Artigos de rh etica profissional

Categories: Trabalhos

0

Ética em Recursos Humanos Nos últimos anos a ética tem conquistado cada vez mais espaço no universo corporativo. A ética empresarial deve ser valorizada, pois o produto de qualquer organização de Gestão de Pessoas é o próprio ser humano, com todas as suas individualidades.

Deste modo, o processo de recrutamento e seleção é muito delicado, uma vez que se pode entrar em conflito com valores éticos se estes não forem compatibilizados com as exigências empresariais. A ética é a ciência que pretende contribuir para a definição dos melhores comportamentos do Homem, na medida do que for o elhor tipo de vida para as pessoas. Anda que a ética e a de vista formal difere c, PACE 1 ora promover a defesa d a sua unicidade e per integral. em de um ponto ivo material, isto é, d amem respeitando soa num todo O profissional envolvido em processos de recrutamento e seleção deve cumprir princípios éticos fundamentais, e por isso deverá efetuar o seu trabalho, assegurando: o respeito pela dignidade dos candidatos; a utilização de metodologias objetivas, de acordo com os mais recentes desenvolvimentos técnico-científicos e com instrumentos devidamente licenciados; a não descriminação de ualquer candidato com base em convicções politicas e religiosas e a recusa de quaisquer procedimentos que prejudiquem algum candidato, denunciando as situações menos transparentes.

Em relaçã Swipe to vlew next page relação ao fato da discriminação de candidatos, os processos de recrutamento e seleção são na maioria das vezes contestados, pelo fato de serem discriminados candidatos em função de outros. Tendo como alguns motivos, o sexo, a raça e orientação sexual. A confidencialidade é também um fator importante no recrutamento e seleção de pessoas. As provas efetuadas pelos andidatos não devem ser objeto de divulgação pública, apenas os resultados globais devem ser apresentados aos decisórios.

No entanto, os candidatos têm o direito de ter acesso e conhecimento dos seus resultados globais e ainda serem informados dos critérios utilizados no processo seletivo. Importa ainda dizer que a escolha dos candidatos deve ser baseada no mérito e nas capacidades individuais demonstradas pelo candidato, e não tem necessariamente que refletir em todos os processos de recrutamento e seleção um balanceamento em termos de o candidato ser deste ou daquele sexo, estado civil ou dade.

Como se sabe, a seleção de pessoas consiste no processo de agregar pessoas e é posterior ao recrutamento. No entanto, a seleção e o recrutamento, ambos fazem parte de um mesmo processo, ou seja, a introdução de novos recursos humanos numa organização. Mas, enquanto o recrutamento é uma atividade de atração, divulgação e comunicação – portanto, uma atividade tipicamente positiva e convidativa – a seleção torna- se diferente, pois é uma atividade de escolha, classificação e de decisão, tomando assim um caráter restritivo.

Desta forma, uma organização que valorize a éti Desta forma, uma organização que valorize a ética nas suas ações, é vista pela sociedade e também pelos profissionais como um parceiro cumpridor e de confiança. Por isto, hoje mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Ainda seguindo as suas palavras, para um profissional “basta um deslize, e pronto, a imagem ganha no mercado, a mancha vermelha da diferença”.

Ainda assim, conflitos e dilemas éticos existem sempre no dia-a- dia de cada um, e os profissionais que efetuam o recrutamento seleção de pessoas deparam-se muitas vezes com situações distintas. A primeira é quando, o recrutamento e seleção são realizados por consultorias especializadas, os profissionais envolvidos no processo têm de ser duplamente éticos, pois necessitam de preservar tanto os clientes como as pessoas que procuram uma recolocação no mercado de trabalho.

Deste modo, quando uma empresa recorre ao trabalho das consultorias especializadas, os selecionadores devem estar atentos a detalhes importantes como: a confiança que a organização contratante depositou não pode ser quebrada, no entanto, isto não implica ue os candidatos sejam discriminados. Para que este processo seja então seguido da forma correta, a empresa contratante deve ser informada de forma profissional do andamento do processo, evitando deste modo que todo o processo de seleção se transforme num processo vulgar. Outra questão é o fato de os process PAGF3ÜFd processo de seleção se transforme num processo vulgar.

Outra questão é o fato de os processos de seleção ser realizados pelo próprio contratante, ou seja, pela própria área de recursos humanos da organização. Atualmente, cada organização desenvolve os seus métodos baseados no tipo de mão de obra ue procura. Geralmente nestes casos, a primeira pergunta a ser feita aos candidatos é sobre a sua experiência anterior, deste modo, os profissionais de recursos humanos, devem, sobretudo aprender a detectar o potencial de cada candidato e mostrar a capacidade deste para a atividade final na empresa.

Importa ainda deixar claro, que o selecionador não deve permitir que nenhum candidato seja inferiorizado por não estar apto a assumir determinada vaga. Então, “Não estar apto num determinado momento, não significa que o candidato deixe de concorrer à outra oportunidade” Refletindo todo este processo, pode-se concluir que o recrutamento e seleção de pessoas têm como objetivo encontrar os indivíduos certos para ocupar os lugares vazios numa organização.

Então, para que se consiga ter o “Homem certo no lugar certo” é necessário um bom método de recrutamento, seguido de boas técnicas de seleção. Não se esquecendo deste modo, as questões éticas que todo este processo envolve, para que desta forma se evite os erros mais comuns, tais como: delegar uma tarefa a pessoas que não têm a devida qualificação ou formação para tal e a discriminação de candidatos.

Administração

0

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Temas • Definição de teoria, conceito, causalidade, taxonomia, tipologia tipo ideal, metáfora, perspectiva e escola. • Níveis

Read More

Direito agrário de roraima

0

FACULDADE CATHEDRAL OF17 p A FUNÇAO SOCIAL D SUA IMPORTÂNCIA PARA RORAIMA E REGIÃO AMAZÔNICA terra. Nesse sentido nossa pesquisa

Read More