Artigo cientifico

Categories: Trabalhos

0

Sedentarismo e a saúde da populaçãol Rafaela Cristina Alves Ferreira2 Resumo: Através dessa pesquisa procura se entender e avaliar a importância da atividade física e a dificuldade para adesão e para o reconhecimento da população dos beneficios da mesma; bem como um grande problema atual que é o sedentarismo e isso reflete de modo negativo na vida das pessoas.

Palavras chaves: sedentarismo, atividade física, estilo de vida INTRODUÇAO A atividade física pod er PACE 1 ors corporal, produzldo em gasto energético e determinantes de ualquer movimento tica, que resulta o componentes Itural e omportamental, podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, espartes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamentos (PITANGA 2002). Para a Organização Mundial de Saúde, a atividade física, é necessária em todas as idades e deveria ser proporcionada a todas as crianças e adolescentes.

Além disso, sugerese que os programas de exercícios físicos deveriam contemplar o aspecto lúdico, agradável, de forma que tais atividades se tornassem mais atraentes levando ? formação desses hábitos para toda a vida (WHO/FIMS, 1995). Sendo a atividade física uma área importante de investigação rincipalmente por possuir uma relação inversa com doenças degenerativas causadas pelo sedentarismo, o objetivo deste estudo é abordar os principais temas ligados a sedentarismo e atividade física e saúde da 2 Estudante de Graduação em Enfermagem, e-mail para contato: rafaaferbh@hotmall. om O sedentansmo e a saúde da população O sedentarismo apartir de 1992 foi reconhecido como fator primario para morbidade e mortalidade populacional decorretente de doenças cardiovasculares.. Um dos principais desafios para a saúde publica é o combate ao sedentarismo já que a sociedade atual esta acostumada a facilidades e para ealizar as atividades do dia a dia , se requer o minimo de esforço fisico, diminuindo muito o gasto energetica e contribuindo para obesidade.

Na sociedade moderna o sedentarismo é combatido com prioridade e a ideia de mudança de estilo de vida sedentario para um estilo de vida mais ativo vem sendo embutido a cada dia; adotar uma pratica moderada de exercicios fisicos como por exemplo 30 minutos de caminhada por S dias na semana representa menor risco de doenças acardiovasculares, diabetes e entre otros; com o alto impacto na saúde publica em 2002 a OMS( organização mundial de saúde) declarou que seria o ano e combate ao sedentarismo e com isso foram veiculadas a nivel mundial campanhas com incetivo a pratica de atividade fisica.

Como a expectativa de vida tem aumentado significativamente,e para ter qualidade de vida e saúde são essenciais praticas mais saudaveis e isso deve tornar se habitual, com uma pratica saudavel de exercicios se diminui o risco de aterosclerose e suas consequências (angina, infarto do miocárdio, doença vascular cerebral), ajuda no controle da obesidade, da hipertensão arterial, do diabetes, da osteoporose, das dislipldermas e diminu controle da obesidade, da hipertensão arterial, do diabetes, da steoporose, das dislipidemias e diminui o risco de afecções osteo-musculares e de alguns tipos de câncer (colo e de mama).

Também auxilia no controle da ansiedade, da depressão, da doença pulmonar obstrutiva crônica, da asma e diversas doenças crônicas não transmissíveis, além de proporcionar melhor auto- estima e ajuda no bem-estar e socialização do cidadão. Os benefícios da atividade ffsica: Praticar atividade física regularmente traz como benefícios: Reduz o risco de morrer prematuramente. Reduz o risco de morrer de doença cardlovascular. Diminui o risco de desenvolver diabetes.

Reduz o risco de desenvolver pressão alta. Ajuda a diminuir a pressão sanguínea em pessoas que já têm diagnostico de hipertensão. Reduz o risco de desenvolver câncer de colón. Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão. Ajuda a controlar o peso corporal. Aumenta a massa magra Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis. Ajuda os idosos a ficarem mais fortes e mais ágeis Atividade física regular pode ajudar a controlar o inchaço nas articulações e dor. romove o bem-estar pslcológico. Promoção da saúde A promoção, proteção e recuperação da saúde é cada vez mais alorizada, por isso existe um modelo de atenção a saúde que prioriza este tipo de ação , que são as melhorias da qualidade de vida do sujeito e da comunidade. Segundo Sheiham (2001) existem algumas estratégias para a promoção da saúde e que são descritas a seguir:: 1) Promoção de saúde através de políticas públicas: focalizando a atenção no i PAGF3rl(FS seguir. 1) Promoção de saúde através de políticas públicas: focalizando a atenção no impacto em saúde das políticas públicas de todos os setores e não somente do setor da saúde, mas um trabalho intersetorial. ) Criação de ambiente favorável através da avaliação do impacto em saúde do ambiente e evidenciar oportunidades de mudanças que conduzam à saúde. 3) Desenvolvimento de habilidades pessoais: ampliando a disseminação de informações para promover compreensão, e apoiar o desenvolvimento de habilidades pessoais, sociais e políticas que capacitem indivíduos a tomar atitudes de promoção de saude. ) Fortalecimento de ações comunitárias: apoiando ações comunitárias concretas e eficazes na definição de prioridades, tomada de decisões, planejamento de estratégias e implementá las para atingir elhor padrão de saúde. 5) Reorientação de serviços de saúde: redirecionar o modelo de atenção da responsabilidade de oferecer serviços cl[nicos e curativos para a meta de ganhos em saúde.

Para a promoção da saúde deve além da eduacação criar um ambiente favorável para a melhora que se deseja realizar, além de construir uma base para a aproximação do publico alvo e conseguir aliados nessa etapa, pois é necessario o envolvimento de uma comunidade para que sejam instituidas mudanças; desfrutar de aptidões pessoais de individuas da sociedade para emirem de modelo são uma boa estrategia para sensibilizar e colocar o cidadão como sujeito responsavel pela propria saúde.

CONCLUSÃO O sedentarismo aliado aos hábitos nutricionais errados tem um impacto maléfico na saúde da população, PAGF sedentarismo aliado aos hábitos nutricionais errados tem um impacto maléfico na saúde da população, podendo resultar na obesidade e numa série de doenças crônico- degenerativas na população. O impacto negativo da falta de atividade física pode levar a agraves conseqüências, e por isso deve ser tratado como problema de saúde pública.

Foram criados vários programas a fim de estimular a pratica da atividade fisica espontânea como habituais no cotidiano da população, agindo como meio de profilaxia e tratando doenças crônicas instaladas. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS Araújo, D. S. M. S, Araújo,C S -Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada a saúde em adultos – http://dx. doi. org/l O. 1 590/S151786922000000500005 Acesso em :17 de março de 2012 Malta , D. C at al- A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS – httpWdkd0i. org/1 0. 51 23/S167949742009000100008

Acesso em :17 de março de 2012 Zuttin R. S, Moreno M. A, César M. C, Martins L. E. B, Catai A. M, Silva E Avaliação da modulação autonômica da freqüência cardíaca nas posturas supina e sentada de homens jovens sedentános http://redalyc. uaemex. mx/redalyc ,’pdf/2350/235016536003. pdf Acesso em: 17 de março de 2012 http://www. espacoacademico. com. br/062/62neves. htm de 2012 Acesso em: 17 de março Brasil, Política nacional de promoção da saúde Acesso em: 17 de março de 2012 Brasil, Ministério da Saúde- Caderno de atenção básica na 12. Obesidade, 2006 Acesso em :17 de março de 2012

Crm – customer relationship management – gestão de relacionamento com o cliente.

0

São Paulo, novembro de 2010 Giancarlo Signore FEI 50 SEM. /DP4 SEM. [pic] RA: 42208043-2 Prof’: Mercy Escalante Ludeña Marketing

Read More

Como fazer monografia

0

PARA ELMonografia 1 Introdução O objeto de um trabalho monográfico é a sistematização metódica e objetiva de informações fragmentadas, seguidas

Read More