Areas da atuação da contabilidade

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2- AREAS DE ATUAÇAO DA CONTABILIDADE 4 1. 1 IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E ÁREAS DE ATUAÇAO 4 1. 2 CONTROLADORIA 6 1-2. 1 PLANEJAM ENTO TRIBUTÁRIO 8 1. 2. 1. 1 AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL 10 1. 2. 1. 1. 1 CONTABILIDADE TERCEIRO SETOR 13 3CONCLUSA015 REFERÊNCIAS 16 INTRODUÇAO Muitas são as for ar 18 to view nut*ge podem ser condenadas por leis pelo tato de não manterem em ordem sua contabilidade.

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Ela é antiga e xistiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registrados pela Contabilidade, que após resume os dados em forma de relatórios e entrega aos interessados em conhecer a real situação da empresa. A presença da contabilidade é cada vez mais importante para a sociedade e organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não.

A controladoria consegue ter uma visão sistêmica de toda a organização, influenciando o modelo de decisão, pois possui acesso ao sistema de informações gerenciais. Ela é importante na dentificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro. A perícia contábil é uma das atividades exercidas pelo contador e exige um imenso conhecmento na érea, não só da contabilidade, mas de outras ciências afins. Tem como objetivo fundamentar informações e mostrar a veracidade dos fatos.

O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, sendo a contabilidade uma das ciências mais antigas do mundo, esta tem seu papel social que é planejar repassar informações úteis para uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos. – áreas de atuação da contabilidade 1 importância da contabilidade na atualidade e áreas de atuação A história da contabilidade se inicia nos tempos do homem das cavernas. pesquisas recentes localizaram fichas de barro que possivelmente foram usadas para controle de estoque a aproximadamente a 8. 00 AC, o que indica que já naquela época havia a preocupação do controle de bens. Quando a inteligência humana ainda era pouco desenvolvida, o homem caçava e pescava, e não se preocupava com nada, somente em obter alimento para o sustento do dia. Com o surgimento do homem pensante, houve uma evolução, este escava e caçava, mas percebeu que poderia acumular riquezas através da criação de animais e do cultivo de cereals. Surgia então a necessidade de se fazer o controle da produção, acumulando riquezas e transformando em patrimônio, a contabilidade surgiu como técnica para o seu controle.

A contabilidade do terceiro milênio necessita ser muito especializada. Os escritóri ter funcionários 18 atender a sociedade empresária num todo. Toda as empresas deveriam ter um contador, e todo empresário deveria ter um pouco de conhecimento sobre a contabilidade, tal conhecimento evitana o fechamento de pequenas empresas, pois o maior roblema enfrentado é que esses empresários não tem condições financeiras para contratar serviços especializados.

Empresas de grande porte geralmente têm em seu quadro de funcionários ao menos um contador. Os empresários estão mais preocupados em não pagarem impostos, deixando de lado a análise financeira do negócio, que poderia ser obtida através de uma contabilidade bem estruturada. Na classe empresarial é consenso, de que a causa do insucesso das empresas é a excessiva carga tributária. podemos ressaltar que isso está ligado diretamente á incapacidade administrativa e a falta de escrituração contábil.

Sendo que estes problemas afetam cada vez mais os micros, pequenos e médios empresamos. A contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Ela é transparente quando os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações dentro do objeto da empresa. Nas médias e pequenas empresas, há o vicio dos administradores não se preocuparem com a contabilidade: a contabilidade é que se vire. Esta atitude pode custar caro, crime fiscal, multas pesadas, tributos, concordata, falência, etc.

O contador não deve apenas evitar procedimentos viciosos para ão se caracterizar fraude, mas manter em ordem a contabilidade da empresa e dos demais setores que dão suporte ao lançamento contábil. Podemos dizer que a contabilidade espelha a realidade da empresa. A contabilidade geral pode ser aplicada a dlversos ramos de atividades, como: atividades comerciais, industr geral pode ser aplicada a diversos ramos de atividades, como: atividades comerciais, industriais, públicas, bancárias, hospitalares, agropecuárias, de seguro, entre outras.

Os usuários são pessoas que utilizam a contabilidade, que se interessem pela situação da empresa, buscando suas respostas. O contabilista precisa ser um profissional flexlVel, autodidata e preparado para enfrentar desafios e exigências que crescem a cada dia. Precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas, técnicas e de administração, além de ser ético e ter capacidade de inovar e criar, desenvolver sua capacidade de adaptação, pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo.

A área de atuação do profissional contábil é ampla, oferecendo inúmeras alternativas de trabalho. Senda estas. – Contabilidade fiscal: auxilia na elaboração de informação para órgãos fiscalizadores, do qual depende o planejamento tributário a entidade. – Contabilidade Pública: principal instrumento de controle e fiscalização que o governo possui sobre seus órgãos. – Contabilidade Gerencial: auxilia a administração na otimização dos recursos disponíveis na entidade, através de um controle adequado do patrimônio. Contabilidade Financeira: elabora e consolida as demonstrações contábeis, disponibilizando aos usuários externos. – Contabilidade e Auditoria: compreende o exame de documentos, livros, registros, inspeções e obtenção de informações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio. Mensurar com exatidão os registros e as demonstrações contábeis. – Perícia Contábil: elabora laudos em processos judiciais sobre organizações com problemas financelros causados por erros administrativos. Análise Econômica e Financeira de Projetos: elabor financeiros causados por erros administrativos. – Análise Econômica e Financeira de Projetos: elabora análise, através dos relatórios contábeis, devendo demonstrar a exata sltuação patrimonial de uma entidade. – Contabilidade Ambiental: informa o impacto do funcionamento da entidade no meio ambiente, avaliando posslVeis riscos que uas atividades podem causar na qualidade de vida local. – Contabilidade Atuarial: especializada em contabilidade de empresas de previdência privada e em fundos de pensão. Contabilidade Social: informa sobre a influência do funcionamento da entidade na sociedade, sua contribuição na agregação de valores e riquezas, e os custos sociais. – Contabilidade Agribusiness: atua em empresas com atividade agrícola de beneficiamento in-loco dos produtos naturais. O contabilista é um profissional multidisciplinar e sua profissão caracteriza-se pela modernidade e variedade em campos de tuação, precisando este estar sempre em busca de conhecimentos. 2 controladoria A controladoria tem como missão zelar pela continuidade das organizações, objetiva suprir as necessidades de informações aos gerentes.

Atualmente tem papel fundamental na gestão empresarial, controlando diversos setores por meio do planejamento, organização e execução. O profissional da controladoria, além das qualidades para execução dos trabalhos, tem que ter o perfil para orientação, auxllio e direcionador sobre os mais vanados aspectos, para fins de auxiliar a empresa não só com colaborador, mas como onsultor empresarial, especialista, passando informações confiáveis e precisas para direcionar o caminho que a empresa deve seguir.

Empresas modernas que PAGF 18 com processo de gestão Empresas modernas que se preocupam com processo de gestão desenvolvido, precisam de uma estrutura organizacional delineada para a sua sobrevivência, surgindo neste cenário, um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam úteis e adequadas ao processo de decisões a serem tomadas. A empresa para se manter competitiva exige produtividade e eficiência, alta lucratividade e custos menores, antes uma função ue era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria, tem sido um problema para as empresas.

Para ser um bom controller é necessário ter conhecimento em gestão organizacional, recursos humanos e produção. Este precisa envolver auditorias complexas e que cheguem ao nivel de detalhes não demonstrados em relatórios contábeis. O controller precisa demonstrar capacidade de prever problemas que poderão surgir, coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, fornecerem informações em linguagem clara, simples e direta aos usuários e traduzir os atos.

A controladoria é um papel gerencial que precisa ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com conhecimento amplo, buscando sempre por atualizações e novas soluções para as empresas. A atuação da controladoria pode ser visualizada sob dois aspectos: como órgão facilitador que fornece informações as demais áreas da empresa, e como área que procura integrar o processo de decisões estratégicas de cada área como o objetivo global da organização. ? um desafio para os administradores públicos a otimização e a utilização dos recursos disponiveis, cada vez mais escassos, frente ?s despesas cada vez mais crescentes. Na gestão pública existem relatórios financeiros, orçamentários e contábeis mais crescentes. Na gestão pública existem relatórios financeiros, orçamentários e contábeis que fornecem informações, mas poucos são utilizados para o processo de tomada de decisões. A responsabilidade pela transparência das contas públicas é importante para os gestores públicos, pois a sociedade deve saber o que está sendo feito, onde são gastos os recursos públicos.

A controladoria é importante neste aspecto, pois poderá contribuir para que os gestores públicos busquem cumprir os rogramas, metas e ações do governo, num ambiente de controle, cenário transparente e eficiente. No setor público, a Controladoria contribui para aumentar a transparência das contas públicas, cumprirem a obrigatoriedade de elaboração e publicação de relatórios exigidos pelas legislações. A Controladoria municipal deve acompanhar a execução dos registros de atos e fatos contábeis, colocar a disposição dos gestores para a tomada de decisões.

No setor governamental é a área que orienta, avalia a execução dos atos e fatos administrativos, buscando a eficiência a e eficácia, zelando ela transparência. Nos últimos anos, as administrações públicas vêm convivendo com mudanças de ordem financeira, estrutural e comportamental. Seus gestores precisam conciliar as alterações da melhor forma, com isso demandam para que aperfeiçoem a aplicação dos recursos em políticas que atendem as necessidades da sociedade. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO O planeiamento tributári rangente, de modo que se tributário é um artifício utilizado de forma preventiva, buscando a economia tributária, onde especialistas analisarão as opções dadas no ordenamento jurídico e indicarão a melhor, menos onerosa. Por parte das organizações, a questão tributária tem sido alvo de preocupação, uma vez que o custo tributário presente nas atividades operacionais afeta o resultado financeiro e econômico de forma relevante.

A redução da carga tributária de forma legal existe e pode ser utilizada com responsabilidade e conhecimento da legislação tributária vigente. A principal finalidade do planejamento tributário é reduzir a carga tributária e melhorar o resultado da organização. São as três finalidades do planejamento. evitar incidência do tributo, reduzir o montante do tributo e retardar o pagamento. Ao se adotar um sistema de economia fiscal, é necessário a análise de quatro aspectos: – Análise econômica financeira: adotar procedimentos que visem maximizar o resultado do planejamento. Análise jurídica: deve haver fundamento jurídico a ser alegado. – Análise fiscal: as obrigações acessórias devem estar cumpridas e em ordem de forma a não desencadear um processo de fiscalização. – Análise fisco contábil: adotar procedimentos que permitem a economia de tributos, buscando a maximização do lucro e minimização do risco. importante o conhecimento profundo da legislação tributária igente, pois as alterações ocorrem frequentemente e geralmente, não são acompanhadas em tempo real, refletindo em pagamentos de tributos indevidos e em resultados operacionais equivocados.

No Brasil os tributos ao regime não-cumulativo são: ICMS, Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, IPI, imposto sobre produtos industrializados e COFINS, contri mercadorias e serviços, IPI, imposto sobre produtos industrializados e COFINS, contribuição para financiamento da seguridade social, das empresas enquadradas no regime de apuração do Imposto de Renda com base no Lucro Real. O tributo é não-cumulativo quando o montante do tributo pago numa etapa da circulação da mercadoria pode ser abatido do montante devido na etapa seguinte.

O ICMS é um imposto que incide durante toda a cadeia de produção e comercialização de bens e serviços. O mecanismo da não cumulatividade permite ao contribuinte abater do imposto devido em sua operação o valor do imposto pago nas operações anteriores. A cumulatividade evita o efeito econômico denominado tributação cumulativa. Assim como o ICMS, o IPI é um imposto informado pelos princípios da não cumulatividade e da seletividade. O IPI é um tributo definido como indireto, cobrado pela União e que pode ser rotulado como extra fiscal, ou seja, tem a função arecadatória de controle de economia. ? contribuinte da COFINS não cumulativa a pessoa jurídica com tributação pelo regime do lucro real. Tem como fato gerador o faturamento mensal, assim considerada a receita bruta das vendas de mercadorias, de mercadorias e serviços e de serviço de qualquer natureza. Está determinada mediante a aplicação da alíquota de 7,6% sobre a base de cálculo. ucro Real: é o lucro liquido do período de apuração ajustado elas adições, exclusões ou compensações previstas ou autorizadas na legislação e correspondente a base de cálculo do imposto devido pelas pessoas jurídicas.

Estão obrigadas a esta tributação as pessoas jurídicas que: cuja receita total, no ano calendário anterior, tenha sido superior a R$ 48. 000. 000,00, ou R$ 4. 000. 000,00, multlplicado pelo número de meses do pe tenha sido superior a R$ 48. 000. 000,00, ou R$ 4. 000. 000,00, multiplicado pelo número de meses do período, quando inferior a 12 meses, atividades que sejam de bancos comerciais, de nvestimentos, caixas econôrmcas, valores mobiliários, empresas de arrendamento mercantil, que tiverem lucros, rendimentos ou ganho de capital oriundos do exterior, entre outros.

O período de apuração da pessoa jurídica pelo lucro real poderá ser trimestral ou anual. Pode optar por essa tributação, quem ainda não está enquadrada nela nas situações de abrigatoriedade. A empresa que adotar a apuração trimestral do lucro real obriga-se a levantar o balanço em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro. Se a empresa adotar a apuração trimestral, deve recolher o IRPJ o CSI_L em quota única, até o ultimo dia útil do mês subsequente ao do encerramento do trimestre de apuração, podendo parcelar em até três quotas mensais, iguais e sucessivas.

A pessoa jurídica que optar pelo lucro real anual deve recolher o IRPJ e o CSLL devido em cada mês até o ultimo dia útil do mês subseqüente ao do encerramento do período de apuração. 1 AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL A auditoria contábil surgiu na Inglaterra, primeira nação a possuir grandes empresas de comércio e a primeira a instituir imposto sobre a renda, ta aticava desde 1934 a

O trabalho infantil

0

O TRABALHO INFANTIL Um dos grandes desafios para a sociedade e os governos de vários países no mundo é uma

Read More

Gestao com enfase em gestao imobiliaria

0

Centro de Formação Profissional Paulo César Dias de Souza Projeto Integrado: Ênfase em Gestão Imobiliária Belo Horizonte, 09 de dezembro

Read More