Arte de amar

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAí CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA [Digite uma citação do documento ou o resumoOde uma questão interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Caixa de Texto para alterar a formatação da caixa de texto da citação. ] UM ESTUDO SOBRE Erich Fromm DANIEL DAVID DALFOVO Itaja[, (SC) 2009 [Digite uma citação do documento ou o resumo de uma questão interessante.

Você pode posicionar a caixa de texto em oral Sigmund Freud e pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do Meus agradecimentos se estendem a todos que direta ou ndiretamentedocumento. Use a guia contribuíram em minha caminhada e na construção do conhecimento erramentas de F até a Caixa de Texto para concretização do presente trabalho de conclusão de curso. alterar a formatação da caixa de texto da Agradeço primeiramente aos meus pais por me proporcionarem oportunidade de realização do curso de psicologia, bem como me incentivarem na busca pelo conhecimento.

A todos os professores que fizeram parte da construção e da apropnação do conhecimento psicológico ao longo do curso. Ao prof. Msc. Aurino Ramos Filho, pelas enriquecedoras conversas durante elaboração do projeto do presente trabalho. À Profa. Dra. Josiane da Silva Delvan da Silva, por me orientar e incentivar no desenvolvimento dessa pesquisa , ajudando-me a superar as dificuldades nela encontradas. À Profa. Msc. Daisy Ligia Santos Domingues e ao Prof. Msc.

Evandro Fernandes Alves, pela disponibilidade e gentileza ao aceitarem o convite para fazerem parte da banca a endo assim contribuir PAGF Texto para alterar a formatação da RESUMO . caixa de texto da I INTRODUÇAO . 6 2 EMBASAMENTO TEO RICO • • • • • • • • • • • • • • • • • 2. 1 Breve biografia de Sigmund Freud — 2. Breve biografia de Erich Fromm „ 12 2. 3 0 conceito de amor em Sigmund 14 2. 4 0 conceito de amor em Erich „ 31 3 ASPECTOS METODOLÓGICOS — 17 22 4 APRESENTAÇÃO DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 25 4. 1 Diferenças e semelhanças entre Freud e Fromm na concepção do amor.. 4. A perspectiva dos estudos atuais sobre o amor — . 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS … 37 questão interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em Orientador: Josiane da Silva Delvan da Silva qualquer lugar do Defesa: Novembro de 2009. documento. Use a guia Ferramentas de Resumo: alterar a O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo eral investigar o amor na abordagemformatação psicanalítica a partir de Sigmund Freud e Erich Fromm, buscando desenvolver diálogos entre da caixa de texto da estes dois autores a cerca do amor, pontuando as aproximações e os distanciamentos conceituais identificados citação. através da leitura e análise de suas obras, como primeiro objetivo especifico. O segundo objetivo específico foi verificar como o amor é conceituado nas publicações atuais. O tipo de pesquisa escolhida para atender os objetivos do estudo foi a bibliográfica de abordagem qualitativa. A análise da literatura nos indicou que Fromm concebe o mor como uma arte, ou seja, como uma atitude perante a vida, que não terá, dessa forma, caráter de exclusividade.

Ao contrário da percepção de Freud acerca do tema, que identifica es te como o depósito da libido em um objeto, associando-o a aspectos pulsionais que estão a serviço de um ideal narcísico perdido. Ao analisarmos os estudos atuais acerca do amor, percebemos que a configuração dos vínculos afetivo-amorosos vem sofrendo grandes transformações na atualidade, na qual a lógica consumista — uso e descarte – tem-se aplicado também às relac valorizando-se a troca relacionamentos.

Deste modo, vivemos numa sociedade em que as relações são líquidas e os laços amorosos são fracos. Estas mudanças tiveram impacto também na clínica psicanalítica, sendo que a mesma tem a transferência como peça fundamental para sua realização, ou seja, necessita de um vinculo duradouro em que o analisando deposita sua libido e confiança na figura do analista, que só assim poderá direcionar essa libido possibilitando o processo psicanalítico. Palavras-chave:. amor, psicanálise, transferência, relações amorosas. Sub-Área de concentração – 7. 7. 01. 01-6 – História, Teorias e Sistemas em psicologia. Membros da Banca Prof . Msc. Daisy Ligia Santos Domingues Prof . Msc. Evandro Fernandes Alves Prof . Dr . Josiane da Silva Delvan da Silva ‘tação do documento ou o 1 INTRODUÇÃO resumo de uma transformações em nosso tempo, principalmente com o advento formatação das novas tecnologias. Estamos vivendo numa sociedade marcada pelo da caixa de texto da consumismo, por uma cultura de narcisismo em que se valoriza o individualismo e onde as relações são fluidas e os laços afetivos fracos.

Existem diversas formas de concepção do amor, porém nesse trabalho tomaremos como base Sigmund Freud e Erich Fromm, buscando xplorar sua s concepções acerca do tema, sendo que esse também tem grande relevância na teoria psicanalítica. O amor na clínica psicanalítica também é chamado de transferência e é peça fundamental para que o processo terapêutico psicanalítico possa acontecer. Ele unifica o laço entre o paciente e o analista, que através da potência do amor explora o inconsciente do primeiro, dando possibilidade de o tratamento acontecer (BRI O; BESSET, 2008).

Porém Freud, através de sua metapsicologia do amor, enfatiza o caráter repetitivo e regressivo deste, dizendo que por sua natureza narclsica, o amor aspira um reencontro impossível com os primeiros objetos introietados da criança PAGF 6 Percebemos que o amor para Freud era peça fundamental na compreensão dos casos clínicos da doença de sua época – a histeria (PAZ, 2009). Nos tempos de Fromm (1991), este foi visto como um fenômeno em desintegração, mas de extrema importância na vida e na saúde das pessoas.

Nos dias atuais, o amor continua sendo tema important[ssimo para a compreensão dos seres humanos e seus relacionamentos afetivos, pois a queixa de dificuldades de rel acionamento na vida das pessoas é cada vez mais frequente (RIOS, 2008). O presente trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesqulsa bibliográfica e tem como objetivo geral investigar o amor na abordagem desenvolver diálogos entre estes dois autores a cerca do amor, pontuando as aproximaçoes e os distanclamentos conceituais identificados através da leitura e análise de suas obras.

Em seu livro “A arte de amar”, Fromm (1991) desenvolve um capítul o com o título “O amor e sua desintegração na sociedade ocidental contemporânea”, em 8 que discorre acerca do tema por meio de uma visão dialética entre psicanálise e marxismo, da sociedade de sua épocal. Partindo dessa análise feita or Fromm sobre o amor n o contexto de sua PAGF 7 segundo objetivo específico que é verificar como o amor é conceituado nas publicações atuais. Diante disto, convidamos o leitor a pensar sobre a relevância da temática do amor na formação e atuação de psicólogos como promotores de saúde e qualidade de vida.

Esperamos deste modo, que as explanações sobre o amor, possibilitem seu maior conhecimento, ajudando na quebra do tabu sobre o tema no meio científico, bem como contribua para o desenvolvimento de no vos trabalhos. O livro “A arte de amar teve sua primeira edição em 1956. EMBASAMENTO TEORICO documento. Use a guia 2. 1 Breve biografia de Sigmund Freud Ferramentas de Caixa formatação da caixa de texto da obra Os seguintes apontamentos bio ráficos estão fundamentados na Freud nasceu.

Em 1859 mudaram-se para Leipzig e, no ano seguinte, foram morar em Viena, na Áustria. Apesar de Freud expressar fortemente seu desgosto por Viena, foi ali que ele se instalou e ficou. Freud desde sua adolescência já demonstrava grande atração p ela e brilhantismo nos estudos — características reforçadas pelos pais que prediziam grandes conquistas para seu futuro – tendo sido durante sete nos o primeiro aluno da classe na escola que freqüentou de 1865 a 1873. 2 Nascido em Berlim em 1923, é professor de história na universidade de Yale. 0 Nesse mesmo ano, Freud iniciou seus estudos universitários no curso de medicina da faculdade de Viena, tendo mudado sua opção de curso que uns anos antes havia sido pelo curso de direito. Freud demonstrava -se muito curioso pelos mistérios da vida humana, tendo sido um grande admirador de Charles Darwin3. Por meio da atração pelas ciências naturais que Freud decidiu -se por estudar medlclna. Embora Freud tenha iniciado sua vida acadêmica com apenas 17 anos, erminou-a em 1881, quando já tinha 25 anos. Devido a sua imensa curiosidade e suas preocupações com a como um ano de nervoso humano juntamente com seu adorado mestre.

Foi através do círculo de Brücke, figura importantíssima na vida de Freud, que este veio a conhecer um amigo cuja participação seria decisiva na formação da psicanálise, Josef Breuer6. Em 1882 Freud deixa de trabalhar com grücke, por necessidades financeiras, e passa a assumir um posto subalterno no Ho spital Geral de Viena onde ficou três por anos -, depois de ter-se apaixonado e noivado com Martha (1 809 — 1882). Naturalista inglês que desenvolveu a teoria da volução das espécies. (1 804 — 1872). Filósofo alemão, f oi aluno de Hegel. 1819 — 1892). Grande neurologista Alemão. (1 842 — 1925). Médico e fisiologista vienense, escreveu dois livros em parceria com Freud. 4 Bernays7. Ficaram noivos por quatro anos, vindo a casar -se apenas em 1886, devido às impossibilidades financeiras. Em 1885, Freud consegue uma bolsa de se is meses para Paris, onde conhece Jean Martin Charcot8, com quem se impressionou diante de seções de sugestão hipnótica em que o paciente era curado de paralisias histéricas , e por quem passou a ter també iraçào. A hipnose não era

Cultura organizacional

0

1 INTRODUÇÃO Antes de explanar sobre cultura organizacional é imprescindível conceituar o termo organização. Pode-se dizer que organização é um

Read More

Análise

0

Este filme Sociedade dos Poetas Mortos tem uma visão diferenciada da importância da educação, que através da interação entre educador

Read More