Armazenagem e controle

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DE SOROCABA CURSO TECNOLOGO DE GESTAO EM LOGISTICA 6 p ARMAZENAGEM E CONTROLE envolvem elevada porcentagem dos custos totais logísticos de uma empresa. Estaremos focalizando as necessidades de controle de usos alternativos, bem como seus custos, do espaço físico necessário para armazenar materiais e produtos. Uma questão importante para ser discutida: é conveniente para as organizações alocarem grandes espaços físicos para armazenagem e estocagem?

Sabemos quão difícil é especificar a demanda com precisão e garantir que nossos fornecedores jamais atrasem em seus compromissos, fatores que acarretam roblemas ao fato intrínseco existência de uma empresa, o cliente. Podemos, porém, minimizar esse espaço, para que nossos estoques sejam os menores possíveis, reduzindo-se assim os custos totais de armazenagem que envolve materiais, movimentação, equipamentos e pessoas. Em razão desses intervenientes, os custos de armazenagem devem ser tratados em conjuntos com as variáveis que afetam os custos de produção/distribuição para obtermos o menor custo total logístico.

Com isso, buscamos reduzir os custos produtivos, com melhor balanceamento da produção utilizando os estoques que absorvem as flutuações de demanda. Além desse fato, os estoques podem servir como redutor de custos de transportes, pois permite o uso de quantidades econômicas de transportes. Muitas empresas, ainda, justificam a existência de um espaço físico para armazenagem relativamente grande e, por consequência, elevados estoques, com os argumentos de que: (a) são fortes redutores de custos de transportes e de produção; (b) auxiliam o marketing e o atendimento ao cliente; e (c) coordenam, mais facilmente, a área de suprimento.

Muitas empresas, porém, nos dias atuais, estão evitando ou minimizando as necessidades de estoques, com a aplicação, evitando ou inimizando as necessidades de estoques, com a aplicaçnam, mais facilmente, a aruso d 2 6 mais facilmente, a aruso de quantidades econ com êxito, da filosofia Just-ln-Time. O JIT é o ajuste de suprimentos e demanda no tempo e na quantidade certa, ou seja, matéria- prima e produtos devem chegar ao momento justo em que são necessitados.

Entretanto é de sua importância que a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisão e com fornecedores confiáveis a fim de obter um suprimento adequado à demanda. Não obstante, em que as empresas necessitam de materiais importados que exijam longos tempos e transportes, descontos em compra de grandes lotes, haverá necessidade de se estocar e armazéns para guardá-los. Tendo-se a necessidade de espaço físico e materiais para serem armazenados, dimensionar e controlar esses estoques é uma atividade importante e até preocupante.

Estocar material inteligentemente Atualmente, a maioria das empresas estão se empenhando em eliminar etapas dentro do processo de distribuição, no sistema logístico. Em verdade, estão buscando a redução dos estoques e, consequentemente, estocar menos material no sistema. Todo material que está em um canal de distribuição u em um armazém resulta em custo ao sistema. E uma das ações que nos ajudam a reduzir os custos é através da utilização do cross-docking, em eu os produtos são descarregados dos caminhões que chegam e carregados diretamente nos caminhões que irão sair, sem necessidade de usar estoques.

Em primeiro lugar, ao focalizarmos um projeto de sistemas de estocaeem de materiai efetivos, devemos 26 necessidades do mercado. Até que ponto a variação nas futuras demandas é reduzida? Portanto, necessitamos prever quantidades excessivas de estocagem. Quando não conseguimos ser capazes de eliminar a ecessidade de estocagem de materiais, vem daí o pressuposto que “estocar menos é melhor”. Logisticamente, que menor quantidade estocada resulta em menor quantidade de dinheiro parado e em melhor gestão.

A estocagem frequente é resultante de desequilíbrios nas velocidades de fluxo de operações sucessivas. Por meio do balanceamento do fluxo da produção, o número de vezes em que ocorre a estocagem será reduzido. Estocar menos frequentemente é melhor. Grandes inventários significam grandes custos. Os elevados estoques de matérias-primas, materiais em processos e produtos acabados crescentam custos operacionais ao produto e onerem terrivelmente a empresa. A redução nos inventários sustenta a afirmação de que estocar menor quantidade é melhor.

A estocagem na linha de operação ou ponto de uso utilizada para reduzir a distância entre estacagem e o cliente do material estocado. Distâncias reduzidas permitem entrega mais rápida de material. Portanto, com múltiplos pontos de uso, passa a ser mais eficiente o uso dos materiais estocados, portanto, estocar menos centralmente é mais eficaz. O sistema de estocagem envolve mais do que simplesmente estocar material. Envolve os fatores de ecessidade de espaço, estruturas de estacagem, corredores e contentores.

Como resultado, em um sistema estrutural porta-paletes que tenha um bom projeto é comprovado estatisticamente que o material que está estocado representa, em média, menos que 30% do volume do espaço total utilizado. À medida que o custo do es a o aumenta, torna-se óbvio que estocar menos reduz dras ustos. 4 26 menos reduz drasticamente os custos. Um Sistema de Movimentação de Materiais, no modelo de puxar, é um sistema altamente responsivo, que tem como parâmetro o JIT. A Idéia base do sistema JIT é inventário enxuto, sem excessos. r meio do reconhecimento de que o material é um recurso físico, é evidente que estocar material é considerado estocar dinheiro e, a menos que alguém esteja pagando para você fazer isso, estocar menos dinheiro é reduzir custo, portanto, melhor. Na verdade, o custo de estocar materiais tende a ser subestimado pela maioria dos gestores, que olham normalmente somente o custo do material. Esquecem de avaliar o custo do espaço necessário, dos equipamentos, dos insumos e do pessoal. Inventários obsoletos são de alto custo; excesso de inventário também leva à ineficiência no desempenho da estocagem.

Finalmente, como a estocagem de material é considerada extremamente rotineira, pensa-se com muita frequência, que ela é a regra, ao invés da exceção no projeto de sistemas de manufatura. Além disso, frequentemente, a estacagem de material é desempenhada por sistemas e métodos convencionais que dificultam os procedimentos, os controles e os manuseios, o que cria problemas de entregas, movimentação, acuracidade, perdas e excesso de tempo desperdiçados. Necessidade de Espaço Físico As empresas, realmente, necessitam de espaço físico para estocagem?

Quais são os motivos ue levam as firmas a ter normes armazéns para e bemos que, quando as não costuma ocorrer com frequência por diversos motivos, tais como: demanda variável, atrasos nos fornecimentos, marketing e outros mais que geralmente a demanda torna-se difícil de ser prevista com precisão. Portanto, as empresas usam estoques para melhorar a coordenação entre oferta e demanda resultante das dificuldades de estabelecer fortes parcerias entre empresas, os fornecedores e o próprio mercado.

Podemos, então, reduzir os elevados custos de armazenagem conforme quatro razões básicas para mantermos espaço físico para armazenagem, que são: (01) reduzir custos de ransporte e produção; (02) coordenar suprimento e demanda; (03) auxiliar o processo de produção; e (04) auxiliar o processo de marketing. Reduzir custos de transporte e produção IA estacagem de produtos em diversas localidades tende a reduzir custos de transporte pela compensação nos custos de produção e estocagem. I Por conseguinte, os custos totais de fornecimento e distribuição dos produtos podem ser diminuídos.

Coordenação de suprimento e demanda Empresas que têm produção fortemente sazonal com demanda por produtos razoavelmente constante enfrentam o problema de coordenar seu Isuprimento com a necessidade de produtos. Indústrias alimentícias produtoras de vegetais e frutas enlatadas são forçadas a armazenar produção, de modo a atender ao mercado durante a entressafra. Inversamente, firmas ue devem fornecer produtos ou semicos a uma deman 6 OF2b longo do ano, para minimizar custos de produção, mantendo estoques para I atender a curta temporada de vendas.

Sempre que ocorra dificuldade para coordenar suprimento e demanda de forma precisa, são necessanos I estoques. Problemas associados às oscilações nos preços de commodities também podem gerar necessidade de rmazenagem. Materiais e produtos que experimentam fortes e subitas alterações de preços internacionais, tais como cobre, alumínio, aço e petróleo, podem ser comprados antes do necessário para obter menores preços. Geralmente, será necessário ter espaço para o Inventário, mas seu custo pode ser contrabalançado pelos melhores preços obtidos na compra de commodities.

Auxiliar o processo de produção Determinados processos de produção certamente influenciam necessidades de espaço físico para armazenagem. A manufatura de certos produtos, como queijos e bebidas alcoólicas, requer um período e tempo para maturação ou envelhecimento. Depósitos servem não apenas para ganhar o produto durante o processo de manufatura, mas também no caso de produtos taxados, a armazenagem pode ser usada para segurar la mercadoria até sua venda. Nesse caso, companhias podem evitar o pagamento de impostos até o momento de venda. ara a área de marketing, é muito importante a disponibilidade do produto para o mercado. A armazenagem é utilizada para agregar esse tipo de valor. Ou seja, pela estocagem do produto próximo aos consumidores, pode-se conseguir entregas mais rápidas e melhoria no nível e serviço em razão de melhor entrega, assim como maior disponibilidade, o que pode ter efeito positivo nas vendas. Localização de Depósitos Uma vez estabelecida à necessidade por área de armazenagem, a próxima consideração a ser tomada é saber e definir a localização desse espaço.

Essa decisão é feita tipicamente em dois níveis. Inicialmente, um armazém é localizado com referência a outros depósitos do sistema logístico, em face das açóes para reduzir custos com os transportes, manutenção dos estoques e processamentos dos pedidos. Na segunda etapa, após a definição da localização eográfica, define-se o local específico a ser escolhido, ou seja, se o armazém deve ser no distrito industrial do município ou um local próximo ao consumidor. A localização ideal irá facilitar e reduzir os custos envolvidos.

Os seguintes fatores são importantes na análise para determinar o local: Atitude da comunidade e do governo local com relação ao depósito; Custo para preparar o terreno; v’ Custos de construção; Facilidade dos serviços de transportes; Potencial para expansão- Disponibilidade da m 8 26 ndependentemente de o estoque ser guardado em facilidade rópria ou alugada, o espaço requerido deverá atender ao nível máximo de estoque para uma temporada especiTica, conforme avaliação da demanda.

O tamanho ótimo do prédio será aquele que oferecer o custo minimo para a combinação das necessidades de mercado e atender plenamente os custos finais do produto. Talvez o uso mais óbvio dos estoques, gerado pelo desbalanceamento entre oferta e demanda, seria a proteção para as mercadorias, atender rapidamente ao mercado, além de uma longa lista de serviços associados. O armazem ou depósito também pode ser chamado de central de distribuição. Uma das formas mais populares do uso de depósitos ou fracionar quantidades transferidas em grandes volumes para as quantidades menores demandadas pelos clientes.

Essa função é oposta à da consolidação e é a aplicação do importante princípio logístico de despachar tão longe quanto possível com o maior volume viável. Ou seja, a estrutura dos fretes é tal que grandes lotes de entrega têm fretes unitários significativamente mais baixos do que entregas menos volumosas. Portanto, distribuir para clientes que demandam pequenos volumes fica mais barato se um depósito regional é estabelecido para atendê-los. Maior grau de controle sob as operações de armazenagem, que ajuda a manufatura de uma parte as linha de produtos, e entregando a depósito, em vez de diretamente nos clientes.

No depósito, os itens são estocados conforme os pedidos realizados. O custo adicional do armazém pode ser compensado pelos menores custos de manufatura, resultantes de maiores lotes de produção para menor quantidade de itens em cada planta. Avaliação de Estoque A gestão de estoque tem, além da preocupação com quantidades, a busca constante da redução dos valores monetários de seus estoq para mantê-los os mais a redução dos valores monetários de seus estoques, atuando para mantê-los os mais baixos e dentro de níveis de segurança, tanto financeiro, quanto aos volumes para atender à demanda.

Mesmo não sendo uma função executiva, tal função constitui, sem dúvida, uma das atividades mais importantes de uma empresa de manufatura. Muitas empresas chegam à falência por imobilizar elevadas somas de capital em estoques, faltando- lhes recursos financeiros para capital de giro. Uma atividade importante dentro do conjunto da gestão de estoque é prever o valor do estoque em intervalo de tempo adequado e gerenciá- o, comparando-o com o planejamento, e tomar as devidas ações quando houver desvios de rota.

Os fatores que justificam a avaliação de estoque são: a) assegurar que o capital imobilizado em estoques seja o mínimo possível; b) assegurar que estejam de acordo com a politica da empresa; c) garantir que a valorização do estoque reflita exatamente seu conteúdo; d) o valor desse capital seja uma ferramenta de tomada de decisão; e) evitar desperdícios como obsolescência, roubos, extravios etc. Portanto, torna-se imperiosa uma perfeita avaliação financeira do estoque ara proporcionar informações exatas e tualizadas das matérias-primas e produtos em estoques sob responsabilidade da empresa.

Essa avaliação é feita com base nos preços dos itens que temos em estoque. O valor real de estoque que dispomos é feito por dois processos; um por meio das fichas de controle de cada item de estoque, e o segundo por meio de inventário físico. No primeiro processo, a empresa o utiliza para estipular o preço de seu produto e valorização continua de seu estoque e, também, para controlar a gestão integrada da empresa. Nesse procedimento, podemos avaliar os estoques por diversos métodos, conforme descritos a seguir: 0 DF 26

Serviço social e a inclusão escolar

0

Introdução O objetivo deste texto é demonstrar o trabalho do Assistente Social na educação, junto à equipe de profissionais que

Read More

Carnaval

0

Comentário de Pri Coghi Gostei muito do comentário da jornalista, não porque eu me identifique totalmente com o que ela

Read More