Artigo

Categories: Trabalhos

0

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: Por. Maurício Gonçalves Carvalho Resumo: – Este artigo discute o uso das teorias da motivação pelos administradores, mostrando que a motivação tem como base o fundamento de estimular os funcionários e integrantes de uma empresa, uma tendência mundial, nos dias de hoje e a busca pela valorização do fator humano nas empresas e no mercado de trabalho. A exigência está na capacidade de lidar e enfrentar as adversidades da vida. A natureza do ser humano é muito complexa, talvez por este motivo, seja apaixonante.

Ao mergulharmos nesta entre vencedores e v infelizes. Uma das ca inesperadas, nas em uncionários e até m oril mos a diferença rdedores, felizes e s de faturamento La de motivação dos esários. A motivação e liderança são resultados de atitudes de uma administração de recursos humanos voltada para a satisfação e bem estar de seus funcionários, tomando por base as recompensas e benefícios oferecidos aos empregados, sejam recompensas ou benefícios monetários ou não monetários.

A motivação e liderança serão abordados em conceitos e teorias, exemplificando como atuar e gerar a motlvação através das recompensas, o papel do líder na geração da motivação entre empresa e empregado. Os planos de benefícios são apresentados desde suas origens até seus objetivos, passando pela importância de serem aplicados nas organizaçoes. Palavras-chave: Motivação. Administradores. Recompensa. Estímulo. Organização. um processo individual e fruto do nosso crescimento pessoal.

A nossa evolução nos impulsiona para o desejo de possibilidades maiores, em que nada é trivial e tudo é útil para um significativo crescimento. A pa avra motivação vem do Latin “motivus”, relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, sto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas.

Motive-se, pois, buscando objetivos predeterminados, tentando com mais vontade alcançar seus objetivos, seus desejos; por isso, a preocupação constante deve ser prevenlr situações que possam desmotivar as pessoas. A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um individuo. A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem. Na vida religiosa, uando se tenta compreender o que motiva alguém a ter fé numa determinada crença.

E, nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação. A receita para grandes resultados está justamente nas pequenas coisas, dependendo, é claro, do foco que olharmos, do nosso grau de dedicação, esforço e da qualidade das nossas ações. Entender o processo de motivação humana auxiliará na abertura de novos espaços, novas ferramentas para grandes descobertas, aprendizagens para viver melhor e vencer de uma forma que alguns seres humanos ainda não conhecem.

DESENVOLVIMENTO para tudo que se faz, seja no trabalho, em casa, na escola é PAGF70F11 não conhecem. Para tudo que se faz, seja no trabalho, em casa, na escola é preciso de uma “força”, uma “energia” para realizar tarefas. A motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores. Quando ela acontece, as pessoas tornam-se mais produtivas, atuam com maior satisfação e produzem efeitos multiplicadores.

Despertá-la, mantê-la e canalizá-la para os objetivos da organização tem sido preocupação constante dos administradores. A motlvação origina-se em alguns casos de mecanismos de homeostase do corpo humano, destinados a regular o equilíbrio do meio interno; aqui se incluem o calor, a fome, o frio, a sede. São alguns ajustes fisiológicos indispensáveis a vida. Outra motivação encontra-se ligada à sobrevivência da espécie, como é o caso do sexo. Algumas teorias bastante conhecidas abrangem várias concepções sobre esse complexo e inesgotável tema.

Motivação pela deficiência admite que o homem move-se para completar o que lhe falta. A ela pertencem as teorias de Maslow e Herzemberg. A teoria de HERZEMBERG ividiu os fatores que alteram o comportamento do indivíduo em dois grupos: os higiênicos e os motivacionais. Os fatores higiênicos, extrínsecos ao individuo compreendem salário, benefícios recebidos, segurança no cargo, relações interpessoais no trabalho. No caso da insuficiência, provocariam insatisfação, porém atendidos eles não despertariam a motivação (a energia interior) do individuo.

Esta seria despertada pelos fatores motivacionais, intrínsecos ao profissional, representados por reconhecmento, status, responsabilidade, oportunidade de reconhecimento, PAGF30F11 profissional, representados por reconhecimento, status, esponsabilidade, oportunidade de reconhecimento, riqueza do trabalho, desafios. A ausência desses fatores, contudo não ocaslona insatisfação. A Teoria de Maslow estabeleceu à conhecida hierarquia de necessidades básicas, ilustrada na forma de pirâmide: 1 . Fisiológica – Sobrevivência, alimentação, vestuário; 2.

De segurança – Proteção, estabilidade no emprego; 3. Social — Aceitação, amizade, sentimento de pertencer; 4. Estima — Autoconfiança, auto realização, criatividade, auto desenvolvimento flutuante e complexo De modo similar, MASCOVICI ensina que a motivação o homem ogo que satisfaz um desejo logo surge outro, sucessivamente A simples observação do cotidiano possibilita concluir que as necessidades imediatas não obedecem, sempre a sequência proposta na hierarquia de Maslow. Para satisfazer a idéia às pessoas abdicam da satisfação de necessidades de categorias inferiores.

Desses ideais elas extraem a energia para lutar até sacrificando a própna vida e de seus seguidores; Dlndivíduos suportam privações de todas as ordens para preservar seus grupos de amigos, movidos por forças poderosas de origem emocional às vezes com sérios prejuízos físicos epslqulcos; pais de fam[lia sacrificam-se para obter estabilidade no lar ou no emprego, muitas vezes suportando privações e sofrimentos; Artistas suportam necessidades notáveis na busca da autorealizaçao que a arte proporciona-lhes. verifica-se n PAGFd0F11 notáveis na busca da autorealizaçao que a arte proporciona-lhes. erifica-se nessas inversões de hierarquia a presença de fatores ligados ao individuo, ao grupo familiar, ao momento histórico, a sociedade. Contudo em cada teoria independente do meio onde vive, das suas necessidades diferenciadas, do seu emocional. para estabelecer no trabalho um ambiente de bom relacionamento, or exemplo, quando se é admitido, um dos primeiros passos é a aceitação dos outros funcionários, após é constante a conquista, o apoio do chefe, com isso a energia psíquica promove a motivação para estabelecer outros estímulos esperados (salário permanecia no cargo,… ).

O indlviduo motiva-se para o trabalho quando cinco fatores concorrem promovendo o enriquecimento das tarefas e conduzindo a estados psicológicos desejáveis e favoráveis a que isso aconteça: CIO desempenho no cargo exige aplicação de diferentes habilidades pessoais; 00 resultado final da atividade permite reconhecê-lo como um roduto pessoal há uma identificação entre criação e criador; DO produto final exerce impacto nas outras pessoas, existe um grau de liberdade para decldir sobre programações e procedimentos do trabalho; O profissional recebe avaliação sobre sua eficácia na realização da atividade.

Para FIORELLI outros indivíduos, avessos ao risco representado pelo novo, fixam-se no que fazem (eventualmente utilizam a perícia como técnica de evitaçao). Perna possui relação com a auto-estima. Ao se perceber de forma favorável, a pessoa melhora a auto-estima e, com isso, aumenta sua disposição para criar. O vendeiro perito, longe de se conformar com a repetição, desenvolve a criatividade.

Dessa forma co vendeiro perito, longe de se conformar com a repetição, Dessa forma conclui-se que os administradores a medida que não estimulam o desenvolvimento da perícia entre inúmeras funções de suas estruturas técnicas e administrativas, comprometem a criatividade e portanto a competitividade de suas organizações. Mais tarde, são forçados a contratar programas de aumento de criatividade.

Pessoas que se reconhecem como peritas manterão seus desempenhos, mas como algumas empresas exigem que as pessoas sejam peritas, ão tendo motivação, se tornando um trabalho cansativo e monótono poderá sim despertar a criatividade, mas com pouco êxito, será melhor reduzlr sua pericia na execução de cada tipo de serviço. e o enriquecimento sócio-técnico consiste em acrescentar ao trabalho a participação em atividades de grupos, proporcionando aos profissionais a oportunidade de satisfazer a necessidades sociais e obter reconhecimento por clientes internos.

Como em uma empresa é prioridade o trabalho em grupo (é daí que surgem as organizações), as pessoas se unem para alcançar um objetivo comum dentro da empresa. Cada ual com suas características e limitações buscam ampliar seus conhecimentos e cooperar entre si para o progresso da empresa, precisam alcançar simultaneamente os objetivos organizacionais e os seus objetivos pessoais para satisfazerem. a teoria da expectativa sustenta que o individuo motiva-se mais facilmente quando acredita na recompensa decorrente do esforço.

A probabilidade de êxito também se associa ao valor percebido da recompensa (o individuo aposta mais quando percebe um ganho maior). Existe, portanto, uma combinação entre perc aposta mais quando percebe um ganho maior). Existe, portanto, ma combinação entre percepção das pessoas e conteúdos relacionados com suas experiências interiores. Limitações da organização em oferecer novas possibilidades para profissionais com elevadas expectativas, conduzem o aumento indesejado de profissionais com esse perfil e desenvolve-se estagnação na capacidade criativa da organização.

A teoria da expectativa tem a ver com a fixação de objetivos e metas para o trabalho. Segundo a teoria da fixação de metas, uma pessoa com metas especificas apresenta melhor desempenho do que outra sem metas. Esta teoria possibilita ao individuo visualizar suas etas para conseguir o esperado dentro da organização, conquistando a possível ação efetiva dos profissionais. A teoria da expectativa pode ser associada à hierarquia de necessidades de Maslow; o individuo move-se em direção a níveis cada vez mais superiores de realização, contudo, estacionara no limite ditado por suas expectativas de sucesso.

Outro importante fator a ser considerado é a percepção de justiça do individuo, a crença de que seus esforços para produzir o comportamento necessário, receberão justa recompensa. O conceito de justiça também tem relação com equidade, expressa, por exemplo, a idéla populanzada de remunerações iguais para trabalhos iguais, a qual desconsidera a produtividade, indispensável ? administração eficaz, e o conceito de qualidade do ponto de vista do cliente. Deste modo à pessoa que se sente injustiçada estará desmotivada, ocorrendo um enfraquecimento na produção ou na cooperação entre os funcionários.

A motivação é uma força interior propulsora, de importância decisiva n os funcionários. decisiva no desenvolvimento do ser humano. Assim como na aprendizagem em geral, o ato de se aprender algo é ativo e não passivo. A origem da motivação é sempre o desejo de se satisfazer ecessidades. O ser humano é um animal social por natureza e, como tal, tem uma necessidade absoluta de se relacionar com os outros de seu ambiente. Essa tendência de se integrar a um grupo de pessoa é o principal fator interno ativador da motivação para muitos de seus atos.

A motivação pode ser ativada tanto por fatores internos e também fatores externos, As características dos ambientes que freqüentamos representam fatores externos, se o ambiente em que vivemos e trabalhamos nos proporcionar atividades voltadas aos interesses do aprendiz, o grau de motivação será alto. Não se trata de se submeter a um tratamento, mas sim de construir uma habilidade. Não é o professor que ensina nem o método que funciona; é o aluno que aprende. Por isso, a motivação do aprendiz no aprendizado é um elemento chave.

Ninguém pode motivar ninguém! A motivação vem das necessidades internas de cada Indivíduo e não de nossa vontade. Gostamos de atribuir aos outros, objetivos que são nossos e não da pessoa. É fácil perceber quando as pessoas estão atribuindo a outros objetivos, que na realidade são delas mesmas. O que motiva as pessoas é o fato de ser reconhecido, ser tratado como essoa, ser tratado de modo justo, ser ouvidos, Desafios, Novas oportunidades, Orgulho do próprio trabalho, Condições de trabalho adequadas, sensação de ser útil, ser aceito,…

A tarefa do administrador, no que diz respeito à motivação, te sensação de ser útil, ser aceito,.. A tarefa do administrador, no que diz respeito à motivação, tem sido descrita como sendo a de criar condições para que as pessoas trabalhem motivadas. Não é fácil essa tarefa, pois o comportamento humano é extremamente complexo, devido às diferenças individuais e evido ao fato de as pessoas mudarem continuamente. Há, ontudo, concordância sobre vários fatores aos quais a maioria das pessoas reage favoravelmente.

Para uma grande maioria das pessoas, a possibilidade de melhor remuneração constitui um forte incentivo. Outra fonte de satisfação para muitas pessoas é o desafio. Superar metas ou outros departamentos pode ser um forte incentivo para muitas pessoas. As condições de trabalho, tais como ambiente aprazível, boas instalações, bom refeitório, preocupação com segurança, influem para tornar as pessoas mais produtivas. Um dos problemas básicos em qualquer organização é como induzir as pessoas a trabalhar.

No mundo contemporâneo não é uma tarefa fácil, visto que a maioria das pessoas obtém pouca satisfação em seus empregos. Nas grandes organizações, as pessoas devem trabalhar cumprindo ordens que podem não entender nem aprovar, no entanto para que tenhamos funcionários motivados, é preciso fazer com que ele se sinta satisfeito em seu ambiente de trabalho, vendo se existem os seguintes tens: Cl[]ldentificar as necessidades e anseios das pessoas EBuscar o trabalho que mais atrai a pessoa ClÜReconhecer o bom desempenho DÜFaciIitar o desenvolvimento da pessoa DOProjetar o trabalho de modo a torná-lo atraente

ClÜAdotar um sistema de recompensas ligado ao desempenho DüAperfeiçoar continuamente as práticas gerenciais PAGF40F11 sistema de recompensas ligado ao desempenho DüAperfelçoar continuamente as práticas gerenciais Ao observarmos por que as pessoas são motivadas, vemos que essa motivação vem de dois fatores, ela pode ser intrínseca, que é a vontade que vem da própria pessoa, ou extrínseca, que é ocasionada por fatos que estão inseridos em seu ambiente de trabalho.

Além de poder ser ativada por fatores internos e externos, a motivação pode ser classificada em direta e indireta. Motivação direta seria aquela que nos impulsiona diretamente ao objeto que satisfaz uma necessidade nossa. Por exemplo: você admira e se identifica com uma cultura estrangeira e investe todos seus esforços no aprendizado da respectiva língua. Motivação indireta ou instrumental é aquela que nos impulsiona em direção a um objetivo intermediário, por exemplo, aprender inglês, que, por sua vez, possibilitará a satisfação de uma necessidade maior.

Esta é provavelmente a forma mais frequente de motivação no aprendizado de línguas. Veja os exemplos abaixo: Exemplo: Uma pessoa ambiciosa, extremamente motivada em ireção ao sucesso em sua carreira profissional, embora sem talento nem motivação para línguas, poderá investir exaustivos esforços em seu aprendizado, o qual indiretamente, possibilitará a realização de um objetivo (satisfação de uma necessidade) maior.

CONCLUSÃO O estudo da motivação no trabalho é o foco central do nosso debate sobre a motivação humana e as organizações. As teorias da motivação tratam das forças propulsoras do indivíduo para o trabalho e estão normalmente associadas à produtividade e ao desempenho, despertando o interesse de dirigentes. Desta forma, o crescimento dos

Atividade 1 contabilidade

0

Notas: 1 Disserte sobre criatividade e sua contribuição para o desenvolvimento das atividades de OSM. Resposta: Caminho: A criatividade liga-se

Read More

Secundaria Instrumentacao Industrial Curso De P S Graduacao Em Engenharia Mecatronica

0

w’. n. nn. ‘. mecatronicadegaragem. blogspot. com Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecatrônica – Controle de Processos nstrumentaçao Industrial prof.

Read More