Análise do perfil e da satisfação dos turistas

Categories: Trabalhos

0

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo caracterizar o município de Corumbá (MS) como destino turístico, bem como, avaliar o perfil dos turistas e identificar sua satisfação no início da Alta Temporada de 2004. A caracterização geo-histórica de Corumbá foi realizada pela abordagem metodológica qualitativa, por sua vez, a abordagem quantitativa foi utilizada no estudo do perfil e da satisfação dos visitantes, através de aplicação de questionários em 400 turistas.

A pesquisa sobre Coru diversos atrativos tur ico aturais, patrimoniai desenvolvimento turi município, foi utilizad turística proposto por Butler ora lev idade dispõe de ar o histórico do ida da região (1 980), observando-se que a cidade está iniciando o processo de renovação, através da ênfase que vem sendo dada ao turismo contemplativo na região.

Os resultados mais relevantes em relação ao perfil dos turistas revelaram que: 86% são brasileiros; 46% com idade entre 40 a 59 anos; 69% são do sexo masculino; 56% possuem nível superior; 63% são casados; 44% são rofissionais liberais; 67% são católicos e 47% visitaram a cidade por indicação de parentes e amigos. Quando comparado o perfil do turista contemplativo com o do turista de pesca observou-se que 22% dos turistas contemplativos são jovens com idade entre 16 e 29 anos e 54% são mulheres. Por sua vez, 81% dos turistas de pesca são casados e 95% são homens.

Quanto à satisfação dos turistas, obtida através de escala intervalar, onde o item “muito satisfeito” corresponde a 5,00 e o item “muito insatisfeito” a 1,00, observou-se que os cinco atores que obtiveram média de satisfação mais elevados foram: credibilidade das informações sobre a flora pantaneira (4,65), limpeza das vias públicas da cidade (4,45), segurança durante a realização dos passeios turísticos (4,29), qualidade dos serviços de hospedagem (4,19) e qualidade de atendimento dos serviços de alimentação (4, 18).

Entretanto, os cinco fatores que apresentaram média de satisfação reduzida foram: acesso ? cidade (3,05), qualidade de atendimento dos serviços de transporte (3,13), informações urísticas disponíveis em sua cidade de origem para o planejamento da viagem (3,16), facllidade de localização dos atrativos turistlcos (3,40) e informações disponíveis em Corumbá sobre os atrativos turísticos locais (3,66).

Espera-se que essas informações possam contribuir com a elaboração de um planejamento estratégico, com ênfase na segmentação de mercado e fornecer subsídios para os empresários e gestores públicos locais no processo de tomada de decisões em prol do desenvolvimento sustentável regional.

Proposta de implantação de sistema de gestão integrada

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO g 1. 1 Tema 9 1. 2 Situação-problema 9 1. 3 Objetivos 11 1. 3. 1 Objetivo

Read More

Fundamentos do sistema operacional

0

Administrador de sistemas Um administrador de sistemas é uma pessoa encarregada por manter e operar computadores elou a sua rede.

Read More