Apectos introdutórios ciências contábeis

Categories: Trabalhos

0

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE Em toda sua história, a Contabilidade ganhou várias definições. Porém, entre todos os professores e idealizadores dos conceitos da Contabilidade, podemos destacar dois estudiosos que nos ensinaram os conceitos e definição contábil como hoje conhecemos no Brasil: Francisco D” Áuria e Eldon Hendriksen. Francisco D • Auria foi um professor influenciado pela escola patrimonialista, uma fundamentar os estu s “ciência que estuda e atica registro relativos aos Nessa definição influ ora de. antes para a define como rientaçáo, controle e raçao economica”. imonialista, o objeto principal da contabilidade é o patrimônio das entidades. Além dessa, também é importante destacar a definição criada pelo professor Hendriksen, da escola norte-americana, onde diz que “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar- se nos relatórios externos”. Portanto, fica claro que D’ Áuria enfatiza a contabilidade como ciência e Hendriksen define como um processo de nformação.

A partir dessa afirmação, podemos resumir e dizer que a contabilidade é uma ciência que forma um sistema de informações úteis para tomadas de decisões dentro da gestão empresarial. Ela mantém um controle do seu objeto, o patrimônio, através de técnicas, normas e princípios, principais ferramentas contábeis utilizadas é a escrituração contábil, que é o registro de todos os fatos contábeis (modificativos, permutativos e mistos) de acordo com o método das partldas dobradas, considerando sempre o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.

Esses registros devem ser realizados nos livros Diário e Razão. A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL Atualmente a contabilidade é indispensável no sistema de funcionamento de qualquer e toda organização com ou sem fins lucrativos que se encontram diariamente em situações que utillzam recursos como pessoas, materiais, equipamentos e outros. Esses recursos podem ser “negociados” de várias maneiras e para poder trabalhar de maneira positiva, as pessoas e gestores dentro dessas organizações precisam constantemente de informações que relatem como está a situação financeira da entidade.

Portanto, toda organização precisa da contabilidade como ferramenta essencial de funcionamento que vai identificar, mensurar, reportar e analisar as informações a respeito dos eventos econômicos e guiar os gestores em suas decisões operacionais para um melhor desempenho da organização. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS O registro sistemático do banco de dados de uma entidade permite ao gestor da mesma conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período.

Essa definição deixa bem claro o significado das demonstrações contábeis, que são relatórios que evidenciam nformações dlferenciadas para cada tipo de usuário. Essas evidenciações têm como meta atingir os objetivos da contabilidade, provendo informações úteis para a tomada de decisões econômicas. Entre os vários relatórios contábeis, existem dois de grande importância: o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração do Result íci0 (ORE).

Patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da entidade, mostrando uma instantânea osição financeira em uma data específica e apresenta seus débitos (ativos = bens + direitos) e créditos (passivos = obrigações + PL) nos lados esquerdo e direito, respectivamente.

No aspecto qualitativo estão os grupos e subgrupos de contas, contas e subcontas, itens e subitens e no aspecto quantitativo estão os valores de cada uma dessas contas, totalizando os subgrupos e grupos de contas. A MISSÃO DA EMPRESA A VISÃO EMPRESARIAL PROCESSO ADMINISTRATIVO (PLANEJAR. ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR): ELEMENTOS, FUNCIONAMENTO E IMPORTÂNCIA AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES: AMBIENTE TAREFA E

MACROAMBIENTE (ELEMENTOS E COMO AGEM SOBRE O FUNCIONAMENTO DAS ORGAN ZAGÕES) Além de ser considerada um sistema aberto, a empresa, ou melhor, organização, está como que mergulhada no que chamamos de ambiente. Para explorar esse conceito, é aconselhável falar de dois tipos de ambiente: geral e específico. O que chamamos de ambiente geral (também chamado de macroambiente) configura um conjunto de condições que podem eventualmente ter um impacto sobre a organização. Essas condições compõem um cam o dinâmico de forças que se cruzam, se chocam, m, se anulam ou se AIGF3n,F3

Faturamento comercial

0

ACOMPANHAMENTO DE VENDAS – POR ESCRITÓRIO DE VENDAS CONSOLIDADO – VAREJO PERIODO: 01. 7. 2011 A 13. 7. 2011 6

Read More

Trabalho em penitenciaria

0

Indústria disputa trabalho barato de preso FA IMA FERNANDES da Folha de S. Paulo Com remuneração ao redor de R$

Read More