Arquivo

Categories: Trabalhos

0

Arquivo Juliano Oliveira de Souza Curso Técnico em Secretariado Turma Conceito São conjuntos organizados de documentos produzidos ou recebidos e preservados por instituição públicas ou privadas, ou mesmos por pessoas física na Constancia e decorrência de seus negócios de suas atividades especificas e no cumprimento de seus objetivos qualquer que seja as informação ou natureza do documento. ar 3 to view nut*ge Os arquivos portant u privados. 1 .

Arquivos Publicados: são conjunto de documentos produzidos ou recebidos por órgãos governamentais em nível ederal, estadual ou municipal, em decorrência de su8as atitudes administrativos, justiciarios ou legislativos. Existem três espécies de arquivos públicos: • Correntes: conjunto de documentos atuais, em curso, que são objeto de consultas e pesquizas frequentes. • Temporário: conjunto de documento ariundos de arquivos correntes que agradam remoção para deposito temporários. ?? Permanentes: são conjunto de documentos históricos, dos direitos culturais e acesso as fontes da cultura nacional e apoiara e incentivara a valorização e a difusão dos manifestações culturais. ART. 15 – constltui patrimônio cultural brasileira as bens da natureza natural e inatural, tomados individualmente em conjunto, portadores de referência a identidade a ação, a memória, dos diferentes grupos formados da sociedade brasileira, nos quais se incluam.

No passado a preservação do patrimônio documental era encarada principalmente por seu valor histórico. No Brasil, o arquivo nacional, previsto na constituição de 1824 foi criado em 1836. Após a 20 Guerra Mundial começaram aparecer as prmeiras preocupações com uma nova concepção arquivistica, em que o documento perdia o seu exclusivo estoque istórico. Atualmente, já nao se consegue restringir e delimita o campo de atuação e a atividade do arquivo. Sua importância e seu potencial de crescimento são ilimitados.

Organização O arquivo precisa ser organizado de forma que proporciona codiçoes de segurança, precisão, simplicidade, flexibilidade e acesso. * Segurança: o arquivo deve apresentar condições mínimas de segurança, incluindo-se medidas de prevenção contra incêndio, extravio, roubo e deterioração. precisão: o arquivo deve aparecer garantia de precisão na consulta a documentos e asegurar a localização de qualquer ocumento que tenhja sido dele retirado. Simplicidade: O arquivo recisa ser simples e de facio compreensão.

As possibili s são reduzidas em são reduzidas em arquivos simples e funcionais. Flexibilidade: O arquivo deve acompanhar o desenvolvimento ou crescimento da empresa, o órgão publico, ajustando-se ao almento do volume e a complexibilidade dos documentos a serem arquivados. Acesso: O arquivo deve oferecer condições de consulta imediato proporcionando pronta a localização dos documentos. O arquivo não se reduz apenas a guardar documentos, significa também uma fonte inesgotável de informação que pretende tender a todos e a todas as questões.

Tipos Ativo: é aquele onde são arquivados os documentos que são manuseados ou consultados ocasionalmente. Morto: armazena documentos de freqüência de uso, consulta ou referencia quase nulas. O arquivo precisa inclusive organizada dentro da mesma técnica e regras que prevalece para o arquivo ativo. Atualização de arquivo Existem três tipos de transferência de documentos ou papeis de um arquivo para outra: 10 :TRANFERÊNCIA PERIODICAS : AS transferências sao efetuadas em intervalos pré-determinados ara os arquivos inativos ou mortos, dependendo da fr

Matérias do 3º ano do ensino médio

0

Pré-Modernimo O Pré-Modernismo é um movimento literário, mas que não constitui verdadeiramente um estilo, e sim uma transição entre as

Read More

A soiedade hoje em dia

0

Sociologia do Trabalho A Sociologia do trabalho é o ramo da Sociologia voltado ao estudo das relações sociais no mundo

Read More