Análise reflexiva do filme “pro dia nascer feliz”

Categories: Trabalhos

0

• ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O FILME “PRO DIA NASCER FELIZ” Atualmente podemos ver com amplitude a triste realidade brasileira sobre a Educação, palavra de pequeno tamanho, porém com grandes dimensões e que pode mudar a vida de qualquer ser humano que possui sonhos e desejos em se tornar alguém na vida.

Observamos que o filme mostra o dia a dia das escolas públicas de três estados do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco onde os mesmos possuem algumas características em comum: falta de saneamento básico, falta de apoio financeiro, falta de Swipe to r. t page compromisso dos alu 4 róprios professores, o g perplexa com a situa An profissão seguir, dev mesmo que o ofício s d e compromisso dos deixou bastante colhermos qual nto com ela, ocente.

Porém, antes de tudo, devemos amar aquilo que escolhemos pra toda vida e viver aquilo de uma forma intensa, sendo assim capaz de colher aquilo que plantou, ou seja, ver um aluno seu cursando um ensino superior, etc. O filme nos mostra de uma forma bastante verdadeira como é a Educação no nosso pais. Trata a relação do adolescente com a escola, dando um 5wlpe to vlew nexl oage enfoque na desigualdade social do Brasil, onde podemos notar grande diferença de comportamento entre alunos de escolas públicas e alunos de escolas privadas.

Uma passagem no filme que fica bastante vislVel a diferença que há na educação entre as classes sociais é o “conselho de classe” onde na mesma os professores estão bastante cansados, com olheiras e descabelados, situações essas que levam os docentes ao uso de calmantes e antidepressivos e em outra é a aula de literatura na escola privada onde os alunos estão prestando atenção na aula da professora que por sinal está bem vestida e sem vestígios de cansaço em um ambiente agradável e limpo, bastante diferente e uma escola pública. ? partir desta e de outras variáveis é que vemos o quanto a Educação é menosprezada na nossa sociedade. Se houvesse um maior auxílio dos políticos, com certeza o Brasil seria um país desenvolvido, pois, para isso é preciso primeiramente que se tenha uma Educação de qualidade, algo que infelizmente está longe de acontecer, já que a mudança vem de nós que estamos cursando a licenciatura e dos demais profissionais que já estão em comprometimento com esse ofício majestoso que é o ato de educar. ercebemos também que a ausência dos pais, as drogas e as dificuldades diárias também afeta o desen Percebemos também que a ausência dos pais, as drogas e as dificuldades diárias também afeta o desenvolvimento dos alunos, principalmente os alunos das escolas públicas que quase não tem nenhum tipo de apoio e às vezes por serem tão revoltados acabam indo pra escola simplesmente pra brincar, brigar e até mesmo gerar uma série de problemas mais graves com outros colegas, professores e o diretor da instituição de ensino.

Embora a sociedade deseje que o professor deveria ser melhor e mais ativo quanto a organização de educar, o filme mostra de forma clara como é ilusoria a tentativa de culpar o professor pelo fracasso em educar. Se em algum momento há cenas que mostrem o descaso do professor com o aluno, em outras mostram professores engajados com sede de mudar a escola em que trabalha, mas que no entanto são derrotados pela situação em que se encontra a instituição, algo desanimador e lastimável.

Com toda precariedade que acontece nas escolas públicas, o filme mostra também que isso não ocorre somente nessas escolas, mas também nas de elite, as privadas. Percebemos que há pichações, brincadeiras de mal gosto com os colegas, alunos desinteressados e com sono e até mesmo repetentes. Por esse comportamento podemos perceber que o problema não está na scola e sm na Educa repetentes. Por esse comportamento podemos perceber que o problema não está na escola e sim na Educação.

Um exemplo de importante significância é a aluna do estado de Pernambuco que apesar de viver em uma das cidades mais pobres do país, com todo aquele sofrimento que é ir estudar em outra cidade e não ter nenhum recurso, ainda sonha com um futuro promissor, onde é capaz de ser alguém de grande valor para o nosso país, mas que com todo o talento que tem em escrever poesia e ser apaixonada pela leitura, a jovem acaba fazendo um curso normal para ser professora, enquanto a aluna da escola privada estuda ngenharia na Universidade de São Paulo.

A meu ver, posso concluir que c filme tem um grande valor, pnnclpalmente para nós que em um futuro mais próximo vamos lidar com essa lastimável realidade, porém, podemos vê-lo também como um alicerce que serve de base para buscar novos horizontes, para saber mais e ao menos tentar mudar alguma coisa dentro da escola. Essa diferença entre o ensino público e o privado de certa forma pode nos mostrar que a Educação existe se houver uma simples oportunidade para que sonhos sejam realizados ou até mesmo apenas para ser superior perante a sociedade.

Ensaio

0

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA oral to view nut*ge gratificante, de suma importância para nosso crescimento como acadêmico de Ciências

Read More

Projeto de análise de viabilidade econômico-financeira de implementação de uma empresa de comércio de madeira de eucalipto para desdobro na região sul do rio grande do sul

0

Projeto de análise de viabilidade econômico-financeira de implementação de uma empresa de comércio de madeira de eucalipto para desdobro na

Read More