Apts fisica

Categories: Trabalhos

0

DESAFIO O desafio será elaborar um relatório que contenha o memorial descritivo dos cálculos desenvolvidos nas etapas 1 até 5 que retratam alguns episódios de deslizamentos, queda de objetos ou estruturas que foram apresentados pela midia recentemente. Esse desafio é importante para que o aluno desenvolva uma consciência crítica a respeito desse fenômeno natural e possa atuar na sua prevenção, quer seja alertando ou intervindo com opiniões técnicas obtidas a partir dos resultados dos cálculos realizados.

Os conceitos físicos pertinentes serão desenvolvidos urante o transcorrer da disciplina. Svipe nentp Objetivo do desafio OF5 Realizar cálculos q esü_l_ deslizamento de terr situação essa bastan de risco. ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas) fenômenos de encostas de morros, de chuvas em áreas Aula-tema: Leis de Newton. Leis de Newton – Atrito. Esta etapa é importante para que você aprenda a identificar, representar e calcular as principais forças da mecanica.

Esta atividade é importante para você fixar os conceitos de atrito e identificar o atrito estático e o cinético, relacionando-os com os fenômenos cotidianos. ara realizá-la, é importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) Leia o texto apresentado a seguir. Para evitar o deslizamento de pedras na na encosta de um morro, uma sugestão oferecida é a ancoragem delas por meio de um cabo de aço fortemente fixado a rochas. Para isso, vamos determinar alguns parâmetros desse cabo. Faça as atividades apresentadas a seguir. . Determine o peso da pedra sabendo que sua massa é de meia tonelada. p-500 p – 4900 N 2. Represente um plano inclinado de 300 e determine a componente da força peso paralela ao plano. FN- Força normal FP- Força peso T = Força de tração do cabo p = Força Gravitacional 3. Determine a componente da força peso perpendicular ao plano. para o caso do equilíbrio estático, determine a tração no cabo. 300 Fres= m. a= Fn+ T+Fg=M. a T = M. g. senB T = 500 . . T=4900. sen300 T = 2450 N Obs: Força paralela ao plano 4.

Adotando a inclinação do terreno como 30″ e supondo desprezível o atrito, caso o cabo se rompa, qual será a aceleração da rocha da base do plano. Fres = m . a. (Equipe) Utilize os dados do passo 1 e determine a velocidade da rocha na base da encosta, supondo que não exista atrito. vo=o A-4,8 m/s2 -600 m V2=VO+2a. x v=C. 760 Velocidade da rocha na base da encosta. Passo 3 (Equipe) Leia o texto a seguir. Numa situação mais próxima do real, o coeficiente de atrito estático pode ser tomado como ? 0,80.

Faça cálculos para tranquilizar a população da base da encosta mostrando, que numa situação atmosférica normal, a rocha nao terá facilidade de deslizar. qe=fe/Fn Fn- m. g. cos300 Fn=— 4. 244N Fg=m g Fn Fn=m. g. cose qe=fe/4244 3 Escreva sucintamente uma conclusão sobre o resultado dos cálculos realizados nas etapas 1 e 2. Podemaos informar a população que com os dados de cálculos e N 0,80, obtivemos, de (força) ou fez 3395,2N e a força PX disponível é de 2450N; portanto não haveria deslizamento nestas condições.

Porem com o calculo de fe(força de atrito estático) com anulo de 300, a tangente nos deu 0,58 , que diminuiu fe para 2461 ,5 e como PX se mantém em 2450N. Se eu morasse nas proximidades da encosta, começaria a planejar a mudança. ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas) Aula-tema: Trabalho e Energia Cinética. Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos de trabalho e energia cinética Para realizá-la, é fundamental seguir os passos descritos: Em determinadas catástrofes, temos que usar tratores para simplesmente arrastar os escombros.

Um trator puxa uns escombros que estão apoiados sobre uma superfície horizontal cuja massa é de 750 kg por meio de uma corrente que está inclinada de 300 em relação à horizontal. M=750Kg e=30D passo 2 (Equipe) 1)Faça as atividades apresentadas a seguir. Determine o trabalho re abo que puxa os ax=2m W=F. Ax. cose w 7350. 2. cos300 W12730,6J Engenharia de Produção – 3a série – Física II Mauro Vanderlei de Amorim Pág. 5 de 9 [picl Figura 1 — Cabo puxando escombros 1.

Para o passo anterior, determine o trabalho realizado pela força gravitacional e pela reação normal para o mesmo deslocamento. M=750 F=m. g 7350N Wg=m. g. d. cose OJ , Portanto o trabalho é o mesmo em qualquer ponto. 3. Determine também o trabalho total realizado sobre o bloco, utilizando os passos anteriores. Wb = trabalho sobre o bloco OK = O os escombros estão em repouso antes e após =Wb+Wg+ Wn Wb- 12730,6] Passo 4 (Equipe) 1. Considere que após alguns desabamentos, precisamos acionar um guindaste para remover laje, pedras e outros escombros. 2. Determine a potência m guindaste que eleva S

Fichamento do livro: inclusão escolar – o que é? por quê? como fazer?

0

Referências Bibliográficas MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? 2 ed. São Paulo: Moderna,

Read More

Workstation

0

Luciano diz: Data Hora De Para Mensagem 23/8/2011 15:48:49 Nathalia Luciano Vai pra barretos eu queria IR 23/8/2011 Nathalia Luciano

Read More