Antecedentes historicos da administração

Categories: Trabalhos

0

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO- ATE FACULDADE SANTO AGOSTINHO CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇAO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA ADMINISTRA IVA to view nut*ge contribuições nas organizações contemporâneas; além de buscar apresentar, a partir do resultado da comparação entre teoria e prática, sugestões que possibilitem aumentar a eficiência e a eficácla das organizações como resultados dessas contribuições. PAGF70F11 sua própria área. A teoria geral da Administração recebeu influencias ao logo da Historia de vários pensadores – filósofos, desde o Egito

Antigo até o momento, podendo ser destacado Moises, Platão, Thomas Hobbes, Taylor, Fayol, Ford, Peter F. Drucker e tantos outros. Muitos dos pensadores elencados formam Escolas que se caracterizam por elementos dominantes na época e local de sua constituição, constituindo-se em ferramentas na organização da ação humana. 1. INFLUENCIAS DOS FILOSOFOS SOCRÁTES – (470 a. C. – 399 a. C) expõe seu ponto de Vista sobre a administração como sendo uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiêncla. PAGF30F11 problemas organizacionais. . 2. INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA • Organização formal mais antiga que se tem noticia. • Herança do Império Romano. PAGFd0F11 direção, de comando e de ordem (um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar). – Equipe, coordenação e unidade de propósito. – Administrar exército = pais • Alexandre o Grande (336 – 323 a. C. ; rei da Macedônia situada ao norte da Grécia). – Disciplina, delegação de autoridade e reconhecimento das diferenças entre pessoal de linha e de staff – Influenciaram Aníbal, César e Napoleão.

A organização militar ,tem influenciado enormemente o esenvolvimento das teonas da Administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. O principio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode Ter um superior) – fundamental para a função de direção. A escala hierárquica, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações.

O conceito de hierarquia dentro do exercito é provavelmente ão antigo quanto a própria guerra, pois a necessidade de um estado estado-maior sempre existiu para o exercito. Todavia, o estado-maior formal como um quartel- general somente apareceu em 1565 com a Marca de Brandenburgo, precursor do exército prussiano. A evolução do princípio de assessoria e a formação de um estad03 maior geral ocorreu posteriormente na Prussia, com o Imperador Frederico II, o pois estava convencido de que a obediência cega jamais leva a uma execução inteligente de qualquer coisa.

No início do século XIX, Carl von Clausewitz (1780-1831 general prusslano, screveu um Tratado sobre a Guerra e os Princípios de Guerra, sugerindo como administrar os exércitos em períodos de guerra. Foi o grande inspirador de muitos teóricos da Administração que posteriormente se basearam na organizaçao e estratégia militares para adaptá-las à organização e estratégia industriais. Clausewitz (um grande estrategista militar e teórico da guerra)considerava a disciplina como um requisito básico para uma boa organização. ara ele, toda organização requer um cuidadoso planejamento, no qual a decisões devem ser cientificas e não simplesmente intuitivas. As decisões devem basear- se na probabilidade e não apenas na necessidade lógica. O administrador deve aceitar a incerteza e planejar de maneira a poder minimizar essa incerteza. 1 a INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL • Inglaterra (final do séc XVIII). – Início do avanço tecnológico. – Substituição do trabalho humano pela máquina. Fonte de energia: Motor a vapor . • Mais barata e eficiente aperfeiçoado por James Watt. ?? Reduziu custos de produção / preços e expandiu mercados – Invenções / Capital / m-d-o / máquinas – Problemas com m-d-o (analfabetismo e habilidades) Treinamento (oral, demonstração, tentativa e erro) Disciplina e motivação incentivo positivo, sanções negativas e incorporação retos) (1736-1819) e a sua posterior aplicação à produção, uma nova concepção do trabalho modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem económica, polltica e social que, num lapso de aproximadamente um século, foram maiores do que as mudanças havidas no milênio anterior.

A primeira fase; 1780-1860: 1a R. l. ou Revoluçao do carvao e do Ferro – Revolução do Camão (como principal fonte de energia). Revolução do ferro (como principal matéria-prima). A 1a Revolução Industrial começa com a introdução da máquina de fiar, do tear hidráulico e posteriormente do tear mecânico, do descaroçador de algodão, provocando a mecanização das oficinas e da agricultura. O trabalho do homem, do animal e da roda d’água é substituído pelo trabalho da máquina, surgindo o sistema fabril: o antigo artesão transforma-se no operário e a pequena oficina patronal cede lugar a fábrica e à usina.

As novas oportunidades de trabalho provocam migrações e consequente urbanização o redor dos centros industriais. Há uma renovação nos meios de transporte e comunicações: Surge a navegação a vapor, a locomotiva a vapor, o telégrafo e o telefone. É o inicio do Capitalismo. A segunda fase da revolução industrial a partir de 1860 apresenta as seguintes características: • A substituição do Ferro pelo Aço. • A substituição do Vapor pela Eletricidade. • O desenvolvimento de maquinaria automática e um alto grau de especialização do trabalho. ?? O crescente dominio da Indústria pela ciência. • Transformações radicais nos transportes e comunicações. ?? O desenvolvimento de novas formas de organização capitalista: Morgan & Co. 4. II. A formação de imensas acumulações de capital, provenientes de trustes e fusões de empresas. III. a separação entre a propriedade particular e a direção das empresas, IV. o desenvolvimento das holding companies. • A expansão da industrialização até a Europa Central e Oriental, e até o Extremo Oriente. Resumo critico: .

Com a Revolução Industrial as empresas crescem , utilizam-se maquinas, emprega-se grande numero de pessoas, a produção é em larga escala; atende-se a mercados maiores mais distantes, e acirram-se as disputas por mercadorias – a concorrência”. As empresas foram-se adaptando à nova situação; na medida do possível, por tentativa e erro. Foi nessa ocasião que surgiram as primeiras obras que buscavam a aplicação do método cientifico no estudo do trabalho. capital, salário, renda, produção, preços e mercados.

Caracteriza se como a consolidação das condições necessárias para o surgimento das novas teorias administrativas: Crescimento da preocupação com o consumo direto; – Surgimento das Indústrias ferroviárias, de ferro e de aço; Surgimento dos ‘impérios industriais’ e dos gerentes profissionais; – Surgimento do ramo de bens duráveis; – Preocupação com as vendas (‘marketing’ de hoje); – Desenvolvimento da organização do tipo funcional; – Preocupação com os meios de redução de custos.

Em certo momento, surge a empresa integrada e multidepartamental. O conceito de alianças e sociedades (holdings) começa a aparecer e o controle do mercado de distribuição passa a ser dessado com o fim de obter-se um preço mais acessível ao cliente fi s fusões de empresas e 11 Administração de ferrovias (superintendente geral). ?? Henry poor (1812-1905): sistema (antes de Taylor); reconhecimento (antes de Mayo); liderança (antes de Argyris).

Alguns fatores contribuiram nos estudos da administração: • -Séc. XIX: crescimento e complexidade das organizações; impérios industriais; • Gerentes profissionais: os primeiros organizadores que se preocupavam mais com a fábrica do que com vendas ou compras. • Antecedentes históricos da administração. Todos esses fatores iriam completar as condições propicias para a busca de bases científicas para a melhoria da prática empresarial e para o surgimento da teoria administrativa.

Regência nominal

0

Regência Nominal Regência Nominal é o nome da relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu respectivo complemento

Read More

Atps – custos de logística

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTO ANDRÉ [picl Gestão de Custos Logísticos ors to view Atividades Práticas Supervisionadas Localização:Rua das Acácia,353-Polo Industrial

Read More