Artigo tcc

Categories: Trabalhos

0

Manual de TCC O Trabalho de Conclusão de Curso, como o próprio nome indica, deve ser apresentado pelos alunos no final do curso de graduação. Trata-se de um estudo sobre um tema específico ligado a área do curso escolhido pelo aluno conjuntamente com o orientador. Na escolha do tema, o aluno deve levar em conta suas preferências, aptidões e limites, a indicação do orientador, o tempo disponivel para a pesquisa, o material de consulta e dados necessários para a revisão bibliográfica. Portanto, o TCC é um trabalho de pesquisa.

O trabalho de pesquisa é a procura de respostas para algum problemapela a ação de métodos ientificos. Como se processa uma pesquisa Segundo Chizzotti (1995), a pesquisa se ivide em quatro fases 1 a) Determinação do problema a) b) c) Seleção do assunto a ser pesquisado. Definição e do problema da pe uisa. Seleção dos documentos sobre o assunto a ser pesquisado. Elaboração da revisão da literatura ou referencial teórico (livros, artigos, revistas, jornais, teses, dissertações, internet, etc. ) 2a) Organização da pesquisa a) Formulação de um referencial teórico sobre o objeto de pesquisa (problema). ) Formulação da hipótese do trabalho. (Aquilo que o pesquisador supõe sobre o eu objeto de pesquisa). c) Escolha de um método (metodologia) para coleta dos dados. d) Construção de instrumentos para a coleta de dados (questionários, entrevistas, observação, centro de documentações, banco de dados oficiais como: IBGE, SEADE, MEC, entre outros. e) Definição da população a ser pesquisada, caso seja uma pesquisa de campo. 3″) Pesquisa de campo a) Formulação de um cronograma de trabalho. b) Coleta de dados segundo os instrumentos citados acima. ) Análise dos -lal Studia explicando o que foi observado, Incorporando no texto indicações e críticas que forem necessárias. Estrutura que deve ser seguida: A) Elementos pré-textuais Capa Folha de rosto Folha de aprovação Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo em português (até 500 palavras) Resumo em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) Lista de tabelas (opcional) Sumário B) Elementos textuais Capitulo 1. Introdução Capitulo 2. Referencial teórico Capítulo 3. Metodologia Capitulo 4.

Análise dos resultados Capítulo 5. Considerações finais C) Elementos pós-textuais Referências Glossário Anexos 3 A) Elementos Pré-textuais Modelo de Capa Faculdade Fernão Dias Título do Trabalho Autor Osasco 2008 Modelo de Folha de rosto Autor(es) metodologia a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com o público alvo contemplando perguntas abertas e fechadas cujos resultados demonstraram que essa empresa se utiliza dessa estratégia como meio de alavancar o relacionamento e a fidelização de seus clientes.

Palavras-chaves: marketing, relacionamento, estratégias. Obs: O resumo deve obrigatoriamente ser traduzido para uma das seguintes línguas estrangeiras: Inglês: Abstract Francês: Resume Espanhol: Resumen Modelo de Sumário: Sumário 1. Introdução.. 1. 1 Descnçao do da literatura. Justificativa… 1. 4 Objetivos.. 1. 4. 1 Geral…….. 1. 4. 2 Específicos…. 1. 5 Descnçao dos capítulos…. 2. Referencial Teórico . com seus sub-captulos 1. 2 Revisão 1. 3 referentes ao tema da pesquisa) 2. 1 nononononon….. onononon….. 2. 2. 1 3. Metodologia… Análi 2. 2 3 Metodologia…. 4. Análise dos resultados…. 4. 1 4. 2 5. Considerações Finais 5. 1 Apresentação dos principais objetivos atingidos e suas soluções 5. 2 Principais contribuições (em que o trabalho contribuiu) 5. Aspectos positivos e negativos 5. 4 Trabalhos futuros (abertura para novas pesquisas) Referências…………… — — Anexos 6 B) Elementos textuais Capítulo 1. Introdução (apresentação da pesquisa – o que será feito) Do que trata a introdução?

A introdução é a parte inicial do trabalho contemplando a delimitação do problema, o objetivo da pesquisa, a justificativa, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho e outros elementos que o autor julgar necessários. Da introdução também deve constar ? apresentação resumida dos capítulos dispostos no trabalho. 1. Descrição do problema (apresentação do problema de pesquisa) 2. Revisão da literatura (pilares/autores que darão suporte ao trabalho, sem detalhes, os quais deverão compor o referencial teórico) 3. Justificativa (importância do trabalho) 4.

Objetivos (geral e específicos) 5. Apresentação dos capítulos Como nasce um assunto de pesquisa? Um assunto nasce de leituras, de revisões, de reflexões, do exercício profissional do pesquisador, um fenômeno. Trata-se de um assunto geral. Exempl 4DF8 de um assunto geral. Exemplos: a) inflação b) liderança c) planejamento d) indisciplina escolar Como formular o problema? Trata-se de uma etapa na qual se elege um foco específico do assunto da pesquisa. Nesta etapa os esforços devem ser canalizados para as análises e sínteses acerca do assunto a ser pesquisado, formulando-se uma pergunta. Como?

Onde? Quando? Por quê? Qual? Exemplos: a) Como a ‘nflação pode prejudicar os agronegócios na região de Ribeirão Preto? b) Por quê a liderança autoritária conduz à agressividade no ambiente organizacional de uma Instituição financeira? c) Qual a importância do planejamento nas micro e pequenas empresas do setor de calçados? d) Onde a indisciplina escolar aparece om mais frequência: na educação básica ou na educação infantil? Justificativa: Trata-se de uma argumentação acerca da importância da pesquisa. O pesquisador tem que justificar a relevância do seu trabalho para a sociedade. Breve exemplo: Este trabalho se justifica a partir do momento em que se discutem os aspectos da liderança autoritária no contexto organizacional, focando as relações interpessoais e suas consequências quanto à agressividade. Na atualidade a liderança e as relações interpessoais têm gerado temas para várias discussões e pesquisas, levando ao aprofundamento de estudos ? busca de soluções abrangentes no que concerne à resolução da problemática. Seguindo as mesmas linhas de pensamento, esta pesquisa se insere no contexto da discussão do homem da era da informação e do conhecimento.

Objetivos: O objetivo é a parte do trabalho no qual o pesquisador irá colocar a sua intenção em relação ao seu problema de pesquisa. Objetivo geral: Visão abrangente do problema. Objetivos específicos: Visão mais detalhada que deverá ser respondida pelo resultado do trabalho de pesquisa. Os objetivos devem estar sempre no verbo infinitivo, como por S resultado do trabalho de pesquisa. Os objetivos devem estar sempre no verbo infinitivo, como por exemplo: analisar, procurar, demonstrar, verificar, etc. Exemplo: a) Verificar se a ‘nflação prejudica os agronegócios na região de Ribeirão Preto.

Após essa verificação propor estratégias de negociações para driblar esse fenômeno_ b) Demonstrar através de um estudo comparativo onde a indisciplina aparece com maior incidência. Capitulo 2. Referencial teórico (quem fêz o quê) Apresentação detalhada dos pilares e conceitos que deram suporte ao trabalho, autores e principais referências que fazem parte da pesquisa e ue dão suporte às soluções apresentadas. Aqui só os outros aparecem. Não entram opiniões particulares, apenas dos autores. Capítulo 3. Metodologia/técnicas/ferramentas (como fazer – receita) 1 . 2. 3. 4.

Apresentação da metodologia de pesquisa Apresentação da sua solução e das soluções que levam aos objetivos Descrição da solução, coleta de dados (quantitativa ou qualitativa) Avaliação da solução (mostrar como os resultados obtidos serão analisados) 8 Metodologia, ou métodos ou instrumentos de pesquisa Definição de pesquisa quantitativa: “Prevêem a mensuração e variáveis pré-estabelecidas, procurando verificar e explicar sua influência sobre outras variáveis, mediante a análise da freqüência de incidências e de correlações estatísticas. O pesquisador descreve, explica e prediz. (CHIZZOTVI, 1995, p. 52). Definição de pesquisa qualitativa: “Fundamentam-se em dados coligidos nas interações interpessoais, na co-participação das situações dos informantes, analisadas a partir da significação que estes dão aos seus atos. O pesquisador participa, compreende e interpreta. ” (CHIZZOITI, 1 995, 252). Coleta de dados: 1)Observ nte O pesquisador tem articipante O pesquisador tem contato direto com o objeto de pesquisa. Ele compartilha com o fenômeno estudado, interage com as situações espontaneamente e formalmente acompanhando o cotidiano do seu objeto de pesquisa.

Exemplo: Um colaborador que trabalha num departamento e faz uma pesquisa do próprio setor. Neste caso, ele passa a ser participante ativo do processo. 2) Entrevista não diretiva É uma forma de colher dados do entrevistado de uma maneira livre e espontânea, sendo originária de uma técnica psicoterapêutica. 3) História de vida É uma forma de coleta de dados contidos na ida pessoal de uma ou várias pessoas, podendo ser de forma literária biográfica ou de forma auto-biográfica, sendo que na primeira utiliza-se “memórias, crônicas ou retratos de homens ilustres”, (CHIZZOTTI, 1995, p. 5), na segunda o sujeito relata suas experiências obtidas no decorrer da sua vida. 4) Estudo de caso O estudo de caso é uma caracterização abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e critico de uma experiência, ou avalia- a analiticamente, objetivando tomar decisões a seu respeito ou propor uma ação transformadora. (CHIZZOTTI, 1995, p. 102).

Exemplo: Um colaborador que estuda e analisa uma organização ou um departamento dentro da organização, propondo a implementação de ferramentas para a melhoria da qualidade. 9 5) Observação direta É uma forma de coleta de dados na qual o pesquisador registra o comportamento de um indivíduo ou de um grupo durante um período delimitado de tempo. Exemplo: Um pesquisador elege uma sala de aula para observar o comportamento dos seus Integrantes quanto à indisciplina.

As bseruações podem ser feitas através de anotações, por câmeras ou filmagens, devendo, todavia ter o consentimen de anotações, por câmeras ou filmagens, devendo, todavia, ter o consentimento dos observados num documento escrito. O pesquisador elege também algumas categorias que compreendem seu objeto de pesquisa. Tal como, a indisciplina. 6) Questionário É uma forma de coleta de dados que consiste em questões pré-elaboradas referentes ao tema da pesquisa . com o objetivo de suscitar dos informantes respostas por escrito ou verbalmente sobre assunto que os informantes saibam opinar ou informar.

CHIZZOTTI, 1995, p. 55) O questionário pode ser composto de perguntas abertas, fechadas ou duplas. As perguntas abertas são aquelas em que o entrevistado responde com suas próprias palavras. As perguntas fechadas são aquelas em que o entrevistado tem opção de resposta. E as perguntas duplas, são aquelas que tratam dos dois tipos de respostas. Exemplo: Pergunta fechada: 1) O que a ‘nflação representa no seu negócio: ( ) aumento de preço dos insumos ( ) redução do nível de faturamento ( ) maior impacto no custo do transporte Pergunta aberta: 1) O que a inflação representa no cotidiano do seu negócio?

Pergunta dupla: 1) O que a inflação representa no seu faturamento ( ) maior impacto no custo do transporte Justifique. 10 Capitulo 4. Análise dos resultados (resultados obtidos do que foi feito) Apresentação dos resultados coletados Análise dos resultados Capítulo 5. Considerações finais 1. 2. 3. 4. Apresentação dos principais objetivos atingidos e suas soluções Principais contribuições (em que o trabalho contribuiu) Aspectos positivos e negativos Trabalhos futuros (abertura para novas pesquisas) C) Elementos Pós-textuais Referências (conforme normas da ABN ) Glossário (opcional) Anexos (opcional) 8

Alfabetização

0

HISTÓRIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL * Maria Rosário Longo Ai de mim, ai das crianças abandonadas na escuridão.

Read More

Revolução francesa

0

Os anos que precederam a Revolução de 1789 foram de grande fome para o povo francês. Essa, era uma caracter[stica

Read More