Arte rupestre

Categories: Trabalhos

0

A Arte Rupestre Trabalho por Paula Daniela Pessoa Lopes, estudante de Arte @ , Em 15/02/2006 Tamanho da fonte: a- A+ Há muito tempo, os homens moravam em cavernas. Naquela época, criaram sua primeira forma de arte: a pintura rupestre, feita nas paredes das cavernas escuras (“rupestre” quer dizer “gravado ou traçado na rocha, na pedra”). Essas pinturas se encontravam tão escondidas no fundo da caverna, que levaram milhares de anos para serem descobertas. A arte rupestre está r Brasil.

São mais de 7 rupestres deixaram de que se tem notíci Em Minas Gerais, um ors to view utas em todo o de as pinturas intores” brasileiros ntes é o Vale do Peruaçu. Em paredões bem altos, os “pintores” da Antiguidade fizeram seus desenhos a cerca de dez metros do chão, provavelmente se encarapitando em cima de árvores! As pinturas do Peruaçu são de vários estilos, e os pesquisadores calculam que tenham entre 2. 000 e 10. 000 anos. Além de retratarem cenas de caça, os painéis de rocha também exibem desenhos geométricos incríveis, com cores bem vivas.

Em Minas também ficam os penhascos de Lagoa Santa, outro lugar misterioso, cheio de desenhos de animais, com cerca de 0. 000 anos de idade, descobertos pelo biólogo dinamarquês Peter Lund em 1834. Parece que os ” pintores” antigos de Lagoa Santa também usavam o lugar como cemitério, pois junto aos desenhos também foram encontrados ossos. Uma das descobertas recentes mais impressionantes é a Caverna Monte Alegre, no Pará, descoberto em 1996 pela norte-americana Anna Roosevelt. A pesquisadora encontrou indícios de uma civilização avançada na bacia amazônica.

As pinturas rupestres deixadas nos paredões e cavernas de Monte Alegre são em tons avermelhados e chegam a ter 1 1 . 200 anos! Retratam plantas, animais, e até as cenas de um parto! Os “retratistas paraenses” pareciam ter boas noções de biologia, e deixaram os pesquisadores boquiabertos… Esses desenhos ancestrais são atração também nos sítios de São Raimundo Nonato e Serra da Capivara, no Piauí, e Lajedo da Soledade, em Apodi, no Rio Grande do Norte, onde se concentra o maior numero de pinturas rupestres por metro quadrado. Você saba que esses homens primitivos também viveram aqui no Brasil?

Há milhares e milhares de anos viveram no município de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí. Em 1970, a equipe da arqueóloga francesa Niêde Guidon encontrou umas pedras em torno de uns restos de fogueira. Cientistas dos Estados Unidos e da França estudaram essas amostras de carvão e concluíram que tinham no mínimo 48 mil anos. Foram encontrados também cacos de cerâmica, ossos de anmais, pedras lascadas, que podiam cortar coisas, e 25 mil pinturas rupestres. Elas eram pintadas com porções naturais de terra e rocha, por vezes misturados com gordura animal para fixar a cor, tudo em tons ocre avermelhado.

As pinturas rupestres mostram figuras de homens e animais de eis a doze mil anos de idade e estão no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Parecem desenho de criança transmitindo uma sensação de movimento. Mas… que pena! Essas figuras correm o risco de desaparecer, por causa dos insetos de movimento. causa dos insetos que ali se alojam e dos turistas que arrancam pedacinhos das pedras pintadas e levam como lembranças. O homem pré-histórico pintou as paredes das cavernas em que vivia e nos legou a imagem simples e direta de uma figura humana correndo, as pernas longas e abertas, uma lança na mão, atrás de um bisonte.

A vida eternizada numa pintura rupestre. Eis a maravilhosa síntese de um modus vivendi da época. Os indivíduos parecem ter vivido da caça. Sua subsistência, que sustentava ESPECIAIS Dengue * Dia do Trabalho ‘k Olimpíadas DISCIPLINAS * Artes * Biografias * Biologia * Espanhol Educação Fisica * Filosofia ‘k Física * Geografia * Geografia do Brasil * Gramática * Historia * História da América * História dc Brasil * História Geral * Ing ês ‘k Italiano * Literatura * Matemática * Português PAGF3rl(FS Datas Comemorativas * Dicas de Estudo * Doenças Drogas * Economia e Finanças

Educação * Festa Junina * Frutas * Informática * Mitologia * politica * Psicologia Religião * Regras da ABNT ‘k Sexualidade * Saúde e Bem-estar * Saúde na Escola A arte rupestre Apesar de seus limites, a arte rupestre oferece valiosas informações sobre o passado pré-histórico. A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pnturas e inscrições realizadas pelo homem pré- histórico.

Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana. Ainda hoje, muitos especialistas discutem se o desenho rupestre ode ser avaliado como uma forma de arte. realizando algum tipo de ação coletiva, como o momento da caça, o parto de uma criança ou o intercurso sexual. Entre os animais, temos a predominância daqueles que serviam como alimento ou atacavam algum espaço habitado por homens.

Inicialmente, essa espécie de manifestação artística aparece como uma clara intenção do homem em registrar as situações que integravam a sua rotina. Contudo, algumas pesquisas mostram curiosamente que os locais de produção da arte upestre não eram próximos a algum tipo de aldeia ou morada humana. Dessa forma, pode-se deduzir que o homem pré- histórico já encarava esse tipo de atividade como algo dotado de um lugar e sentido especial.

Apesar dessa leitura possível, devemos salientar que a interpretação da arte rupestre está repleta de limites e problemas. Mas isso não implica dizer que o homem pré-histórico fosse desprovido de qualquer senso estético. Ao representar um animal ou um próximo, o autor explorava elementos de proporção e tonalidade que teriam como pretensão salientar quilo que era visto como importante em sua visão particular.

Paralelamente, devemos citar que a arte rupestre não se limitava ao registro cotidiano ou a marcação de uma situação corriqueira. Muitas pinturas encontradas em cavernas escondidas e regiões pouco habitadas indicam que essa manifestação artística cumpria uma parte dos rituais funerários e religiosos da pré-história. Ao mesmo tempo, a presença de motivos geometricos (círculos, cruzes, pontos e espirais) demonstra outra faceta complexa e misteriosa dessa arte. Por Rainer Sousa

A partilha da palestina

0

A partilha da Palestina Após a Segunda Guerra Mundial e a barbárie consumada no holocausto, o território da palestina foi

Read More

Espectrootometria

0

DISCIPLINA: Teoria e prática em técnicas espectroscópicas UV- visível e fluorescência: aplicações em biociências (PAC 00070) No. de Créditos: Carga

Read More