Apostila contabilidade ii 3 ed. ufsc

Categories: Trabalhos

0

Curso de Graduação em Ciências Contábeis a distância Bernadete Limongi Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências Contábeis L734c Limongi , Bern e ar 157 3. impri – . Flonanópoli Sv. ipe to view USC, 2011. 192 p. : ii Inclui bibliografia ISB Bernadete Limongi. ncias Contábeis / Contabilidade. 2. Mercadorias. 3. Operações financeiras. 4.

Avaliação de estoques. 5. Educação a distância. l. Universidade Federal de Santa Catarina/ Departamento de Ciências Contábeis. I. T[tulo. CDU: 657 Universidade Federal de Santa Catarina, Sistema UAB. Nenhuma arte deste material poderá ser reproduzida, transmitida e gravada, por qualquer meio eletrónico, por fotocópia e outros, sem a prévia autorização, por escrito, dos autores.

GOVERNO FEDERAL presidente da República – Dilma vana Rousseff Ministro da Educação – Fernando Haddad Secretário de Educação a Distância – Carlos Eduardo Bielschowsky Coodenador Nacional da Universidade Aberta do Brasil – João Carlos Teatini de souza Clímaco UNiVERSiDADE FEDERAL DE SANtA CAtARiNA Reitor – Álvaro Toubes Prata Vice—Reitor – Carlos Alberto Justo Secretário de Planejamento e Finanças – Luiz Alberton Secretária e Cultura e Arte – Maria de Lourdes Alves Borges Coordenadora Adjunta UAB – UFSC – Dulce Márcia cuz CENtRO sÓCiO- ECONÔMiCO Diretor – Ricardo José Araújo Oliveira Vice-Diretor Alexandre Marino costa DEPARtAMENtO DE CiÊNCiAS CONtÁBEiS Chefe do Departamento — Maria Denize Henrique Casagrande Subchefe do Departamento – Flávio da Cruz Coorda.

Geral do Curso de Graduação na modalidade a distância – Maria Denize Henrique Casagrande Coordenadora de Educação a Distância Eleonora Milano Falcão Vieira Coordenador de Tutoria e de Pesquisa e TCC – Altair Borgert Coordenador de Ambiente Virtual e Ensino e Aprendizagem – Irineu Afonso Frey Coordenador Financeiro — Erves Ducati Coordenadora Pedagógica – Elisete Dahmer Pfitscher EquiPE DE PRODUÇO DE MAtERiAL – PRiMEiRA EDiçao Coordenação de Design Instrucional – Fernanda Pires Teixeira Design Instrucional – Claudete Maria Cossa Patrícia Cella Azzolini Revisão Textual – Júlio César Ramos Coordenação de Design Gráfico – Giovana Schuelter Design Gráfico – André Rodrigues da Silva Felipe Augusto Franke Ilustrações — Felipe Augusto Franke Design de Capa – Guilherme Dias Simões Felipe Augusto Franke Steven Nicolás Franz Peia Projeto Editorial – Guilherme Dias

Simões Felipe Augusto Franke Steven Nicolés Franz peia EqUiPE DE PRODUçãO DE MAtERiAL – tERCEiRA EDiçãO Coordenação de Design Instrucional – Andreia Mara Fiala Coordenação de Design Gráfico – Giovana Schuelter Revisão de Material – Patricia Cella Azzolini Design Gráfico – Fabrício Sawczen Patrícia Cella Azzolini Ilustrações – Francielli Schuelter Design de Capa — Gullherme Dias Smbes Felipe Augusto Franke Steven Nicolás Franz Schuelter Design de Capa – Guilherme Dias Simões Felipe Augusto Franke Steven Nicolás Franz Pena Projeto Editorial – André Rodrigues da Silva Felipe Augusto Franke Guilherme Dias Simões Steven Nicolás Franz pena sumano Unidade 1 – Provisão para créditos de liquidação duvidosa Referências 41 Unidade 2 – Destlnação do resultado e outros eventos contábeis Referências — 87 Unidade 3 — Operações com mercadorias 90 3. 1 Introdução.. 91 3. 2 Regimes de Controle Contábil do “Estoque de Mercadorias” e do “Custo das Mercadorias Vendidas” Regime de Inventário Permanente 93 Regime de Inventário periódico . 95 “Inventário Permanente” ou “Inventário periódico” 3. 3 3. 4 3. 5 3. Exercícios 98 A Avaliação das Merca 97 A Contabilização do ICMS na Compra de .. 136 A Contabilização o ICMS na Venda de Mercadorias 137 A Contabilização do ICMS na Devolução de Compra . 102 Alguns Métodos de Avaliação no Critério do Custo de Aquisição (Histórico), sem a Consideração Específico Mercadorias — ICMS” 139 dos Efeitos da Inflação Método do Custo 105 Método do Custo Mais Recente — 103 105 Método Primeiro a Entrar, Primeiro a sair (P • • • • • • • • • 106 Método Ultimo a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS) 112 Método do Custo Médio Ponderado . 119 Método do Custo Méd10 ponderado Variável (ou Móvel) ……………………… 20 Alguns Comentários Decorrentes a Comparação dos Métodos Examinados . .. 130 3. 7 Os Componentes do Custo das Mercadorias . Registros Básicos……….. …. 131 3. 8 A contabilizaçao do ICMS: • 135 de Mercadorias …… 138 A Contabilização do ICMS na Devolução de Venda de Mercadorias . 138 A Contabilização da “Apuração do 3. 9 Exercícios . 140 3. 10 Os Registros Cont Registros Contábeis no Inventário Permanente: Um exemplo mais completo…….. . . _ 148 Referê nclas 1 64 Unidade 4- Operações financeiras — 166 4. 1 Cia. Paulista 167 4. 2 aa. Cruzeiro 175 4. 3 Duplicatas Descontadas . . 184 Referências — 192 Caro(a) aluno(a),

Você está iniciando o estudo da disciplina Contabilidade II Como era de se esperar, esta disciplina é a continuação da Contabilidade l, e nela você aprofundará alguns conhecimentos já adquiridos, além de adquirir novos. Em Contabilidade I você aprendeu a estruturar praticamente todas as demonstrações contábeis. O que você vai perceber é que agora elas ficarão mais “gordinhas”, isto é, mais complexas e mais longas. Novas contas surgirão e você praticará mais ainda a técnica das partidas dobradas e observará a inclusão de novos tópicos, inclusive com algumas referências à Lei na 6. 04/76, com suas modificações posteriores. Os tributos serão tratados ainda de forma simulada, sem preocupação com a observância da legislação pertinente. Eles constituem tópicos de disciplinas posteriores.

Mas alguns já serão trabalhados, para que você se familiarize com eles e tenha mais facilldade no futuro, naquelas disciplinas dedicadas à Con familiarize com eles e tenha mais facilidade no futuro, naquelas disciplinas dedicadas à Contabilidade Tributária. No decorrer da disciplina você verá que serão feitas muitas alusões aos princípios fundamentais de contabilidade, tratados nas resoluções CFC na 50/93 e CFC 774/94. Esperamos que você aproveite ao máximo este livro e execute todas as atividades nele propostas, bem como aquelas que lhe forem solicitadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. goa caminhada! Bernadete Limongi Unidade 1 Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa Nesta unidade você aprenderá a finalidade das contas “Perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa” e “Devedores Duvidosos”.

Aprenderá também a estabelecê-las e a retificá-las e revertê-las usando as contas “Reversão das perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa” e “Devedores incobráveis”. Unidade 1 – Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa A Competência e a Prudência são os princípios de contabilidade (RESOLUÇÃO CFC N. 0 1. 282/10) que justificam o uso da conta “Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa”. Esta é uma conta redutora da conta “Duplicatas a receber” ou “Clientes”, ou seja, contas do ativo. A contrapartida deste lançamento contábil é a conta de resultado “Despesa com créditos de liquidação duvidosa”, que aparece na Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – como uma conta de despesa.

Ora, sabemos todos que a Contabilidade adota como um de seus rincípios o da Competência ue reconiza o reconhecimento da receita e da despesa n que foram geradas, independentemente de recebimento ou de pagamento. Assim, se a empresa vende mercadorias por $IO. OOO no mês de setembro do ano 20X0, por exemplo, a serem recebidos em 10 vezes, a Competência manda que seja registrada a receita integral naquele ano, ou seja, os $10. 000. E ela incluirá em sua DRE daquele ano essa venda de $IO_OOO como receita bruta de vendas. No entanto, a empresa sabe, pela sua experiência, pela observação do mercado em que atua, pelo tipo de clientela que tem, pela conjuntura econômica do pars, que ão receberá integralmente os $ 10. 00; alguém deixará de saldar totalmente sua dívida com a empresa. Ou seja, haverá certa inadimplência já esperada. É aí que entra o princípio da prudência! Com base em todos os aspectos mencionados e em outras variáveis semelhantes, o contador pode estimar um percentual de, digamos, 5% de inadimplência_ Assim, logo abaixo da conta de ativo “Duplicatas a receber”, ele contabilizará a crédito, portanto entre parênteses, 5% da Receita de Vendas de $IO. OOO, correspondente à inadimplência esperada. No Balanço Patrimonial aparecerão as duas contas: Duplicatas a receber ….. $10. OOO perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa. ….. $500) E na DRE o contador colocará, em Despesas com Vendas, portanto, a débito, os mesmos $500, que irão, naturalmente, diminuir o lucro da empresa. Logo, o contador fará os seguintes lançamentos por ocasião do estabelecimento dessa provisão: D – Despesa com créditos de liquidação duvidosa C – Provisão para créditos de liquidaçao duvidosa $500 (ORE) $500 (AC-Balanço) No final do ano seguinte, em 20X1, é que o contador ficará sabendo se a sua sabendo se a sua provisão, baseada em uma previsão, estava correta ou não. Como ele não dispõe de bola de cristal, provavelmente terá se enganado, para mais ou para menos, e fará os ajustes necessários.

Assim, vejamos as três possibilidades do que pode ocorrer: 11 Curso de Graduação em Ciências Contábeis a) O contador acertou e a inadimplência foi exatamente a esperada, de $500. Lançamentos: D – Perdas estimadas para créditos de Liquidação Duvidosa – $500 C- Duplicatas a receber… SSOO Neste caso, não haverá necessidade de colocar nada na DRE como forma de ajuste. b) O contador mostrou-se pessimista na sua previsão, pois na verdade a inadimplência fol de apenas $300, e não $500. ? preciso então fazer os ajustes. A conta de Perdas Estimadas para Créditos de Liquidação Duvidosa sempre precisa ser zerada, para que se possa estabelecer nova provisão para o ano seguinte.

Portanto, os lançamentos serão os seguintes: D — Perdas Estimadas para créditos de liquidação duvidosa ….. $500 c – Duplicatas a receber 3300 C – Receita com Reversão de perdas Estimadas para créditos de liquidação duvidosa (DRE) . $200 Observe que a conta “Duplicatas a Receber” é creditada no valor real, que não foi realmente recebido. A diferença, que se locada numa conta de onstituiu numa receita in Reversão de Perdas Estimadas para créditos de liquidação duvidosa”, que vai integrar a DRE do ano 20X1, embora diga respeito a uma venda realizada no ano anterior. Desta forma é compensada a despesa a mais que entrou na apuração do resultado do ano anterior.

Com o uso de razonetes, os ajustes ficariam assim: Duplicatas a receber *8000 300 (1) Perdas estimadas p/ créd. de liquid. duvidosa (1) 500 500* Receita com reversão de perdas estimadas para créd. de liquid. duvidosa 200 (1) (AO. …………………………………………………….. $600 D – Devedores 12 c) perdas Estmadas para Créditos de Liquidação O contador mostrou-se otimista, e a inadimplência na verdade foi de $600, e não de $500, como ele havia previsto. Novamente ele fará os ajustes necessários só que, desta vez, houve uma despesa inesperada de $1 00, que entrará na nova DRE, compensando a recelta a mais que entrou na apuração do resultado anterior.

Desta vez os lançamentos serão os seguintes: D – Perdas estimadas para créditos de liquidação duvidosa (AC) . incobráveis .. $500 C – Duplicatas a receber … S 100 Observe que a conta Duplicatas a Receber é creditada no valor real, ue não foi realmente recebido. A diferença, que se constituiu numa despesa inesperada, é colocada numa conta de despesa, “Devedores Incobráveis”, que vai integrar a DRE deste ano, embora diga respeito a uma venda realizada no ano anterior. Desta forma é compensada a receita a mais que entrou na apuração do resultado do ano anterior. Com o uso de razonetes, os ajustes ficariam assim: ajustes ficariam assim: Perdas estimadas p/ cr. iquidação duvidosa (1) 500 500* Devedores Incobráveis (1) 100 8000 600 (l) Depois de feitos os ajustes é que o contador deve estabelecer uma nova provisão, para o ano seguinte. Mesmo que o fisco não aceite essas provisões, tal fato não impede que a empresa as utilize, em obediência ao princípio da Prudência. Ela simplesmente fará os ajustes necessários no lucro real, aquele a ser tributado, para não vir a sofrer nenhuma sanção da fazenda pública. Os alunos podem então perguntar: para que estabelecer tais provisões? Ora, muito simples. Não podemos nos esquecer que os dividendos, as participações e as reservas têm por base o lucro apurado após o Imposto de Renda e a Contribuição Social.

Mesmo que essas 13 provisões para créditos de liquidação duvidosa não afetem o ucro para fins de Imposto de Renda e Contribuição Social, elas afetarão o lucro remanescente, que será aquele a ser distribuído entre administradores, funcionários, acionistas, etc. , além das reservas, que começaremos a estudar na próxma Unidade. Se a empresa já sabe, por experiência, que não receberá toda a receita prevista, a prudência manda que ela tome as providências cabíveis, até mesmo porque a Lei 6. 404/76, em seu artigo 201, S 20 diz: “Os acionistas não são obri ados a restituir os dividendos que em boa-fé tenham e-se a má-fé quando os PAGF 157

Sistemas erp

0

IZARO ERP SISTEMA INTEGRADO DE GESTAO O Izaro ER? é um avançado Sistema Integrado de Gestão (ERP II) que, pela

Read More

Tipos de valvulas

0

PROJETOS EM INSTRUMENTAÇÃO AUTOMAÇÃO INSTRUMENTAÇÃO – VÁLVULAS TIC sp sc Spv ar 17 to view nut*ge Eng. Marcelo Saraiva PROJETOS

Read More