Area de atuação na contabilidade

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO curso superor CIÊNCIAS CONTÁBEIS JOILAN GUIDO RIBEIRO áreas de atuação na contabilidade. São Félix do Xingú – Pará 2012 JOILAN GUIDO RIBEI org to view nut*ge áreas de atuação na Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina]. Prof. Regis Garcia, Joenice Diniz, Vitor Borges da Silva, Vânia de Almeida Silva Machado. São Félix do Xingú Pará …. 8 5. 2 – Tributação pelo lucro 6 – Auditoria e perícia contábi ……….. 6. 1 – Diferenças da auditoria interna e externa…. . 6. – Principais procedimentos periciais ….. 10 7 – Contabilidade e terceiro setor… 10 7. 1 – O papel da contabilidade nas entidades do terceiro setor 7. 2 – Entidade na minha 8 CONCLUSÃO… 12 13 1. INTRODUÇÃO A contabilidade desde os primódios busca atender às necessidades da sociedade, através do controle do patrimônio da entidade. A Ciência Contábil procura se adequar às novas necessidades da economia e das empresas.

A preocupação dos profissionals em atender e de fornecer dados importantes às decisões são mais presentes do que apenas a prestação de serviços contábeis voltadas para a área burocrática. A lobalização está trazendo transformações contantes que levarão as novas necessidades da sociedade uanto à utilização dos seviços contábeis. contabilidade na atualidade 3. 1 Contabilidade na atualidade; A contabilidade atual está em processo de tranformação e adquação às novas exigências da sociedade, atualizando- se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia.

Certamente um dos assuntos mais atuais são; o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso pais. Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso róprio país, agora se estende a todo mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.

A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Um dos fatores é a alta carga tributária que chega a 1/3 do PIB nacional, com isso muito profissionais contábeis acabam por apenas cumprirem com as suas obrigações iscais e tributárias de seu cliente, não se preocupando em muitos casos com o mercado ao redor do cliente, seu desenvolvimento e sua situação atual no mercado competitivo.

Hoje é necessário que o profissional estude constantemente as mudanças para se manter dinâmico e eficaz. A importância do contador em estar por dentro das mudanças e das novas adequações da contabilidade é essencial; temos como exemplo a participação cada vez maior de profissionais no centro de estudos contábeis em todo o mundo, buscando a melhor forma de se adequar à contabilidade, às necessidades globais. Uma das barreiras existentes e a grande dificuldade em se padronizar relatórios contábeis para uma utilização internacional. 3. Áreas de atuação na contabilidade; Contabilidade fisc PAGF3rl(Fq utilização internacional. Contabilidade fiscal; auxilia na elaboração de informações para os órgãos fiscalizadores, do qual depende todo o planejamento tributário da entidade. Contabilidade Pública: é o principal instrumento de controle e fiscalização que o governo possui sobre todos os seus órgãos. Estes estão obrigados à preparação de orçamentos que são aprovados oficialmente, devendo a Contabilidade pública registrar s transações em função deles, atuando como instrumento de acompanhamento dos mesmos.

A Lei no 4. 320/64, constituindo- se na carta magna da legislação financeira do pais, estatui normas gerais para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços públicos. Contabilidade financeira: elabora e consolida as demonstrações contábeis para disponibilizar informações aos usuários externos. Contabilidade gerencial: auxilia na administração na otimização, dos recursos disponíveis na entidade, através de um controle adquado do patrimônio.

Contabilidade e auditoria: compreende o exame de documentos, ivros e registros, inspeções e obtenção de informações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão destes registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes. Perícia contábil: elabora laudos em processos judiciais ou extrajudiciais sobre organizações com problemas financeiros causados por erros administrativos. Contabilidade ambiental: informa o impacto do funcionamento da entidade no meio ambiente, avaliando os possíveis riscos que suas atlvidades podem causar na qualidade de vida local.

Contabilidade atuarial: especializada na contabilidade de mpresas, de providência privada e em fundos de pensão. Contabilidade social: informa sobre a influência do funcionamento da entidade na sociedade, sua cont funcionamento da entidade na sociedade, sua contribuição na agregação de valores e riquezas, além dos custos sociais. Análise economica e financeira de projetos: elabora análise, através dos relatórios contábeis, que devem demostrar a exata situação patrimonial de uma de uma entidade. Contabilidade agribusiness: atua em empresas com atividade agrícola de beneficiamento in-loco dos produtos naturais. Controladoria e planejamento tributário. 4. 0 crescimento da controladoria na área pública; A controladoria desempenha um papel importante no dia-a-dia das instituições. Auxiliar na definição das estratégias e dos objetivos, na elaboração do orçamento, das normas, do planejamento, da implantação elou implementação dos modelos de decisão, gestão e informação são algumas das atividades que fazem parte das funções da controladoria, independentemente de sua natureza ser pública ou privada.

As controladorias públicas no Brasil foram criadas com o objetivo de auxiliar na gestão dos recursos públicos, produzindo um instrumental para a diminuição a assimetria informacional entre os gestores do erário e a sociedade. No setor público, a controladoria exerce um papel importante, pois, além de auxiliar no processo decisório, permite aos gestores públicos o desenvolvimento de mecanismos de acompanhamento das atividades e dos programas públicos. Complementa-se que ela, ainda, ajuda na avaliação dos resultados alcançados. Planejamento tributário. 5. 1 Impostos não cumulativos; Diz-se do imposto/tributo que, na etapa subsequente dos processos produtivos ou de comercialização, não incide sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhido na etapa anterior. Ex: IPI e ICMS. Significa que quando no regime cumulativo, nao há a compensação de valores dess IPI e ICMS. Significa que quando no regime cumulativo, não há a compensação de valores desse imposto já pago em algum processo anterior de industrialização ou comercialização.

Por exemplo, se a empresa é do Lucro presumido, O Pis Faturamento e a Cofins, quando de seu cálculo, não há credito algum para dedução desses impostos. Sempre as alíquotas serão para o Pis e para a cofins Nesse caso especifico a empresa do Lucro Presumido é cumulativo. Já se a empresa for do Lucro Real, ela terá como reditar os valores desses impostas já pagos na etapas anteriores da circulação, inclusive de Pis e Cofins pagos na importação, o que não é permitido para a empresa do Lucro Presumido.

Então, a empresa do Lucro Real Não Cumulativo, terá crédltos desses impostos e só depois ela aplicará sobre a base de cálculo, as alíquotas especificas, para cada imposto, sendo que neste caso, o Pis Faturamento será de 1,65% e a cofins 7,6%. 5. 2 Tributação pelo lucro real; Lucro real é o lucro líquido do período da apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações previstas ou autorizadas na egislação e correspondente à base de cálculo do imposto devido pelas pessoas jurídicas. ara efeito da Incldêncla do imposto sobre a renda, o lucro real das pessoas jurídicas deve ser apurado na data de encerramento do período de apuração que encerra- se: nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro, no caso de apuração trimestral do imposto de renda; no dia 31 de dezembro de cada ano-calendário, no caso de apuração anual do imposto de renda; na data da extinção da pessoa jurídica, assim entendida a destinação total de seu acervo líquido; na data do evento, nos casos de incorporação, fusão ou CISão da pessoa jurídica. 5 Auditoria e perícia contábil 6. Diferenças da auditoria interna e PAGFsrl(Fq pessoa jurídica. 6. 1 Diferenças da auditona interna e externa; O auditor interno exerce uma função de muita responsabilidade, portanto se exige dele lealdade, eficiência, agilidade, e, acima de tudo, muita honestidade, conforme normas estabelecidas pelo código de ética do instituto de auditores. O auditor deve ter conhecimento sobre as normas existentes no código de ética, evitando, assim, seu descumprimento, que prejudicaria sua credibilidade junto à equipe, e o auxiliando a enfrentar situações dversas sem necessitar recorrer a outras fontes.

O auditor interno examina os trabalhos realizados dentro da empresa pelos os funcionários responsáveis, atividade que causa alguns dissabores entre as duas equipes. para contornar essas situações, é primordial que os auditores entendam de relações humanas e tentem manter um bom relacionamento com os setores. O profissional de auditoria externa, objetivando a veracidade das informações fornecidas a grupos de usuários interessados na saúde patrimonial e financeira de uma empresa, visa analisar as demonstrações contábeis desta, desenvolvendo opiniões em eus pareceres, como laudos demonstrativos do que se passa com a mesma.

Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigação de comunicá-los a administraçãoda entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possivéis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas. O auditor externo possui independência no desenvolvimento do seu trabalho, bem como em sua conclusão, expressando de modo imparcial e analítico sua opinião sobre o que foi detectado durante as verificações dos dados contábeis e financelros da empresa auditada. 6. 3 Principais procedimentos periciais;

A perícia contábil constitui o conjunto PAGFarl(Fq A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisoria elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. O laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil têm por limite os próprios objetivos da perícia deferida ou contratada.

A perícia contábil, tanto a judicial, como a extrajudicial e a arbitral, é de ompetência exclusiva de Contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade. 6 Contabilidade e terceiro setor. 7. 1 0 papel da contabilidade nas entidades do terceiro setor; Terceiro setor é uma entidade sem finalidades lucrativas, estabelece procedimentos de escrituração para as entidades de interesse social, já que em diversos aspectos elas diferem dos utilizados para as demais entidades jurídicas (CFC, 2000).

Um dos procedimentos refere-se às terminologias, que deve ser específica para as contas de lucros, capital e para a denominação da demonstração do resultado. As demonstrações contábeis que evem ser elaborados pelas entidades sem finalidade de lucros são determinadas pela NBC T 3 – conceito, conteudo, estrutura e nomeclatura das demonstrações contábeis.

As demonstrações contábeis obrigatórias são as seguintes: balanço patrimonial, demonstração de lucros e prejuizos acumulados, demonstrações das mutações do patrimônio liquido e demonstração de origens e aplicações de recursos do CFC,1999. Deve-se resaltar que a NBC T 3 aplica se a todas as organizações, com ou sem fins lucrativos. portanto, são necessánas algumas alterações, principalmente nas nomeclaturas de determinadas PAGF8rl(Fq Portanto, são necessárias algumas alterações, principalmente nas nomeclaturas de determinadas contas. 7. Entidade na minha região; Atualmente, com o crescimento desse importante setor, é necessário que o planejamento estratégico e outras ferramentas gerenciais passem a ser utilizados com maior ênfase no âmbito dessas entidade e precisa de bom planejamento estratégico como instrumento de relevância gerencial em entidades do Terceiro Setor. E na minha cidade não tive o conhecimento dessa entidade, pois, é uma cidade muito pequena. 3 CONCLUSAO A globalização está trazendo a contabilidade o desafio de se dequar e proporcionar a melhor forma de prestar informações útéis, rápidas e eficientes aos usuários.

As responsabilidades dos contador, atualmente, estão ficando cada vez mais importantes, não só a de manter a entidade burocraticamente, mas trazer informações útéis para tomada de decisões. É clara a necessidade do contador mante-se atualizado e entender o mercado a sua volta deixa de ser tarefa do administrador e passa a fazer parte do serviço contábil. O contador é parte fundamental do desenvolvimento da sociedade portanto buscar a atualização profissional é a resposta para o sucesso. PAGFgrl(Fq

Inovação e desafio com. ltda.

0

1. Introduçao Iremos analisar a seguir conceitos e definições que são de conhecimento diário das pessoas como consumidoras, aprenderemos como

Read More

O ensino da gramática. opressão? liberdade?

0

CREATED O ensino da gramática. opressSo? liberdade? UNIVERSICNDE FEDERAL DO PARA FACULDADE DE – FAEL O ENSINO DA GRAMATICA, OPRESSAO?

Read More