Análise ergonômica produto de moda – bolsa

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE DEPARTAMENTO DE DESIGN ors ANÁLISE ERGONÔMICA DE PRODUTO DE MODA – UNIVILLE 2. 8 7 3. Considerações 10 Introdução Esta pesquisa tem como objetivo destacar os aspectos positivos e negativos de um produto tendo como ponto de vista principal as características ergonômicas. Em se tratando de uma bolsa, pode-se afirmar que será levada em consideração a adequação antropométrica, por se tratar de um produto que está em contato constante com o usuário assim como adequação dos materiais, adequação ilidade de uso, segurança, inclusive folheados a ouro).

Foram vendidas tantas unidades em diversas lojas de marcas conhecidas, que o projeto continua. Agora com parcerias importantes pela demanda do produto. Como a sustentabilldade é um assunto em alta, o produto analisado foi escolhido dentre outros fatores, por esse critério. 2. Análise do produto de moda Para a realização da análise solicitada, levou-se em consideração 8 fatores, que são considerados relevantes: Adequação dos materiais, adequação antropométrica, adequação funclonal, facilldade de uso, segurança, conforto, durabllidade e estética. 1 Adequação dos materiais: 2. 1. 1 Aspectos positivos: • Resistência: A bolsa feita de saco de cimento (fig. l ) classificado como papel Kraft III, tem alta resistência tanto ? umidade, necessidade de suportar peso e também a degradação natural do tempo. (picl Figl: Bolsa • Mistura acertada de materiais: O couro oferece sustentação à bolsa, enquanto que o reaproveitamento do saco de cimento comunica valores de autenticidade e sustentabilidade.

Uma mistura certeira em tempos de eco-design valorizado. O saco de cimento reutilizado dessa forma é considerado Upcycle, que ? o processo de converter um material industrial em algo de igual ou maior valor, em uma segunda vida. O designer Rogério Lima concorreu ao prêmio Greengest 2011, na categoria Moda, bilidade. O mesmo por sua criação que incenti PAGF30FS • Os detalhes de metal são grandes e pesados o que pode causar desconforto ou lesão com o uso continuo. • O material (papel) fica marcado (fig. ) e com dobras podendo ser considerado fator de depreciação por alguns usuários. [pic] Fig2: Material marcado por dobras • O forro possui textura que desfavorece o uso de alguns cessórios como anéis e outros objetos com pontas que pode facilmente se prender e danificar o material. 1. Adequação Antropométrica: • Alças de mão e transversal, antropometricamente inadequadas. A primeira longa e a segunda, se usada como sugerida, causa desconforto no ombro do usuário (fig. 3).

Fig. 3: Alça transversal inadequada • O comprimento da bolsa desfavorece as usuárias de baixa estatura. • O tamanho (Fig. 1) também pode ser um problema quando o usuário buscar algo no interior da bolsa, já que esta não tem configuração adequada aos diversos tamanhos de usuários. . 3 Adequação Funcional: • A peça analisada possui bolsos externos na parte frontal, porta-chaves, porta-celular, es a os separados para vários objetos e isso facilita a ore externos (Fig. ) não oferecem segurança, pois os fechos se abrem sem que o usuário assim deseje, ao menor toque ou esbarrão que pode não ser sentido facilitando uma ação de roubo. [picl Fig. 5: Bolso externo • As peças de metal que se prendem ao cordão de fechamento da bolsa podem machucar o usuário durante a manobra de amarração. 6. Conforto: • O peso da peça gera desconforto, forçando o usuário a evezar os lados para o uso da mesma. 7.

Durabilidade: • O produto analisado apresenta durabilldade satisfatória em se tratando de material reciclado (Fig. 1) • O couro e os metais utilizados também oferecem durabilidade e agregam valor ao produto. (Fig. 6) [PiC] Fig. 6: Detalhe da bolsa, em couro e metal 2. 8 Estética: • A adequação dos materiais, originalidade na combinação, aliado a formas e acabamentos minuciosamente elaborados fazem com que peça em questão a rade a maioria dos usuários. • O produto agrega va ente pelo design PAGF5tFS

A psicanalise em a morte em veneza

0

A PSICANÁLISE EM “A MORTE EM VENEZA” suely de souza Silva[l] Universidade Federal do Pará Resumo: Este artigo trata da

Read More

Poesia se

0

se Se és capaz de manter tua calma, quando, todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa. De

Read More