Análise de inovações – empresa mídias educativavs

Categories: Trabalhos

0

Administração de Ciência e Tecnologia Mídias Educativas Análise empresarial e identificação de inovações Abril / 2012 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 3 2. A EMPRESA: MÍDIAS EDUCATIVAS 4 2. 1 HISTORICO 4 2. 2 PRODUTOSS 2. 3 PONTOS FORT 2. 4 PONTOS FRAC 2. 5 AREAS DE ATU 3. O MERCAD09 ar 18 to view nut*ge 6 NTES 7 4. INOVAÇOES IDENTIFICADAS 10 4. 1 NO PRODUTO/SERVIÇO E PROCESSO PRODUTIVO IO 4. 2 NA FORMA DE TRABALHO 12 4. 3 NO GERENCIAMENTO DE PROJETO 14 5. CONCLUSÃ018 1 . APRESENTAÇÃO Trabalho realizado através de pesquisas com colaboradores, diretores e material acadêmico, a fim de identificar se a mpresa Midias Educativas Ltda. possui tendêncla cultural propicia a inovação. Para isso, buscamos abordar e explicar, detalhadamente, as principais características que fundamentam a nossa análise no campo de atuação do trabalho. Também foi feita multidisciplinar para o desenvolvimento de sistemas e conteúdos para suprir carências existentes na área de educação como também na demanda do mercado consumidor. Como resultado do êxito deste projeto, em janeiro de 2007 0 grupo foi convidado para atuar em projeto de inovação para o Grupo Positivo Informática S. A. maior distribuidor de soluções ducacionais do mercado nacional. A Mídias Educativas trabalha desenvolvendo sistemas para tecnologia educacional como: objetos de aprendizagem, sistemas de colaboração para o Portal Educacional além de um “engine single-user” com diversas características inovadoras. Este trabalho é realizado desde então com recursos financeiros de isenção fiscal da Lei de Informática pelo Ministério de Ciência e Tecnologla. Em 2008 a Mídias Educativas participou do processo de pré- incubação no Recife BEAT, incubadora coordenada pelo C.

E. S. A. R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), agente Softex em Recife para a realização de ações de empreendedorismo e qualidade de software, e pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O periodo de incubação contribuiu para o amadurecimento da equipe gerencial, fortalecimento da equipe técnica, consolidação e aplicação dos processos desenvolvidos e criação de parcerias estratégicas com empresas na área de Tecnologia da Informação e também com centros acadêmicos e de pesquisa.

Essas ações possibilitaram a realização do spin-off da empresa diretamente para o mercado como instituição formal, auto- ustentável e atuante no mercado nacional de tecnologia educacional, já realizando projetos em parceria com a UFPE para o desenvolvimento de soluções educacionais para o Ministério da 18 com a UFPE para o desenvolvimento de soluções educacionais para o Ministério da Educação, parceria de desenvolvimento de soluções para o SEBRAE/PE (CONCORRENCIA 005/08), SENAI/PE e DETRAN/PE, além de desenvolver outros projetos para a inciativa pública e privada.

Hoje a Mídias Educativas encontra-se encubada pela Incubatep e conta com uma equipe de profissionais e parceiros com alto grau de experiência em Tecnologia Educacional/lnstrucional, Design, Análise de Sistemas, Modelagem, Gerência de Projetos, Roteirização de Conteúdo, Pedagogia e Usabilidade. Juntos agregam conhecimento técnico e acadêmico atualizados como também experiência profissional; trabalhando de forma sinérgica para o desenvolvmento de tecnologla educacional. . 2 PRODUTOS A Mídias Educativas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções educacionais em formato digital para educação presencial e a distância. Realiza projetos de design instrucional fundamentado em teorias da aprendizagem humana para gerar recursos didáticos eficientes eficazes e que atendam às necessidades de aprendizado do usuário. A empresa utiliza ampla gama de tecnologias optando sempre pela solução mais adequada à necessidade do cliente.

Sempre identificando a tecnologia mais propicia para o desenvolvimento das necessidades que possuam o maior grupo de recursos multimídia no mercado atual para soluções de tecnologias educacionais e maior velocidade de desenvolvimento dos produtos finais. O grande desafio enfrentado é encontrar a melhor maneira de entregar um produto tão abrangente, de qualidade, com desenvolvimento rápido e que tenha uma boa relação de custo e ficiência.

Obter sucesso neste desafio é critico; é necessário que tenha uma boa relação de custo e eficiência. Obter sucesso neste desafio é crítico; é necessário conhecer bem a necessidade educacional de cada público, escolher as pessoas e as tecnologias certas, bem como profissionais de design e desenvolvmento qualificados. Os componentes de aprendizagem desenvolvidos em diversos formatos são: CDROMs, conteúdo para dispositivos móveis, plataformas de ensino.

A equipe é certificada Adobe Flash, Action Sript e com experiência em diversas tecnologias educacionais com mais de 7 anos de atuação na área. São utilizadas metodologias de design centradas no usuário, testes de usabilidade e prototipagem rápida com validação. Também são utillzados todos os recursos multimídia e motivacionais disponíveis no mercado, a saber: animações 2D e 3D, imagens, fotos, vídeos, locação, jogos online, jogos multiusuários, simuladores, avatares, tutoriais.

Os produtos variam conforme a quantidade de midias e estilos de interação mobilizados e contam com o uso de interface amigável que apresenta uma melhor experiência para os usuários nas aplicações. * Caracteristica dos Produtos ? usado o Sistema de Componentização que é uma solução que, através de engenhos de desenvolvimento, permite a construção de conteúdos multimídias interativos, simuladores e jogos multiusuários voltados à educação, com menor tempo e custo e com uma maior qualidade.

A criação de componentes, pequenos módulos do sistema, viabiliza a construção de inúmeras e complexas aplicações multimídia diferentes, em um tempo relativamente curto e com visual customizável, tornando possível a confecção de versões personalizadas para o conteúdo de cada cliente. A característica pnncpal dos produtos da M ersões personalizadas para o conteúdo de cada cliente.

A característica principal dos produtos da Mídias Educativas é que eles visam tornar o uso o mais universal possível, favorecendo a utilização dessa tecnologia por um maior número de pessoas e, do ponto de vista mercadológico, aumentado sua aplicabilidade. Isto significa estar disponlVel nos principais sistemas operacionais e navegadores de internet, bem como, permitir o funcionamento em computadores com configurações de baixo desempenho. 3. 3 PONTOS FORTES * Sólido conhecimento e experiência em planejamento instrucional e tecnologia educacional.

Conhecimento em tecnologias da informação (TI), tais como: sistemas de informação e gestão de projetos; * Visão de empreendedor: experiência em negociação, lidar com riscos, capacidade de inovação e criatividade; * Capacidade de aquisição de novos conhecimentos pelos integrantes da empresa; * Rede de parcerias consolidada com diversas empresas fornecedoras de produtos e serviços que compõem todos os recursos necessários ao desenvolvimento de conteúdos educacionais: produtoras de vídeo, áudio, animação, entre outras. Rede de relacionamento com especialistas em conteúdos específicos. 3. 4 PONTOS FRACOS Pouca experiência com administração e finanças o que implica, dentre outras conseqüências, em gastos com terceirização; * Falta de experiência jurídica, o que implica em gastos com terceirização para licltaçbes e contratos; * Integrantes com tipos de perfis profissionais similares; ‘k Grandes gastos na manutenção do ambiente de trabalho. 3. ÁREAS DE ATUAÇÃO, PARCEIROS E CLIENTES A Mídias E-ducativas propõe o fornecimento de co ÁREAS DE ATUAÇÃO, PARCEIROS E CLIENTES A Midias Educativas propõe o fornecimento de conteúdo educacional visando o mercado nacional para instituições públicas privadas: * Instituições privadas O menor custo e o rompimento da barreira da distância motivam investimentos de empresas em tecnologias educacionais e EAD. As empresas ganham produtividade e ampliam o alcance de seus treinamentos e atualizações de seus profissionais.

A empresa poderá utilizar o produto como meio de prover treinamentos ou mesmo para atingir o cliente final a nível nacional e de forma interativa. Instituições públicas Educação a Distância e conteúdo digital são temas crescentes nas pollticas públicas brasileiras, a criação da Secretaria de Educação Distância (SEED) e o próprio artigo 80 da LDB são prova disto. Entidades públicas poderão adotar a solução para complementar o ensino elou a educação continuada, seja para servidores públicos ou alunos da rede pública de ensino, conseguindo com isso melhoria em processos e a diminuição da evasão escolar.

A atuação da Mídias Educativas neste nicho de mercado deverá prover para a sociedade uma maior possibilidade de inclusão digital, acessibilidade, descentralizar o acesso à educação, além de melhorar e estimular o aprendizado. Esta atuação será marcada por um processo constante de inovação e descoberta de ovas soluções que possam aperfeiçoar o aprendizado e diminuir as barreiras entre as pessoas.

A Mídias Educativas possui em seu portfólio de clientes e parceiros, empresas como: o SENAI e o SEBRAE Pernambuco, desenvolvendo projetos na área educacional visando o melhor aprendizado para seus alunos e treinamento para profissionals de empresas e client PAGF 18 visando o melhor aprendizado para seus alunos e treinamento para profissionais de empresas e clientes finais dessas instituições; Copergás; Ministério Publico de Pernambuco, desenvolvendo ferramentas de Campanhas Educacionais ? população; entre outros. O MERCADO Nos ultimos anos, ainda que no mundo tenha havido razoável progresso em educação e entretenimento mediado por tecnologia, o desenvolvimento de conteúdos interativos e jogos voltados para essas áreas é muito limitado e não acompanha a demanda do mercado. Este ramo é caracterizado por diversas variáveis, como: necessidades de aprendizado; aperfeiçoamento; capacitação e treinamento constantes; larga distribuição geográfica; necessidade de padronização da formação de aprendizes; redução de custos; maior envolvimento dos usuários com ferramentas interativas; entre outros.

Em relação às técnicas mais comuns . com apenas textos e imagens), a confecção de materiais interativos (como simuladores, jogos multiusuários, inteligência artificial e jogos que simulam condições da vida real) gera um custo mais elevado, inviabilizando muitos projetos e subutilizando o alto potencial dos meios digitais. Por isso o desenvolvimento do sistema de componentes foi a opção escolhida pela Mídias de maneira a otimizar e baratear os custos de desenvolvimento de tecnologias educacionais mantendo a qualidade, dessa forma, aumentando a oportunidade de geração de negócios com os atuais e futuros lientes da empresa.

O setor está em constante crescimento, segundo o levantamento feito pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), em sua edição 2008, cerca de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metod (AbraEAD), em sua edição 2008, cerca de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a distância no ano de 2007.

Constata-se assim o incentivo do governo brasileiro em ações voltadas ao Ensino à Distância, também explícito no artigo 80 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que estabelece que o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” Já no mercado internacional, dados sinalizam que no mercado norte-americano, os programas de ensino a distância via internet geram cerca de US$ 1 bilhão por ano.

O Reino Unido é, atualmente, um dos países que lideram o desenvolvimento de políticas, pesquisas, produtos e serviços tecnológicos para a educação: as exportações britânicas na área de educação somam 10 bilhões de libras por ano (R$ 34 bilhões), 22% do mercado undial. 4. INOVAÇÕES IDENTIFICADAS Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema.

Desta forma a inovação não está restrita às grandes empresas ou então àquelas que atuam em mercados de alta tecnologia. Ela deve estar presente em qualquer tipo de organização. para isso devem colocar em prática novas formas de se executar as atividades, novos produtos e processos, ou mesmo a melhoria os já existentes. Também dentro da empresa a inovação não está restrita aos cientistas e engenheiros, ela pode ser executada por qualquer pessoa, desde que exista um ambiente propício ? criatividade e à experimentação.

Mídias E qualquer pessoa, desde que exista um ambiente propício ? Mídias Educativas é uma empresa que reune em seu quadro de competências várias das pnncpais características de inovação, demonstrando a inovação em diversos setores da empresa, tais como: 5. 6 NO PRODUTO/SERVIÇO E PROCESSO PRODUTIVO Inovações no produto/serviço consistem em modificações os atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.

E inovações de processos tratam de mudanças no modelo de produção do produto ou serviço. Está ultima inovação não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade, racionalização da fabricação e redução de custos. O projeto da Mídias Educativas tem uma visão a longo prazo, pois o foco do principal produto visa o crescimento, o acrescimo na capacidade produtiva ao longo do tempo e desenvolvimento e componentes.

Tendo este produto a capacidade de fornecer diferencial competitivo no tocante a velocidade, qualidade e padronização dos resultados. Ou seja, o produto em si (desenvolvimento de componentes de aprendizagem em diversos formatos) já carrega um alto grau de inovação e precisa estar sempre se renovando para atender a demanda do mercado e sempre agregando valor ao produto de modo a diferenciá- la, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo.

Percebemos que é esse o caminho que a Mídias Educativas segue. No mercado que a Mídias Educativas está inserido, ela é onsiderada uma das pioneiras a usar o tipo de serviço de componentização, que a torna uma das mais especializadas no assunto, demonstrando sua característica inovadora assunto, demonstrando sua característica inovadora no processo. É uma competência estratégica a capacidade de identificar e, até, antecipar tendências de mercado.

Alguns estudiosos afirmam que as empresas que sobreviverão serão aquelas que terão a capacidade de gerar inovações, e de forma cada vez mais rápida. Também não se pode confundir a inovação com inventividade, pois a inovação somente ocorre quando a sociedade se apropria do novo. A título de exemplificação, destaca-se na Mídias Educativas: Inovação em produtos – ela ocorre quando os produtos (ou serviços) são mudados, tanto sob a forma de desenvolvimento de novos produtos ou pela melhona dos já existentes, de acordo com as necessidades do mercado.

No caso da Mídias Educativas, o próprio produto fim da empresa é bastante inovador: desenvolvimento de componentes de aprendizagem em diversos formatos. Inovação em processos – é a mudança no modo como as coisas são feitas, melhorando ou desenvolvendo novos processos produtivos ou quaisquer outros processos dentro da empresa. Por exemplo, a criação do software através de componentes, que são pequenos módulos do sistema.

Esse processo vlablliza a construção de inúmeras e complexas aplicações multimídia diferentes, em um tempo relativamente curto e com visual customizável, tornando possível a confecção de versões personalizadas para o conteúdo de cada cliente com menos tempo de produção. * Classificação Os tipos de tecnologias utilizadas nos produtos e processos da Mídias Educativas podem ser classificadas como tecnologias incorporadas, pois elas estão diretamente Incutldas nos produtos e processos desenv

Misturas quimica tecnológica

0

MISTURAS HOMOGÊ A mistura homogêne podem ser identifica em toda a sua exten seja, a sua mistura pr Misturas quimica

Read More

Automatismo de um gdg

0

AUTOMATISMO DO GDG DA SERRA DE SAO DOMINGOS Objetivo Mostrar o resultado obtido com o projeto de automatismo do GDG

Read More