cheiro” e isso é uma grande verdade, pois um dos mais bem guardados segredos industriais ? a borracha que compõem as sandálias havaianas que são de qualidade muito superior ao da conco Swipe to víew next page concorrência.

Então se utilizando de seus pontos fortes que são: boa qualidade, preços competitivos e uma boa campanha de publicidade, utilizando de garoto propaganda o comediante Chico Anysio que estava em alta na ocasião, definitivamente a Havaianas consolidava-se como absoluta líder do segmento no mercado nacional. Estrategicamente uma iniciativa acertada. Mesmo com tantos pontos fortes sendo explorados pela Havaianas, em 1988 ela atravessa uma fase de queda de vendas e omeça sofrer uma forte investida da concorrência.

Passa também a acontecer um processo de inversão de pólos e o que até então era seu ponto forte passou a ser seu ponto fraco: o preço baixo e por consequência a associação com o consumidor de classe baixa. Essa combinação de fatores estava estagnando o mercado das Legítimas e algo tinha de ser feito. Em resposta a queda nas vendas e a ameaça da concorrência a Alpargatas logo em 1994 começam um processo de reengenharia de sua empresa. O que podemos chamar, talvez, do maior caso de sucesso de reinvenção na indústria brasileira.

Os executivos a empresa fizeram seu dever de casa e aproveitaram seu ponto forte, um produto de qualidade, e atacando seu ponto fraco que era seu objetivo, isso ficou claro através das palavras dos dirigentes da empresa, uma “Mudança de paradigma”. A chamada segunda onda se consolidou com o lançamento das “‘Havaianas Top”, onde as sandálias adquiriram um perfil monocromático com as cores da moda ao invés das duas cores padrão com a adquiriram um perfil monocromático com as cores da moda ao invés das duas cores padrão com a palmilha branca com sola e tiras na cor básica.

As “Top” tinham como principal missão onquistar o público da classe média, território até então distante da marca. Foi apenas um reposicionamento da marca e somente isso não bastava. para que todo esse processo funcionasse como uma orquestra bem afinada, foi preciso uma grande mudança dentro da Alpargatas. A empresa se dividiu em marcas e a Havaianas ficou com 3,2 mil dos 11 mil funcionários. A partir desse passo foi estabelecida uma forte parceria com seus distribuidores com a promessa de total colaboração.

O produto agora começa ter mais visibilidade e o que antes era vendldo de baclada agora é colocado em displayers modernos em locais de destaque. Sua embalagem também passa a ser trabalhada para despertar a sensação de valor agregado ao produto. Dá-se início então uma mudança em sua publicidade. Nota- se que ao utilizar a imagem de atrizes elegantes, ao mesmo tempo “descoladas”, isso atrai o tipo de público que a marca procura e para atender a este novo público a Havaianas passam de um único produto para mais de 25 linhas de diversas cores da moda.

Outra mudança importante é que a fabrica que era orientada para produção, passa a ser dirigida para o mercado, seu maquinário é renovado e seus funcionários capacitados, além da novação em seu parque a empresa investe forte em renovação da sua logística e desenvolve um forte laço de colabo PAGF3rl(FS a empresa investe forte em renovação da sua logística e desenvolve um forte laço de colaboração com seus distribuidores ganhando distribuidores regionais quase exclusivos.

Outra frente da empresa foi ações de marketing em um público focado com matérias elaboradas para revistas como capricho, desfiles de moda onde modelos calçavam as Havaianas e eventos como São Paulo Fashion Week onde as celebridades ganharam sandálias para utilizar no evento.

A internacionalização ou quarta onda começou com a xportação para alguns países da America do Sul em 1994, mas tudo realmente começou a acontecer quando as Havaianas investem na França, que é um país formador de opinião no mundo da moda e aproveitando eventos como a copa na França em 98 e a homenagem a países latinos, onde o Brasil foi homenageado em 2001 na véspera do verão europeu.

Esta oportunidade foi muito bem aproveitada pela Alpargatas que conseguiu colocar as Havaianas definitivamente no cenário mundial e as nossa legitimas Havaianas hoje esta no pé do mundo inteiro, presentes em mais de 63 países e são calçados or um simples mortal que não da importância a modismos ha celebridades mundiais como Naomi Campbel, Nicole Kidman entre outros e frequentemente é visto em eventos como Oscar e Grammy.

Com esse verdadeiro caso de amor que houve entre as Havaianas e o mundo, não é de se espantar que lá fora seus preços alcançassem as estrelas. Podemos ver havaianas de modelos customizados custando US$ 100,00 nos EUA e 70 euros na Europa. A PAGF Podemos ver havaianas de modelos customizados custando US$ 100,00 nos EUA e 70 euros na Europa. As Havaianas encontraram seu caminho e seus gestores pretendem continuar nesta rescente e seus acionistas agradecem por isso.

Não há como contestar o estrondoso sucesso que as Havaianas vêm obtendo ha mais de um século e podemos reconhecer na sua brilhante estratégia os fundamentos dos mestres do Marketing e Estratégia moderna Kotler, Potter e Trout, esses fundamentos fizeram dessa uma campanha vencedora e quase impossível de se imitar, eles tornaram-se especialistas em torna o popular em algo informal e democrático.

Aplicaram ensinamentos de Kotler que nos diz que a melhor propaganda e ter as pessoas falando do seu produto e para isso uma assessoria de imprensa e elações publicam é fundamental e o conceito de Potter que acredita que uma estratégia tem que ser duradoura para ser estável, e as havaianas vem aplicando a estratégia que implantaram em 1994.

A Havaianas conseguiu algo incrível para uma indústria brasileira que foi de ser tornar uma das maiores marcas global de sandálias. A estratégia de sua reestruturação colocou-a em um caminho sem volta. Táticas como a expansão da marca através de franquias, lançamento de novos modelos e investimento em produtos diferentes de seu catálogo original tais como tênis, sapatilhas, toalhas, modelos decorados com cristais e a linha infantil.

Automaзгo

0

Charles dos Santos[l] Cбssio Aurйlio Suski[2] Resumo Com o advento da re da eletrфnica, inform automaзгo industrial hui. , proporзoes,

Read More

Mecanica

0

MATRIZES Matrizes – São estruturas matemáticas que contem o conjunto de número reais, dispostos em mxn onde m são linhas

Read More