Aquisição da língua materna e suas implicações no ensino da língua portuguesa

Categories: Trabalhos

0

PORTIFÓLIO UTA: Historicidade Disciplina: Pesquisa e Prática Profissional: Contexto Escolar Professoras: Luciana Rosenau Assunto: A pesquisa e a prática profissional na formação de professores Capitulo: 1 Página: 32 A pesquisa na formação docente não tem por finalidade somente Swip view nent page o desenvolvimento d um de seus principai a participação conjun de c professores da educ A compreensão da p ores. Tem como e trabalhos com de graduação, ente abrange a prática profissional do docente, o trabalho do professor, a rganização dos projetos pedagógicos e o processo didático.

O propósito é articular ensino e pesquisa como metodologia para a formação de professores, nas disciplinas de fundamentos pedagógicos e no estágio supervisionado, de modo a contribuir para a construção dos saberes docentes. para que os objetivos possam ser realizados, é preciso que projetos de pesquisa sejam elaborados e desenvolvidos coletivamente pelos docentes da educação básica. Além disso, a pesquisa está inserida na própria formação dos rofessores sob o ponto de vista da legislação.

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei no. 9394/96, define os fundamentos metodológicos que presidem a formação de p -lal Studia professores do seguinte modo: Art. 61 A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos: 1. ssociação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviços; 2. aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. Os membros da escola, ao realizarem pesquisa, compreendem conflitos e as possibilidades existentes na comunidade, proporcionando questionar o modo como se estabelecem as relações entre escola e comunidade, realizar atividades com a participação dos pais, estreitar o envolvimento entre currículo e cultura local.

A pesquisa pode , também, contribuir para a passagem de uma atitude de submissão à ordem, de cumprimento burocrático do ensino para um posicionamento politico, superando a alienação e enfatizando a participação social proativa. Além disso, a pesquisa realizada na escola sobre as práticas e as condições sociais e culturais constituem-se fonte de enriquecimento do currículo, quer dizer, ampliam os conteúdos que compõem o saber escolar. A escola é a instituição social que tem por objetivo promover a educação

Ações formativas do gestar ii de matemática desenvolvidas na rede municipal de ensino de barra do bugres/mt

0

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE POLITICAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA

Read More

Matéria

0

Definição Chama-se função polinomial do 10 grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por

Read More